Título
Innovation and performance in hotel industry: evidence from Portugal
Autor
Costa, Cleelia Uudam
Resumo
pt
Com a crescente importância do turismo na economia mundial, aumenta também a
competitividade no sector. Uma mentalidade inovadora torna-se necessária para
qualquer negócio bem-sucedido. Esta tese investiga a inovação hoteleira baseada
em evidências empíricas da indústria portuguesa. Os principais objetivos desta tese
são 1) analisar fatores determinantes, áreas e tipos de inovação, 2) medir o grau de
propensão para a inovação (Innovativeness) e o impacto no comportamento
inovador, 3) medir o grau de comportamento inovador e o impacto no desempenho.
Esta investigação seguiu a abordagem de Grissemann, Plank e Brunner-Sperdin
(2013) dividindo "inovação" em dois conceitos: propensão para a inovação (nível
atitudinal) e comportamento inovador (nível comportamental). A investigação da
atividade de inovação baseou-se em 11 áreas específicas. Foram também
investigados fatores de inovação, como Dimensão, Classificação por Estrelas,
Cadeia Hoteleira e Direção, e Formação. Os dados empíricos foram recolhidos
através de um questionário.
Os resultados, baseados numa amostra de 326 hotéis portugueses, revelaram um
elevado nível de propensão para a inovação nos hotéis portugueses. A maioria dos
hotéis realizaram algum tipo de inovação nos três anos anteriores. As Tecnologias
de Informação e Comunicação e o Marketing foram as principais áreas de inovação.
Um nível moderado de comportamento inovador revelou um domínio de inovações
incrementais. A dimensão, classificação por estrelas, cadeia hoteleira e formação
provaram ter uma relação significativa no comportamento inovador. A propensão
para a inovação teve um impacto positivo no comportamento inovador e este, um
impacto positivo no desempenho hoteleiro. No geral, esta investigação contribui
para estudos sobre inovação hoteleira num geral e em Portugal. Os resultados
proporcionam à gestão hoteleira ideias relevantes sobre a inovação em hotéis.
en
Together with the growing importance of tourism in world's economy, also the
competitiveness of the tourism sector increases. An innovative mindset becomes a
necessity for any successful tourism business. This thesis investigates innovation
activity in hotels based on empirical evidence from Portuguese hotel industry. The
main objectives of this thesis are 1) to analyze the determinants, areas and types of
innovation, 2) to measure the degree of innovativeness and impact of
innovativeness on innovation behavior, 3) to measure the degree of innovation
behavior and impact of innovation behavior on performance.
Current research followed Grissemann, Plank and Brunner-Sperdin (2013)
approach splitting the term ‘innovation’ into two different constructs, i.e.,
innovativeness (attitudinal level) and innovation behavior (behavioral level). Hotel
innovation activity based on 11 hotel-specific innovation areas and innovation
antecedents such as Hotel Size, Hotel Stars, Hotel Chain and Governance, and
Personnel Training were investigated. The empirical data was collected through a
questionnaire.
The results, based on a sample of 326 Portuguese hotels, showed high level of
Innovativeness of Portuguese hotels. Nearly all hotels had carried out some sort of
innovation within the previous three years. Information and communication
technology and marketing were the leading innovation areas. The moderate level of
innovation behavior showed dominance of incremental innovations. Hotel size,
hotel stars, hotel chain and personnel training proved to have a significant relation
with Innovation Behavior. Hotel Innovativeness impacted positively hotel
Innovation Behavior and hotel Innovation Behavior impacted positively hotel
performance. Overall, this research gives a contribution to hotel innovation
literature in general and in Portugal. The findings provide hotel managers with
relevant insights into hotel innovation.