Título
Uma escola e um modelo de autoavaliacao: construcao "a medida"
Autor
Figueira, Teresa Maria Ricardo
Resumo
pt
Este trabalho centra-se no Ensino Profissional e nos modelos de Autoavaliação, como
instrumentos de regulação das organizações escolares.
O objetivo principal é a conceção de um modelo de autoavaliação para uma escola
profissional do ensino particular e cooperativo, objeto deste projeto de intervenção. Esta
proposta tem por base a análise de modelos já implementados a nível nacional e
internacional.
Tendo em conta as especificidades da organização escolar estudada, começa por se fazer
referência teórica à génese do ensino profissional, suas etapas e "migração" do ensino
particular para as escolas públicas, passando também pelos temas da autoavaliação nas
escolas e da avaliação de desempenho docente.
Faz-se depois uma caracterização da organização, adaptando a sua realidade a
instrumentos de gestão estratégica - análise SWOT e Balanced Scorecard - e propõe-se um
modelo de autoavaliação, de acordo com as linhas orientadoras do PAVE (Perfil de
Autoavaliação da Escola).
Dado o interesse neste projeto, manifestado pela Direção Executiva da escola, será
expectável a implementação do modelo de autoavaliação proposto no ano letivo 2014_2015
e, para a consecução deste objetivo, é imprescindível o desenvolvimento prévio de um ciclo
de sensibilização, reflexão e colaboração entre todos os intervenientes: docentes, não
docentes, alunos e famílias.
Deseja-se, assim, que este projeto se assuma como um contributo válido para a
consolidação de um processo sistematizado de autoavaliação nesta escola profissional.
en
iii
Abstract
This work focuses on Vocational Education and Self-evaluation models, as regulatory
instruments of school organizations.
The main goal is the conception of a self-evaluation model to a vocational school of private
education, which is the object of this intervention project. This proposal is based on the
analysis of models already applied nationally and internationally,
Taking into account the specificities of the school organization studied, this work begins by
making reference to the theoretical genesis of vocational education, its stages and
"migration" from private to public schools, also reviewing the themes of self-evaluation in
schools and teacher appraisal processes.
It follows a characterization of the organization, adapting its reality according to some
strategic management tools - SWOT analysis and Balanced Scorecard - and it is suggested
a self-evaluation model, in accordance with the PAVE's (Perfil de Autoavaliação da Escola)
guidelines.
Given the interest on this project, manifested by the school's Executive Board, it will be
possible to implement the proposed self-evaluation model during the academic year
2014_2015 and, in order to achieve this purpose, it is indispensable the preliminary
development of a cycle of awareness, reflection and collaboration among all stakeholders:
teachers, non-teaching staff, students and families.
Therefore, it is expected that this project will be assumed as a valid contribution to the
consolidation of a systematic process of self-evaluation in this vocational school.