Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Melhoria do sistema de gestão logística: a gestão de materiais na Clínica X

Autor
Mimoso, Rita Caixinhas Alves
Resumo
pt
As atividades logísticas associadas à prestação de cuidados de saúde têm características específicas e complexas, que muitas vezes não se apresentam estáticas. A correta gestão dos stocks e otimização do seu manuseio pode trazer benefícios económicos muito significativos para uma organização. Num contexto de escassez e dependência do exterior, essa gestão ganha ainda mais relevância. Este trabalho surge no âmbito da atividade profissional da autora, com a possibilidade de aceder a toda a informação de uma Clínica em Angola, designada por Clínica X (motivos de confidencialidade) ao longo do trabalho. A metodologia utilizada é o caso de estudo pois os métodos qualitativos são predominantes e pretende-se responder a uma questão de investigação do tipo “como”, neste caso, pretende-se responder à questão: “Como melhorar os processos de logística da Clínica X, em Angola?”. A metodologia foi alargada para múltiplo caso de estudo, pois incluíram-se, para estudo, duas outras Clínicas, em Portugal, como forma de obter informações práticas equivalentes, mas em circunstâncias mais estáveis e evoluídas, que possam contribuir para melhorias da Clínica X. As principais conclusões retiradas são: i) as várias atividades logísticas devem ser revistas e redesenhadas com uma configuração mais formal e normalizada; ii) os pontos de stock devem ser reduzidos dentro da Clínica X e iii) deve existir um armazém intermédio que faz a gestão dos stocks e as respetivas distribuições do material, nos serviços clínicos. Desta forma, centralizam-se os registos e as conferências de mercadoria que é solicitada ao armazém central, à Farmácia ou aos fornecedores.
en
The logistic activity associated with health care delivery has specific and complex characteristics, which are often not static. Proper management of inventory and optimization of their handling can bring significant economic benefits to an organization. In the context of scarcity and dependence from outsider countries, an optimized management gains even more relevance. This work lies on the author´s professional experience, which allowed accessing all the information of a health care clinic based in Angola, named by Clinic X (for confidential purposes) throughout the work. The methodology used was the case study because the qualitative methods are predominant and it is intended to answer a research question that starts by "how" coming from the problem´s roots: "How to improve the logistics processes of Clinic X, in Angola?" The methodology was extended to a multiple case study, since two other health care clinics, based in Portugal, were introduced towards this study, because this was a way of obtaining equivalent practical information in a more stable and evolved circumstances, that could contribute to improve processes in Clinic X The main conclusions drawn were: i) the various logistics activities should be reviewed and redesigned with a more formal and standardized configuration; ii) the stock points should be reduced and iii) should be created an intermediate warehouse that manages stocks and their material distributions at clinical services. In this way is possible to centralize the inventory and the conference of all the merchandise that is requested to the central warehouse, the Pharmacy or the suppliers.

Data

04-abr-2018

Palavras-chave

Gestão de stocks
Logística
Inventory management
Logistics
Cuidados de saúde
Estudo de casos
Logística na saúde
Health care logistics

Acesso

Acesso livre

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