Título
Business plan for a cultural platform
Autor
Valente, Ana Carolina Pereira
Resumo
pt
O business plan desenvolvido tem como objetivo sustentar a criação de uma plataforma
cultural, assente em três elementos principais: uma agenda cultural diversificada, uma
componente educativa acessível e uma vertente social de apoio às comunidades imigrantes.
Pretende-se que este projeto seja uma via promotora da diversidade e do diálogo cultural,
contribuindo para a uma maior integração da comunidade imigrante na sociedade portuguesa.
A concretização desta proposta reflete igualmente a intenção de apresentar um modelo de
negócio sustentável, erradicando a noção generalizada de que um projeto cultural nunca
poderá ter retorno sobre o investimento.
A metodologia subjacente ao projeto compreende o desenvolvimento de uma
contextualização teórica através de uma revisão de literatura, procedida de uma análise
PESTEL e Porter. Seguidamente destacam-se a realização de uma avaliação ao setor cultural
e recreativo e uma análise à concorrência. Adicionalmente, o desenvolvimento da proposta
envolveu uma aferição das oportunidades e ameaças intrínsecas ao projeto e a elaboração de
um questionário que sustenta a estratégia de STP e marketing mix. Após a execução de uma
SWOT sistémica, procedeu-se ao desenvolvimento de uma avaliação financeira do projeto.
Esta sistematização teórica permitiu concluir a existência de um ambiente favorável à
implementação de um projeto nos moldes apresentados e a possibilidade do mesmo ter a
capacidade de gerar um VAL correspondente a 1,1 milhões de euros e uma TIR de 27%. A
recuperação do investimento será realizada em menos de nove anos e o índice de
rendibilidade do projeto corresponderá a 2,01 € por unidade de capital investida
en
The business plan to be presented intends to support the development of a cultural platform
that is built under three pivotal features: a broad cultural program, an accessible education
component and a social dimension that strives for supporting immigrant communities.
This project aspires to be a means of promotion of cultural diversity and cultural dialogue and
to ultimately contribute to a better integration of immigrant communities within the
Portuguese society.
By developing this proposal, the author intends to present a business model that is sustainable
and to subsequently eradicate the widespread notion that a cultural project never represents
any return on investment.
The underlying methodology comprehends the development of a theoretical context through a
literature review, which was proceeded by a PESTEL and Porter analysis. An overview on the
sector was performed, as well a review on the project’s competitive context. Additionally, the
proposal involved the assessment of intrinsic opportunities and threats and the development of
a survey that supported the STP and marketing mix strategies. After developing a systemic
SWOT, a financial evaluation was conducted.
This theoretical structure provided the conditions to conclude that there is an overall favorable
environment that will most certainly allow the implementation of a project with the profile
that was previously mentioned. Subsequently, this project is expected to generate an NPV of
1,1 million Euros and an IRR of 27%. The investment is predicted to be recovered in less than
nine years and the project’s profitability index will represent 2,01 € per capital unit.