Título
Drivers and barriers influencing sustainable food procurement in the hospitality industry
Autor
Reis, António Quintanilha Torres Fortuna dos
Resumo
pt
Nos últimos anos, a indústria do turismo e da hospitalidade contribuiu fortemente para a
economia global e o desenvolvimento sustentável. A responsabilidade empresarial é agora
aceite como uma estratégia competitiva que satisfaz todos os interessados.
O presente estudo, que parte de entrevistas a representantes de seis hotéis de Lisboa e a uma
associação especializada, tem como objetivo identificar que motores e obstáculos influenciam
a capacidade de os hotéis implementarem um sistema sustentável de compras de alimentos e
determinar os efeitos das suas características específicas e do seu posicionamento no mercado
nessas respetivas motivações e dificuldades.
As respostas dos inquiridos e os estudos de casos mostram como a procura da qualidade, a
comunicação interna e externa, a educação das partes interessadas e a colaboração entre elas,
os programas e diretrizes de responsabilidade empresarial e, em última instância, os valores e
as filosofias empresariais são os fatores que mais influenciam, e mais frequentemente, a política
de aquisição sustentável de alimentos. Por outro lado, a falta de prioritização dos objetivos de
sustentabilidade, a falta de inscrição dos respetivos valores em toda a cadeia hierárquica, a falta
de liberdade administrativa e, por fim, a falta generalizada de cadeias de fornecimentos,
fornecedores e produtos sustentáveis foi identificada como o maior travão à implementação de
políticas sustentáveis de aquisição de alimentos.
Apesar de vários fatores terem sido identificados como possíveis obstáculos a esses objetivos,
concluímos que equilibrar o desenvolvimento sustentável com a satisfação do cliente e a
sustentabilidade financeira é fundamental para implementar políticas de sustentabilidade.
en
In late years, the tourism and hospitality industry became one of the most important contributors
to the global economy and sustainable development. Corporate responsibility is now accepted
to be a viable strategy to achieve competitive advantages as well as stakeholders’ satisfaction.
By interviewing representatives from six Lisbon hotels and one expert association, the present
study aims to identify the drivers and barriers influencing a hotel’s ability to implement a
sustainable food procurement system as well as to determine how, and in what ways, specific
hotel characteristics and market position can impact its motivations, setbacks and overall ability
to manage food procurement in a sustainable way.
The interviews’ responses and the case-studies have shown how the quest for quality, internal
and external communication, education and mutual collaboration with all stakeholders,
corporate responsibility programs and guidelines and ultimately, business values and
philosophy are the more recurrent reasons motivating hotels to achieve sustainable food
procurement. On the other hand, the lack of prioritization of sustainable objectives, lack of
implementation of such values throughout all hierarchies, lack of administrative freedom and
an overall lack of sustainable supply chains and sustainable suppliers and products have been
identified as the biggest difficulties hampering the process of implementing sustainable food
procurement policies. Despite many factors being identified as possible factors affecting these
results, we have ultimately concluded that a balance between sustainable development,
customer satisfaction and financial sustainability are key for the achievement of sustainability related policies.