Objetivos e enquadramento
A FCT pretende apoiar excelentes investigadores, de todas as nacionalidades, que tenham potencial para desenvolver investigação inovadora e tornarem-se líderes na sua área. Na sequência do concurso 2012, no âmbito do qual foram atribuídas 158 posições, a FCT lança o concurso 2013 com o objetivo de financiar mais 150 investigadores. Consulte o
Aviso de Abertura do Concurso.
Financiamento
O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva, à qual pode acrescer um financiamento start-up para investigadores que não sejam Investigador Responsável em nenhum projeto ativo (financiado pela FCT) a partir de 1 de janeiro de 2014. Este financiamento complementar, no montante máximo de € 50.000, reveste a forma de projeto de investigação exploratória.
Os contratos de trabalho celebrados no âmbito do presente concurso são financiados por verbas do Orçamento do Estado do Ministério da Educação e Ciência e, quando elegíveis, pelo Programa Operacional Potencial Humano do QREN, de acordo com as disposições do Regulamento Específico da Tipologia de Intervenção 4.2. "Promoção do Emprego Científico".
Destinatários e elegibilidade
Podem candidatar-se investigadores doutorados, de qualquer nacionalidade, e qualquer área científica ou académica.
Existem três níveis diferentes de financiamento:
• "Nível inicial" - para doutorados, com um currículo de mérito excecional e sem exigência de independência científica prévia, com doutoramento concluído há mais de 3 anos e menos de 8 anos;
• "Nível de desenvolvimento" - doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigador independente;
• "Nível de consolidação" - para doutorados com experiência como investigador independente com um currículo excecional e que evidenciem liderança científica numa determinada área do conhecimento.
Informação adicional sobre os requisitos de admissibilidade pode ser consultada nos documentos oficiais do concurso, no
Regulamento e no
Guião de candidatura (em inglês).
Como concorrer
O concurso está aberto entre o dia 25 de julho e as 17:00 (hora de Lisboa) do dia 10 de setembro de 2013.
As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da
plataforma Investigador FCT.
A consulta do modelo de formulário de candidatura, disponível
aqui, permite obter uma visão geral das diferentes secções a preencher.
Avaliação
As propostas serão avaliadas por painéis independentes, compostos por especialistas de reconhecido mérito em cada área científica, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
• Mérito científico do candidato
• Plano de desenvolvimento de carreira
• Mérito científico, natureza inovadora e exequibilidade do projeto de investigação
Às propostas serão atribuídas classificações numa escala de 1 a 9. Apenas as propostas com classificação superior a 7 serão consideradas como aprovadas.
Mais informação acerca do processo de avaliação está disponível no
Guião de Avaliação (em inglês).