ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Contabilidade

Balanced Scorecard: uma revisão de estudos empíricos e teóricos entre 1997 e 2016

Autor
Mendes, Beatriz Soares
Data de publicação
14 Jun 2018
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Controlo de gestão
Balanced Scorecard
Performance
Contabilidade
Estudo empírico---1997-2016
Resumo
PT
O Balanced Scorecard (BSC) surgiu em 1992 pelas mãos de Kaplan e Norton como um sistema de medição de performance alternativo aos sistemas tradicionais que estavam desatualizados para a realidade competitiva do início dos anos 90. O artigo publicado em 1992 pela Harvard Business Review (HBR) foi determinante para a evolução da Contabilidade e Controlo de Gestão nas últimas décadas. Em 2017 celebra-se o 25º aniversário deste modelo, considerado uma das principais metodologias da Contabilidade e Controlo de Gestão. A sua relevância para a Gestão Estratégica e para o Controlo de Gestão é incontestável. Durante estes anos, o BSC foi alvo de grande interesse por parte de muitos investigadores, tornando-se num tópico de investigação relevante no campo da Contabilidade de Gestão. Também Kaplan e Norton foram desenvolvendo e introduzindo alterações ao modelo original procurando aproximar o BSC às necessidades da comunidade empresarial. O 25º aniversário do BSC (1992-2017) motivou a realização do presente estudo, que pretende efetuar uma revisão de estudos empíricos e teóricos relacionados com o BSC publicados entre 1997 e 2016 em revistas científicas da área do accounting.
EN

Relacionadas