Título
Melhoria do sistema de gestão logística: a gestão de materiais na Clínica X
Autor
Mimoso, Rita Caixinhas Alves
Resumo
pt
As atividades logísticas associadas à prestação de cuidados de saúde têm características
específicas e complexas, que muitas vezes não se apresentam estáticas. A correta gestão dos
stocks e otimização do seu manuseio pode trazer benefícios económicos muito significativos
para uma organização. Num contexto de escassez e dependência do exterior, essa gestão ganha
ainda mais relevância.
Este trabalho surge no âmbito da atividade profissional da autora, com a possibilidade de aceder
a toda a informação de uma Clínica em Angola, designada por Clínica X (motivos de
confidencialidade) ao longo do trabalho. A metodologia utilizada é o caso de estudo pois os
métodos qualitativos são predominantes e pretende-se responder a uma questão de investigação
do tipo “como”, neste caso, pretende-se responder à questão: “Como melhorar os processos de
logística da Clínica X, em Angola?”.
A metodologia foi alargada para múltiplo caso de estudo, pois incluíram-se, para estudo, duas
outras Clínicas, em Portugal, como forma de obter informações práticas equivalentes, mas em
circunstâncias mais estáveis e evoluídas, que possam contribuir para melhorias da Clínica X.
As principais conclusões retiradas são: i) as várias atividades logísticas devem ser revistas e
redesenhadas com uma configuração mais formal e normalizada; ii) os pontos de stock devem
ser reduzidos dentro da Clínica X e iii) deve existir um armazém intermédio que faz a gestão
dos stocks e as respetivas distribuições do material, nos serviços clínicos. Desta forma,
centralizam-se os registos e as conferências de mercadoria que é solicitada ao armazém central,
à Farmácia ou aos fornecedores.
en
The logistic activity associated with health care delivery has specific and complex
characteristics, which are often not static. Proper management of inventory and optimization of
their handling can bring significant economic benefits to an organization. In the context of
scarcity and dependence from outsider countries, an optimized management gains even more
relevance.
This work lies on the author´s professional experience, which allowed accessing all the
information of a health care clinic based in Angola, named by Clinic X (for confidential
purposes) throughout the work. The methodology used was the case study because the
qualitative methods are predominant and it is intended to answer a research question that starts
by "how" coming from the problem´s roots: "How to improve the logistics processes of Clinic
X, in Angola?"
The methodology was extended to a multiple case study, since two other health care clinics,
based in Portugal, were introduced towards this study, because this was a way of obtaining
equivalent practical information in a more stable and evolved circumstances, that could
contribute to improve processes in Clinic X
The main conclusions drawn were: i) the various logistics activities should be reviewed and
redesigned with a more formal and standardized configuration; ii) the stock points should be
reduced and iii) should be created an intermediate warehouse that manages stocks and their
material distributions at clinical services. In this way is possible to centralize the inventory and
the conference of all the merchandise that is requested to the central warehouse, the Pharmacy
or the suppliers.