Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Business plan for a cultural platform

Autor
Valente, Ana Carolina Pereira
Resumo
pt
O business plan desenvolvido tem como objetivo sustentar a criação de uma plataforma cultural, assente em três elementos principais: uma agenda cultural diversificada, uma componente educativa acessível e uma vertente social de apoio às comunidades imigrantes. Pretende-se que este projeto seja uma via promotora da diversidade e do diálogo cultural, contribuindo para a uma maior integração da comunidade imigrante na sociedade portuguesa. A concretização desta proposta reflete igualmente a intenção de apresentar um modelo de negócio sustentável, erradicando a noção generalizada de que um projeto cultural nunca poderá ter retorno sobre o investimento. A metodologia subjacente ao projeto compreende o desenvolvimento de uma contextualização teórica através de uma revisão de literatura, procedida de uma análise PESTEL e Porter. Seguidamente destacam-se a realização de uma avaliação ao setor cultural e recreativo e uma análise à concorrência. Adicionalmente, o desenvolvimento da proposta envolveu uma aferição das oportunidades e ameaças intrínsecas ao projeto e a elaboração de um questionário que sustenta a estratégia de STP e marketing mix. Após a execução de uma SWOT sistémica, procedeu-se ao desenvolvimento de uma avaliação financeira do projeto. Esta sistematização teórica permitiu concluir a existência de um ambiente favorável à implementação de um projeto nos moldes apresentados e a possibilidade do mesmo ter a capacidade de gerar um VAL correspondente a 1,1 milhões de euros e uma TIR de 27%. A recuperação do investimento será realizada em menos de nove anos e o índice de rendibilidade do projeto corresponderá a 2,01 € por unidade de capital investida
en
The business plan to be presented intends to support the development of a cultural platform that is built under three pivotal features: a broad cultural program, an accessible education component and a social dimension that strives for supporting immigrant communities. This project aspires to be a means of promotion of cultural diversity and cultural dialogue and to ultimately contribute to a better integration of immigrant communities within the Portuguese society. By developing this proposal, the author intends to present a business model that is sustainable and to subsequently eradicate the widespread notion that a cultural project never represents any return on investment. The underlying methodology comprehends the development of a theoretical context through a literature review, which was proceeded by a PESTEL and Porter analysis. An overview on the sector was performed, as well a review on the project’s competitive context. Additionally, the proposal involved the assessment of intrinsic opportunities and threats and the development of a survey that supported the STP and marketing mix strategies. After developing a systemic SWOT, a financial evaluation was conducted. This theoretical structure provided the conditions to conclude that there is an overall favorable environment that will most certainly allow the implementation of a project with the profile that was previously mentioned. Subsequently, this project is expected to generate an NPV of 1,1 million Euros and an IRR of 27%. The investment is predicted to be recovered in less than nine years and the project’s profitability index will represent 2,01 € per capital unit.

Data

12-mar-2018

Palavras-chave

Portugal
Inclusão social
Social inclusion
Entrepreneurship
Empreendedorismo
Educação artística
Imigrantes
Marketing cultural
Gestão cultural
Arts and Cultural Management
Education for the Arts and culture
Gestão Artística e Cultural
Educação para as Artes

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo