ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Aliança PIONEER

O Iscte é membro da Aliança PIONEER, um consórcio de dez universidades cofinanciado pela Comissão Europeia.

São membros da Aliança PIONEER, além do Iscte:

Estas universidades têm por objetivo a cocriação de um campus transnacional europeu e a dinamização de atividades conjuntas de educação, pesquisa e inovação, bem como  informarem políticas públicas sobre o futuro das cidades, no intuito de dar resposta a necessidades dos cidadãos europeus, de acordo com as prioridades definidas pela União Europeia: o Pacto Ecológico, as 100 cidades neutras em termos de emissões de carbono, as estratégias regionais de especialização inteligente, a transformação digital e a ciência aberta.

Nas atividades da Aliança PIONEER estão abrangidos, pelo menos parcialmente, sete dos temas programáticos e estruturantes da agenda europeia: transição urbana, vulnerabilidade, inclusão e saúde nas cidades; cidades sustentáveis e resilientes; transição digital; mobilidade, transição energética e natureza nas cidades. Estes programas temáticos estão delineados de modo abrangente, com vista a promover o trabalho académico inter e transdisciplinar, fazendo uso de diferentes tradições metodológicas, suscetíveis de se constituírem em efetivas agendas de ensino e investigação.

O campus europeu PIONEER basear-se-á no princípio da abertura: a Aliança PIONEER é concebida como uma aliança para todos, estudantes, pessoal docente e não docente, para que todos possam beneficiar da oportunidade de estudar ou trabalhar no estrangeiro, de descobrir novas culturas e de participar em projetos e estruturas comuns. O campus europeu aberto permitirá aos estudantes desenvolver três conjuntos de competências: linguísticas (ser capaz de estudar e trabalhar numa língua estrangeira), interculturais (capacidade de colaborar com estudantes e professores de diversas origens) e internacionais (alargar os seus conhecimentos através de abordagens comparativas em toda a Europa). O campus aberto PIONEER será também um ambiente onde os estudantes poderão deliberar e pôr em prática os valores europeus (democracia, direitos humanos e sustentabilidade). Esta educação promoverá a cidadania europeia e reforçará a empregabilidade dos estudantes e do pessoal docente e não docente em toda a Europa.

No âmbito da Aliança PIONEER, o Iscte é coordenador de um conjunto de projetos de que fazem parte algumas das universidades parceiras:

  • Projeto MANAGIDITH - O Managing Digital Transformation in the Health Sector (ManagiDiTH) é um projeto de quatro anos, lançado em janeiro de 2023 e financiado pela União Europeia, com o objetivo de criar um novo currículo de mestrado que dote os profissionais de saúde das competências necessárias para desenvolver serviços digitais no sector da saúde. O projeto será desenvolvido num projeto transnacional e intersectorial em 2023-2026, e é liderado pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. O consórcio do projeto venceu o concurso europeu de Competências Digitais Avançadas, do programa Europa Digital lançado pela Comissão Europeia, gerido pela HADEA. Além do Iscte, o consórcio inclui Laurea University of Applied Sciences, Aristothelio Panepistimio Thessalonikis, Gustave Eiffel University / ESIEE Paris, Instituto de Telecomunicações, Whymob, Lda, Clinipower Finland Ltd, Mundiserviços - Companhia Portuguesa de Serviços e Gestão, Lda.
    O ManagiDiTH Master tem três componentes principais: Competências no sector da saúde, Competências sociais e Competências digitais. Na componente de Competências Digitais, os alunos podem escolher entre dois ramos possíveis: Data Science ou  Interoperabilidade, de acordo com o seu interesse e perfil de formação. A organização curricular compreende um total de 90 ECTS correspondentes a três semestres de formação.
  • Projeto InCITIES - Coordenado pelo Iscte,  InCITIES é um projeto de três anos (outubro de 2022 - setembro de 2025) que visa alcançar as transformações das Instituições de Ensino Superior e do seu ecossistema envolvente centrado nas necessidades de inclusão, sustentabilidade e resiliência das cidades. Aborda os desafios europeus-globais das cidades com um foco específico nos países do alargamento (i.e. Portugal e Eslováquia), permitindo-lhes ultrapassar barreiras estruturais, socioculturais, económicas, políticas e institucionais. Universidades parceiras. Universidade Gustave Eiffel (FR), TH Koln (GE), Laurea (FN) e UNIZA (SK).

   Estratégia HRS4R