Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares

Autor
Correia, Cláudia Sofia de Sousa
Resumo
pt
A crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia. A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27 anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico. A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro emprego e querer atingir a sua independência financeira.
en
The crisis of youth employment market reinforced the importance of education in hampering the juvenile paths outside school, like early and disqualified entry in the labor market. Increasingly young people go through school and academic courses, postponing the entry into the labor market, but many others quickly join in working life, such as this group of young people who after having completed grade 6 and 9, decided to end its relationship with the education system, initiating a new phase of their lives that unites the will to work, earn money and gain autonomy. The research tried to know the courses and projects of life of these young people, namely, at school and professional level. The data were collected through a data collection in diversified sources, which includes a semi-structured interview to fifteen young people between the ages of 23 and 27 years old, all natural from the municipality of Tarouca, whose complete schoolarship level is inserted, namely, in the lower secondary education. The analysis of the interviews made possible to know that, the school courses and the education level achieved influenced the youth’s career paths, insofar as the experiences of school failure experienced contributed to their withdrawal from the education system and motivated them to seek for the first job and to achieve their financial independence.

Data

18-out-2016

Palavras-chave

Social Inequalities
Insucesso escolar
School failure
School dropout
Low-skilled
Educational and professional aspirations
Abandono escolar -- School abandonment
Qualificação profissional -- Professional qualification
Desigualdade social -- Social inequality
Mercado de trabalho -- Labour market

Acesso

Acesso livre

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