Título
Marketing Plan: Sentir Aveiro
Autor
Graça, Ana Margarida Costa Barroca da
Resumo
pt
O objetivo desta tese de mestrado foi a elaboração e desenvolvimento de um plano de
marketing para a empresa de "tours", Sentir Aveiro. Os seus principais objetivos foram
aumentar as vendas da empresa e a notoriedade da marca. Além disso, aumentar o número
de parcerias internacionais e o número de classificações e comentários "online", foram
também outros objetivos traçados.
A recolha de dados primários e secundários permitiu a obtenção de informações e
conclusões importantes sobre a Sentir Aveiro e a indústria do turismo. Para apoiar este
plano, foi necessário fazer uma análise profunda do ambiente externo e interno do
mercado em que a Sentir Aveiro atua.
Assim, esta tese de mestrado apresenta uma proposta de implementação composta por um
plano estratégico - segmentação, target e posicionamento, e por um conjunto de ações
dentro do marketing mix, destacando a comunicação, devido à sua importância no
marketing de serviços e especialmente no turismo. Dentro das ações propostas, estas são
as principais: a criação de pacotes para empresas, estar presente em feiras internacionais
de turismo, alterar o processo pós-venda, estar presente na plataforma "online" "Viator", criar
uma "newsletter" "online", ter uma comunicação e publicar conteúdo diferente no Facebook
e Instagram, oferecer e vender "merchandising" da "Sentir Aveiro", ter um dress code para
os guias e estabelecer uma parceria com a Universidade de Aveiro.
en
The aim of this master thesis was the elaboration and development of a marketing plan
for the tours company, Sentir Aveiro. Its main objectives were increase the company’s
sales and its brand awareness. Besides these, increase the number of international
partnerships and online comments and reviews were important goals as well.
The collection of primary and secondary data allowed to reach many important insights
and conclusions about Sentir Aveiro and the tourism industry. To support this plan, it was
necessary to make a deep analysis of the external and internal environment of the Sentir
Aveiro market.
Thus, this master thesis presents an implementation proposal composed by a strategic
plan - segmentation, targeting and positioning, and by a set of actions within the
marketing mix, highlighting the communication ones hence its importance in the
marketing-mix on services and especially on tourism. Within the proposed actions, these
are the main ones: the creation of packages for companies, be present on international
tourism fairs, change the after-sale process, be present on the online tours platform Viator,
creation of an online newsletter, having a different communication and content on
Facebook and Instagram, offer and sell Sentir Aveiro merchandising, uniformize the dress
code of the guides and establish a partnership with the University of Aveiro.