Título
Plano de negócio Wine Experience
Autor
Rosa, Hugo Alexandre Gomes
Resumo
pt
Em Portugal, os setores do turismo e do vinho, assumem-se atualmente como indústrias
dinâmicas e inovadoras, com grande impacto nas exportações do país. São setores
considerados estratégicos e que tem diversos apoios estatais ao seu desenvolvimento.
O enoturismo conjuga os dois setores e tem ao longo dos anos vindo a desenvolver-se
com cada vez mais e melhor oferta, com maior diversidade de propostas de atividades,
mas tem sido essencialmente um complemento à produção de vinho, visto pelos
promotores como uma forma de dar a conhecer o vinho e a marca de cada um.
O projeto desenvolvido neste trabalho, visa levar a experiência mais além, ao permitir
que qualquer pessoa possa fazer o seu vinho, da vinha à garrafa. Todo o projeto centrase nesta experiência inovadora e a partir deste conceito, surge a produção comercial de
vinho e o alojamento em meio rural que complementam a atividade.
O projeto será implementado próximo à cidade de Beja e pretende atrair enófilos de
todo o mundo, contribuindo para o desenvolvimento da Rota dos Vinhos do Alentejo.
A recetividade do mercado ao novo conceito foi avaliada através de um inquérito. O
desenvolvimento do projeto passou por uma análise estratégica do meio envolvente
mediato e do meio envolvente imediato, com a análise aos setores do turismo e do
vinho, seguida da análise e desenvolvimento do projeto com a sua formulação
estratégica. Uma vez completo, foi feita a sua análise financeira.
en
In Portugal, the tourism and wine sectors are nowadays considered as dynamic and
innovative industries, with great impact on the country's exports. These sectors are
considered strategic and have several government supports for their development. Wine
tourism combines the two sectors and has over the years been developing with more
and better offerings, with a greater diversity of activity proposals, but has essentially
been a complement to the wine production, seen by the promoters as a way to promote
the wine and the brand of each one.
The project developed in this work aims to take the experience further by allowing
anyone to make their wine from the vine to the bottle. The whole project focuses on
this innovative experience and from this concept, there is the commercial production of
wine and accommodation in rural areas that complement the activity.
The project will be implemented near the city of Beja and aims to attract oenophiles
from all over the world, contributing to the development of the Alentejo Wine Route.
The market's receptivity to the new concept was assessed through an inquiry. The
development of the project underwent a strategic analysis of the mediate environment
and immediate environment, with the analysis to the tourism and wine sectors, followed
by the analysis and development of the project with its strategic formulation. Once
complete, a financial analysis was done.