ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Iscte é membro da Aliança PIONEER, um consórcio de dez universidades cofinanciado pela Comissão Europeia.
São membros da Aliança PIONEER, além do Iscte:
Estas universidades têm por objetivo a cocriação de um campus transnacional europeu e a dinamização de atividades conjuntas de educação, pesquisa e inovação, bem como informarem políticas públicas sobre o futuro das cidades, no intuito de dar resposta a necessidades dos cidadãos europeus, de acordo com as prioridades definidas pela União Europeia: o Pacto Ecológico, as 100 cidades neutras em termos de emissões de carbono, as estratégias regionais de especialização inteligente, a transformação digital e a ciência aberta.
Nas atividades da Aliança PIONEER estão abrangidos, pelo menos parcialmente, sete dos temas programáticos e estruturantes da agenda europeia: transição urbana, vulnerabilidade, inclusão e saúde nas cidades; cidades sustentáveis e resilientes; transição digital; mobilidade, transição energética e natureza nas cidades. Estes programas temáticos estão delineados de modo abrangente, com vista a promover o trabalho académico inter e transdisciplinar, fazendo uso de diferentes tradições metodológicas, suscetíveis de se constituírem em efetivas agendas de ensino e investigação.
O campus europeu PIONEER basear-se-á no princípio da abertura: a Aliança PIONEER é concebida como uma aliança para todos, estudantes, pessoal docente e não docente, para que todos possam beneficiar da oportunidade de estudar ou trabalhar no estrangeiro, de descobrir novas culturas e de participar em projetos e estruturas comuns. O campus europeu aberto permitirá aos estudantes desenvolver três conjuntos de competências: linguísticas (ser capaz de estudar e trabalhar numa língua estrangeira), interculturais (capacidade de colaborar com estudantes e professores de diversas origens) e internacionais (alargar os seus conhecimentos através de abordagens comparativas em toda a Europa). O campus aberto PIONEER será também um ambiente onde os estudantes poderão deliberar e pôr em prática os valores europeus (democracia, direitos humanos e sustentabilidade). Esta educação promoverá a cidadania europeia e reforçará a empregabilidade dos estudantes e do pessoal docente e não docente em toda a Europa.
No âmbito da Aliança PIONEER, o Iscte é coordenador de um conjunto de projetos de que fazem parte algumas das universidades parceiras: