Título
Competências essenciais para o sucesso de um contabilista: visão de estudantes universitários
Autor
Vinagre, Flávio Miguel Rodrigues
Resumo
pt
A profissão de contabilista tem vindo a sofrer alterações no que diz respeito às suas funções, devido à crescente globalização e ao desenvolvimento tecnológico. Pelo que, os recrutadores defendem que um atual contabilista deve ter conhecimentos de outras áreas, além das contabilísticas, e possuir competências mais gerais e tecnológicas. Face a isto, as empresas veem nos recém-graduados o capital humano mais adequado para satisfazer estas necessidades e, consequentemente, ganhar vantagem competitiva face aos seus concorrentes. Contudo, as empresas ainda demonstram alguma insatisfação com as competências adquiridas nos recém-graduados.
Neste contexto, este estudo tenciona analisar a perceção de estudantes de Licenciatura e Mestrado em cursos de Contabilidade acerca das competências mais relevantes para o sucesso de um contabilista e verificar se vão ao encontro das expetativas do mercado. Para além disso, estudar se a experiência profissional e o grau académico podem influenciar a importância atribuída às competências. No inquérito efetuado a estudantes de cursos de Contabilidade verifica-se que os mesmos assumem maior importância às competências ligadas à ética e à utilização de aplicações de tratamento de dados.
Esta investigação contribui para um melhor conhecimento das competências que os estudantes do ensino superior (atuais e futuros contabilistas) percecionam que devem obter para responder às necessidades dos empregadores, bem como poder eventualmente servir como alicerce para futuras mudanças nos métodos de ensino para que haja uma maior convergência entre o que os estudantes e as instituições de ensino oferecem e o que o mercado empresarial procura.
en
The accounting profession has been undergoing changes in its functions due to increasing globalization and technology development. Recruiters therefore argue that an accountant must have knowledge from other areas than accounting and have more general and technological skills. Face to it, companies sees recent graduates as the most suitable human capital to satisfy these needs and, consequently, gain a competitive advantage over their competitors. However, companies still demonstrate some dissatisfaction with skills acquired in recent graduates.
In this context, this study intends to analyze the perception of Bachelor and Master students in Accounting courses about the most relevant skills for the success of an accountant and verify if they meet the expectations of the market. In addition, study whether the professional experience and the academic degree can influence the importance attributed to the skills. In the survey conducted on accounting students, it was found that they assume greater importance to skills related to ethics and the use of database applications.
This investigation contributes to a better understanding of the skills that higher education students (current and future accountants) perceive they need to obtain to meet the needs of employers, as well as possibly serving as a foundation for future changes in teaching methods to bring more convergence between what students and high education institutions offer and what the business market demands.