Título
Projeto de modelo de autoavaliação do Projeto Orquestra Geração na Região de Lisboa e Vale do Tejo
Autor
Fernandes, Cândido Manuel da Silva
Resumo
pt
Este trabalho surge como complemento para a obtenção do grau de Mestre em Administração
Escolar, no âmbito do Mestrado assim denominado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Temos como objetivo que este trabalho contribua para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do
Projeto Orquestra Geração.
Este Trabalho de Projeto contempla a elaboração de um modelo que permita a organização e
sistematização do processo de autoavaliação do Projeto Orquestra Geração. A ideia partiu de iniciativa
conjunta entre o autor deste projeto e os diretores da Orquestra Geração. Neste sentido, foi promovida
uma articulação conjunta de todos os interessados na partilha de ideias e interesses em benefício de um
sistema de autoavaliação útil, funcional e - na sua operacionalização e aplicabilidade - intuitivo.
O trabalho está assente em quatro dimensões basilares inerentes ao trabalho desenvolvido pela
Orquestra Geração: a autoavaliação, o desempenho escolar, a inclusão social, e a educação musical
artística e cultural. Contempla uma proposta de um Modelo de Autoavaliação do Projeto Orquestra
Geração, o qual foi testado a partir do Projeto Piloto desenvolvido numa das escolas onde opera a
Orquestra Geração na região de Lisboa e Vale do Tejo.
en
This work was produced within the context of a Master's degree in School Administration
undertaken at the School of Sociology and Public Policy of ISCTE - University Institute of Lisbon.
With this work, we aim to contribute to the development and improvement of the "Projeto
Orquestra Geração".
The work entails the elaboration of a model that allows for the organizing and systematizing of
self-assessment within the "Projeto Orquestra Geração". The idea came from a joint initiative between
the author of this project and the directors of the "Orquestra Geração". To this end, a joint articulation
was promoted between all those interested in sharing ideas and interests for the benefit of a useful,
functional and - in its operationalization and applicability - intuitive self-assessment system.
The work is based on four basic dimensions inherent to the work developed by the "Orquestra
Geração": self-assessment, school performance, social inclusion, and artistic and cultural musical
education. It encompasses the proposal of a Self-Assessment Model for the "Projeto Orquestra Geração",
which was tested in the form of a Pilot Project developed in one of the schools where the "Orquestra
Geração" operates in the "Lisboa e Vale do Tejo" region.