Título
Estratégias de transformação digital: conversational commerce
Autor
Sousa, Gonçalo Maria de Abreu Peixoto Cordeiro de
Resumo
pt
Com a evolução da tecnologia e consequente proliferação da utilização da internet tendo
como finalidade, realizar compras online, e aliado à forte globalização do comércio
global, que tem o comércio online como expoente máximo, é cada vez mais difícil às
empresas ganhar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, tornandose assim fundamental colocar a satisfação dos consumidores no centro dos seus negócios.
Esta investigação pretende analisar a forma como a utilização de interfaces de linguagem
natural, juntamente com um sistema de recomendação inteligente, isto é, a aposta no
conceito desenvolvido por Chris Messina (2015), Conversational Commerce, poderá ser
um fator diferenciador no relacionamento das empresas com os seus consumidores,
permitindo não só ganhar uma vantagem competitiva, mas também potencializar a sua
marca no mercado onde atua. Esta investigação e os seus resultados permitem demonstrar
que a utilização destas interfaces conversacionais, apoiados em linguagem natural,
permitem aumentar a confiança e satisfação dos consumidores, tornando o processo de
compra mais fluido, flexível, conveniente e rápido, ganhando desta forma uma vantagem
competitiva sobre os seus concorrentes
en
With the evolution of technology and the consequent proliferation of the use of the
internet for online shopping, and allied to the strong globalization of global commerce,
which has online commerce as the highest exponent, it is increasingly difficult for
companies to gain a competitive advantage over its competitors, making it fundamental
to place consumer satisfaction at the heart of its business.
This research intends to analyse how the use of natural language interfaces, together with
a system of intelligent recommendation, that is to say, the concept developed by Chris
Messina (2015), Conversational Commerce, could be a differentiating factor in the
relationship of companies with its consumers, allowing not only to gain a competitive
advantage, but to influence company reputation improving the brand image. This research
and its results demonstrate that the use of these conversational interfaces, supported by
natural language, increases trust and consumer satisfaction, making the purchasing
process more fluid, flexible, convenient and fast, thus gaining a market advantage over
its competitors.