Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Predictors of positive e-leadership

Autor
Leschig, Henry Karl Bruno
Resumo
pt
A crescente digitalização está a afetar muitas partes das empresas, o que é extensivo à liderança. Com o estabelecimento das equipas virtuais, a investigação está a colocar o foco na e-liderança, ou seja, a liderança em ambientes virtuais. Esta pesquisa procura testar os diferentes impactos que a e-liderança surte num ambiente virtual sobre a confiança dos colaboradores, a qualidade da comunicação e os resultados do trabalho (satisfação e desempenho). O modelo integrado constitui uma mediação sequencial de 3 caminhos entre duas variáveis derivadas da liderança transformacional (consideração individual e estimulação intelectual) e os resultados do trabalho (satisfação e desempenho percebido) por via da confiança e da qualidade da comunicação, considerando ainda o grau de virtualização enquanto moderadora. Uma análise PLS-SEM de 50 inquéritos válidos de membros de equipas virtuais mostrou que o modelo tem duas mediações a operar ligando a consideração individual ao desempenho percebido e que o grau de virtualização não opera como moderadora. Contudo a maioria das associações não é estatisticamente significativa, ao contrário do esperado. Os resultados sugerem que a maioria das funções que se sabe operarem na situação de liderança tradicional, podem ser extrapoladas para um ambiente de equipa virtual.
en
The ever-growing digitalization is affecting many parts of businesses. This is also the case for leadership. With the establishment of virtual teams, research is moving into e-leadership, leadership in a virtual environment. This study aims to show the different impacts e-leadership has, in a virtual environment on employee trust, communication quality and job outcomes (job satisfaction/ job performance). The full model includes two variables, derived from transformational leadership (individual consideration and intellectual stimulation), trust, communication quality, job satisfaction, and job performance, as well as remoteness as a moderator. PLS-SEM analysis with a sample of 50 virtual team members showed that the model has two active mediations linking individual consideration to perceived job performance and that remoteness did not moderate it. Most path though were not significant, which was not expected. Findings suggest that most of the functions already established to be working in a traditional leadership approach, translate into a virtual team environment.

Data

11-dez-2019

Palavras-chave

Liderança transformacional
Transformational leadership
Liderança
Leadership
Human resources
Satisfação no trabalho
Trust
Digitalização
Job satisfaction
Confiança
Recursos humanos
Trabalho de projeto
Digitalization
PLS-SEM
E-leadership
E-liderança
Comunidade virtual -- Virtual community
Comunicação -- Communication
Desempenho organizacional -- Organizational performance

Acesso

Acesso livre

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