Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão Empresarial Aplicada
Título

Research on evolution process of EMFs’ international expansion strategy

Autor
JI, Chengxu
Resumo
pt
No contexto da globalização, a expansão internacionalizada da empresa do mercado nascente(EMFs) já se tornou uma frente de investigação nascente na área de investigação do comércio internacional. No processo de internacionalização, devido à desvantagem da competição congênita, EMFs não segue totalmente o caminho internacional de empresa multinacional dos países desenvolvidos. Para isto, o Luo e o Tung propôs teoria de trampolim. Eles acham que EMFs obte ativos-chave das empresas do país desenvolvido através de uma série das expansões internacionalizadas radicais para compensar e superar sua desvantagem retardatária. Sobre a proposição da teoria de trampolim, a deficiência, que o incrementalismo internacionalizado não pode bem explicar os comportamentos internacionalizados de EMFs, foi compensada. No entanto, ainda existe muitos limites na investigação atual e a teoria atual falta das investigações para o mecanismo, regra e caraterística da evolução estratégica do processo da internacionalização de EMFs. À base da teoria de trampolim, modelo LLL e o incrementalismo internacionalizado Uppsala, este texto usa análise de caminho de evento, estudo de casos múltiplos, análise de processo e outros métodos, caracterizando o cenário de dependência dupla de tenologia de EMFs e de recurso de mercado, também estabelecendo o quadro de comportamento de internacionalização com base nos dois motivos e duas forças dependetens. O resultado apresenta que: (1) Os dois comportamentos estratégicos de busca de ativos e de busca de oportunidades de EMFs mudam continuamente com o desenvolvimento das fases de empresa. Na primeira fase, não houve diferença distinta; na segunda fase, as duas buscas de ativo e de oportunidade conduzem por sua vez; na terceira fase, tem a busca de oportunidade como o principal; (2) A estratégia de busca de ativos de EMFs é promovida por força inteira da empresa, mas a estratégia de busca de oportunidade é promovida juntamente pelas forças inteira e exterior da empresa; (3) EMFs alavanca ativos e oportunidades internacionalizadas pelo link externo e balança ativos e oportunidades através de alternação de comportamento de clideração; (4) A internacionalização de EMFs é um processo de aprendizagem organizacional sob o elo de link e a liderança alternada. As contribuições principais deste texto são: (1) Descobriu a regra de evolução e o mecanismo de função no processo de internacionalização dos dois motivos estratégicos e a força dependente, ajudando a estabelecer o cenário e a lógica de tomada de decisão externos claros para a internacionalização das empresas do nosso país; (2) Revelou a característica que a EMFs alavanca ativos e oportunidades externos através de estabelecimento de link de internacionalização e a característica de liderança alterna das duas estratégia, ajudando a lidar melhor a execução da estratégia de internacionalização das empresas do nosso país; (3) Estabeleceu um modelo do processo de internacionalização com base na elo de link e liderança alterna e relevou a natureza do processo de internacionalização de EMFs do ponto de vista da dependência de recursos, explicando como o EMFs caracterizala pela China realizou o objetivo de estratégia de globalização sob a condição de desvantagem retardatário e expandiu os limites teóricos existentes de EMFs, e ofereceu os bases da decisão mais científicos às empresas domésticas para "Vai globalmente"。
en
Under the background of globalization, international expansion of emerging market firms (EMFs) has become an emerging research front in international business research. Based on the Springboard Theory, LLL model and Uppsala internationalization process model, the thesis describes the bidirectional dependency between EMFs technologies and market resources using methods such as event path analysis, multi-case study and process analysis, and establishes an internationalization behavior framework which is based on the two motivations and the two dependable forces. The result shows that: (1) EMFs' two kinds of strategic behaviors of assets-seeking and opportunities-seeking continue to evolve with the development of the enterprise. In the first stage, There is no obvious difference. In the second stage, assets-seeking and opportunities-seeking are alternative dominant. In the third stage, opportunities-seeking are dominant. (2) EMFs' assets-seeking strategies are mainly driven by internal forces, and opportunities-seeking strategies are mainly driven by both internal and external forces; (3) EMFs leveraging international assets and opportunities through external linkage, and balancing their assets and opportunities through alternative domination strategic. (4) The internationalization process of EMFs is an enterprise‘s learning process under repeated linkage and leverage effect. The main contributions of this paper are: (1) to discuss the evolution rules and action mechanism of the two strategic motivations and dependable forces of EMFs in the internationalization process and help to establish clear external decision-making situation and logic for the internationalization of domestic enterprises; (2) to find out the features of EMFs to establish international chains to acquire the external assets and opportunities, and alternate domination features of the two strategies in the internationalization process, and help to better guide the implementation of internationalization strategies of domestic enterprises; (3) to establish an internationalization process model based on repeated linkage and alternate domination, uncover the nature of EMFs‘ internationalization process from the point of resource dependence, explain how to achieve the objective of globalization strategy for EMFS represented by China under late-developing disadvantages, expand the current EMFs-related theoretical boundary, and provide more scientific decision basis for "Going Out" of domestic enterprises

Data

04-abr-2018

Palavras-chave

Motivation
Globalização
Internacionalização
Internationalization
Liderança
China
Mercados emergentes
Gestão de empresas
Internacionalização das empresas
EMFs
Linkage
Alternative domination
Motivo
Link
Liderança alternada

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo