Título
The cultural differences between the Portuguese and Spanish consumer: Science4you's strategy
Autor
Silva, Filipa Fernandez Veiga da
Resumo
pt
As questões culturais são cada vez mais tidas em consideração por gestores de empresas
no contexto de internacionalização dos seus negócios. No entanto, a Science4you não
levou a cabo um estudo compreensivo sobre as preferências dos consumidores quando
abriram os seus pontos de venda em Madrid, Espanha em 2011. O objetivo desta tese de
mestrado é conhecer as características dos consumidores da Science4you em Espanha,
para recomendar aos seus gestores as adaptações requeridas à estratégia de gestão e de
marketing, adequando-a ao mercado Espanhol, que poderá diferir do Português devido a
particularidades do próprio mercado.
Para chegar a esta conclusão, foram recolhidos dados primários através de inquéritos e
entrevistas, para desenvolver o perfil dos consumidores Espanhóis; e, (2) dados
secundários sobre as tendências do mercado de brinquedos (apontadas por especialistas
do mercado). O perfil sociodemográfico, as preferências dos consumidores espanhóis de
brinquedos educativos, e as tendências de mercado que levantaram diferenças evidentes,
quando comparadas com as portuguesas, de acordo com as pesquisas realizadas,
sustentam as sugestões de gestão e de "marketing" no que diz respeito ao portfólio dos
produtos da Science4you; à distribuição e à atenção ao cliente; ao preço e promoções; e,
ao marketing e identidade da marca. Essencialmente, o maior conselho estratégico
acerca do negócio da Science4you em Espanha é estabelecer uma identidade global,
adaptando os aspetos do negócio aos mercados estrangeiros que exigem diferenças. Este
projeto é um ponto de partida: os gestores deveriam reconhecer a importância do estudo
e seguir o raciocínio para mercados internacionais futuros.
en
Cultural issues are more and more taken into consideration by managers in the context
of the internalisation of their businesses. However, a comprehensive study on consumer
preferences was not carried out when Science4you opened their points of sales in
Madrid, Spain in 2011. The aim of this master’s thesis is to know the characteristics of
the consumers of Science4you in Spain, in order to recommend to their managers the
required adaptations to the management and marketing strategy, adapting them to the
Spanish market, which may differ from the Portuguese due to particularities of the
market itself.
For this achievement, primary data were collected through surveys and interviews, to
characterise the profile of Spanish consumers; also, secondary data on trends in the toy
market (as pointed out by experts of the market). The socio-demographic profile, the
preferences of the Spanish consumer of educational toys; and market trends that have
raised evident differences, when compared with the Portuguese one according to the
research conducted, support the management and marketing suggestions for the
Science4you’s product portfolio; distribution and customer service; price and
promotions; and, marketing and brand identity. Essential, the main strategical advice
about Science4you’s business in Spain is to setup a global identity, adapting business
aspects to foreign markets that require differences. This project is a starting point:
managers should recognise the importance of the study to follow the reasoning for
further international markets.