Título
Desenvolvimento de um índice compósito para avaliação da orientação intraempreendedora em PMEs
Autor
Natividade, João Diogo
Resumo
pt
O intraempreendedorismo tem vindo a ser reconhecido como uma prática preponderante no alcance de vantagem competitiva sustentável. Apesar de todas as organizações possuírem recursos e potencial de desenvolvimento desta vertente do empreendedorismo, é nas pequenas e médias empresas (PMEs) que o intraempreendedorismo assume maior ênfase. Atualmente, a avaliação da Orientação Intraempreendedora (OI) traduz-se num dos maiores desafios enfrentados pelas PMEs, uma vez que se trata de um processo complexo e de difícil mensuração. Isto exige que as PMEs tenham um conhecimento sólido e consistente sobre a OI, na medida em que esta integra uma multiplicidade de fatores que não só influenciam diretamente a capacidade e o comportamento dos intraempreendedores como se alteram ao longo do tempo. Face ao exposto, torna-se pertinente construir um sistema de avaliação que tenha como propósito auxiliar a tomada de decisão por parte dos decisores incumbidos de realizar a avaliação da OI. Para fazer face a este contexto, a presente dissertação, apoiada nas convicções epistemológicas da abordagem Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA), recorre à combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com o Integral de Choquet (IC), no sentido de identificar os critérios de avaliação e as interações existentes entre eles no contexto da OI. Para o efeito, recorreu-se à constituição de um painel de decisores com um vasto conhecimento e experiência na temática em análise. Os resultados da aplicação prática em contexto real do sistema desenvolvido foram validados não só pelo painel de decisores como, ainda, por um membro da Direção do Departamento de Empreendedorismo e Inovação do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). Os contributos e as limitações da abordagem metodológica proposta neste estudo são também discutidos e analisados.
en
Intrapreneurship has long been recognized as a way to achieve competitive advantage. This is particularly evident for small and medium-sized enterprises (SMEs), requiring SME Intrapreneurial Orientation (IO) to be evaluated from multiple perspectives. This, in turn, involves a wide variety of elements that not only have a direct impact on intrapreneurial behavior but also change over time. That said, the development of a holistic system for OI evaluation in SMEs seems to be of great interest for academics and practioneers. Based on the epistemological convictions of the multiple criteria decision analysis (MCDA), this study sought to combine cognitive mapping techniques and the Choquet Integral (CI) to develop a new IO evaluation system in SMEs. For this purpose, a panel of experienced decision makers in the subject under analysis was created. The results of a practical application of the system created were validated both by the panel members and a member of the board of diretors of the Institute for Small and Medium-Sized Enterprises and Innovation (IAPMEI in Portuguese). The contributions and limitations of the methodological approach proposed in this study are also discussed and analyzed.