Título
A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
Autor
Correia, Cláudia Sofia de Sousa
Resumo
pt
A crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade
ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e
desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho
escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros
ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens
que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação
com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade
de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia.
A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes
jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos
através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista
semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27
anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se
encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico.
A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o
nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na
medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram
para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro
emprego e querer atingir a sua independência financeira.
en
The crisis of youth employment market reinforced the importance of education
in hampering the juvenile paths outside school, like early and disqualified entry in the
labor market. Increasingly young people go through school and academic courses,
postponing the entry into the labor market, but many others quickly join in working life,
such as this group of young people who after having completed grade 6 and 9, decided
to end its relationship with the education system, initiating a new phase of their lives
that unites the will to work, earn money and gain autonomy.
The research tried to know the courses and projects of life of these young
people, namely, at school and professional level. The data were collected through a
data collection in diversified sources, which includes a semi-structured interview to
fifteen young people between the ages of 23 and 27 years old, all natural from the
municipality of Tarouca, whose complete schoolarship level is inserted, namely, in the
lower secondary education.
The analysis of the interviews made possible to know that, the school courses
and the education level achieved influenced the youth’s career paths, insofar as the
experiences of school failure experienced contributed to their withdrawal from the
education system and motivated them to seek for the first job and to achieve their
financial independence.