Título
Marcas enquanto indicadores de dinâmica competitiva: uma aplicação ao futebol português
Autor
Santos, Tiago Alexandre Lourenço da Silva
Resumo
pt
Esta dissertação tem o objetivo de explorar a evolução dos clubes de futebol nacionais do primeiro
escalão enquanto instituições inseridas numa realidade económica. Tratando-se de um sector em
crescimento no que diz respeito à necessidade de investimento por parte das instituições é espectável
que estas tendam a investir em outros sectores que não o desportivo de modo a gerar mais receitas.
Foram estudadas as alterações nos clubes de futebol na perspetiva dos pedidos de marcas ao longo
dos anos. A utilização das marcas neste estudo assenta na utilização deste indicador de inovação numa
perspetiva competitiva, uma vez que o consideramos habilitado para mensurar e mapear processos de
diferenciação.
Foi assumido que através da criação de uma base de dados com informação de todas as marcas
pedidas por clubes de futebol nacionais da Liga NOS na temporada 2016/2017 e análise da mesma,
seria possível verificar a existência de dinâmicas competitivas entre os clubes, bem como recolher
indícios de diferenciação, seja esta vertical e/ou horizontal. Através da análise da base de dados foi
possível evidenciar que o sector do futebol português está em expansão no que se refere ao número
de pedidos de marcas. Outro facto que a análise da base de dados permitiu observar foi que estamos
perante uma troca de preferências, enquanto no início do período em análise os pedidos de marcas
dizem respeito a produtos, ao longo do tempo evidencia-se a troca dessa preferência pelo sector dos
serviços. A base de dados permitiu ainda estudar e mapear o fenómeno de internacionalização dos
clubes portugueses. Após as análises focadas nos pedidos de marcas, a dissertação focou-se nos três
maiores clubes nacionais que também são os que maior número de marcas pedidas têm, entenda-se
por FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, analisando além dos pedidos de marcas a correlação entre
estes e alguns indicadores financeiros.
en
This dissertation aims to explore the evolution of national first league football clubs as institutions
inserted in an economic reality. Considering this is a growing sector with regards to investment from
institutions, it is likely that there is a tendency to invest in sectors other than sports in order to generate
more revenue. Changes in football clubs have been studied in the perspective of requests from brands
over the years. The use of the brands in this study is based on the use of this innovation indicator in a
competitive perspective, since we consider it qualified to measure and map differentiation processes.
It was assumed that through the creation of a database with information on all the brands requests by
National football clubs from Liga NOS in the 2016/2017 season and analysis of it, it would be possible
to verify the existence of competitive dynamics among the clubs, as well as evidence of differentiation,
either vertical and/or horizontal. Through the analysis of the database it was possible to show that the
Portuguese soccer sector is expanding with regard to the number of brand requests. Also from the
analysis of the data base, was observed an exchange of preferences, whereas at the beginning of the
period under analysis the requests from brands relate to products, over time there is evidence of the
exchange of this preference by the services sector. Through the analysis of the database it is also
intended to study and map the phenomenon of internationalization of Portuguese clubs. After the
analysis focused on brand requests, the dissertation focused on the three largest national clubs, namely
FC Porto, SL Benfica and Sporting CP, analyzing in addition to the requests from brands, the correlation
between them and also, some financial indicators.