Recursos em Acesso Aberto
AJOL - African Journals Online
A African Journals Online (AJOL) é a maior e mais relevante plataforma de periódicos académicos revistos por pares e publicados em África. É uma organização sem fins lucrativos que trabalha para aumentar o acesso online à investigação produzida e publicada no continente africano.
AidData
Base de dados abrangente sobre financiamento internacional e ajuda externa ao desenvolvimento, acompanhada por uma variedade de aplicações web inovadoras para a análise de dados.
American Psychological Association
Bibliografia e podcasts sobre os vários aspetos psicológicos da pandemia e do pós-pandemia.
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
O BASE oferece acesso a mais de 140 milhões de documentos de mais de 6.000 fontes. Cerca de 60% destes documentos estão em acesso aberto, pode filtrar resultados para ver apenas os documentos que estão disponíveis gratuitamente online.
Biblioteca Digital do Brasil
A Biblioteca Nacional Digital do Brasil integra mais de 2 milhões de documentos com vários dossiês temáticos.
Biblioteca Digital Hispânica
A Biblioteca Digital Hispánica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional de Espanha. Proporciona acesso gratuito a milhares de documentos de tipologia variada: livros, mapas, cartazes, partituras, gravações sonoras, entre outros.
Biblioteca Digital Mundial
Com o apoio da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos EUA, esta plataforma disponibiliza gratuitamente e em formato multilingue importantes fontes históricas provenientes de países e culturas de todo o mundo, fornecendo recursos para investigadores.
CORE
O Core é um agregador de conteúdos e funciona como um motor de pesquisa de publicações em acesso aberto gratuitas. Considerado como o maior agregador de acesso aberto do mundo, é um recurso muito útil para o estudo e a investigação.
DART - Europe E-theses Portal
Portal que permite o acesso a teses produzidas em várias universidades europeias, sendo da responsabilidade da LIBER - Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche.
DOAB - Directory of Open Access Books
Diretório de livros em acesso aberto, criado pela Open Access Publishing in European Networks Foundation e agrega cerca de 1450 livros científicos com peer-review de 49 editores.
DOAJ - Directory of Open Access Journal
Diretório que abrange todas as áreas temáticas e várias línguas. Oferece o acesso a mais de 1000 revistas científicas e académicas com arbitragem científica.
ELibM - Electronic Library of Mathematics
A Electronic Library of Mathematics (ELibM) contém publicações periódicas, monografias e outros recursos eletrónicos no campo da matemática. O acesso é gratuito, exceto nos periódicos com período de embargo.
Plataforma de ciência aberta com mais de 153.000 artigos de vários domínios científicos, com revisão por pares e indicadores bibliométricos por artigo.
A Gallica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França. Proporciona acesso gratuito a um vasto repositório de mais de 5 milhões de documentos entre livros, artigos de jornais, mais de uma centena de livros em formato EPUB, entre outros. Inclui apps para Android e iOS, bem como ligações a outras bibliotecas francófonas.
IMD World Competitiveness Online
Base de Dados do Institute for Management Development que contém dados e rankings sobre a competitividade das Nações.
A versão gratuita dá acesso a um menor número de critérios e dados dos rankings.
IMF e-LIBRARY
A e-LIBRARY do Fundo Monetário Internacional (FMI) simplifica a análise e a pesquisa com acesso direto a periódicos, livros, documentos de trabalho e estudos do FMI. Neste recurso encontrará informação sobre macroeconomia, globalização, desenvolvimento, comércio, demografia, mercados emergentes, política, redução da pobreza, entre outros temas.
ISSN International Portal (The)
O Portal Internacional ISSN é disponibilizado pelo ISSN International Center e permite listar todos os ISSNs atribuídos mundialmente a publicações em série. É a fonte de referência para identificação e acesso aberto de publicações periódicas.
MDPI Open Acess Journals
Pioneiro na publicação académica em acesso aberto, o MDPI apoia comunidades académicas desde 1996. Sediado em Basileia, na Suíça, o MDPI tem como missão promover o intercâmbio científico aberto. As publicações que disponibiliza são revistas por pares, garantindo que a investigação mais recente esteja disponível gratuitamente e que todo o conteúdo seja distribuído sob Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY).
Oapen
A Oapen - Online library and publication platform promove e apoia a transição para o acesso aberto dos livros académicos, fornecendo serviços de infraestrutura abertos às partes interessadas na comunicação académica.
OATD - Open Acess Theses and Dissertations
Repositório agregador de teses de mais de 1100 universidades que neste momento indexa mais de 4 milhões de registos.
OECD iLibrary
Portal de conhecimento da OCDE – Organização para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento que divulga e dá acesso a dados e análise da economia, sociedade, educação e ambiente em mais de 80 países. As suas publicações distribuem-se por 17 coleções temáticas de e-books, capítulos, periódicos, artigos e documentos de trabalho publicados desde 1998 e dados estatísticos desde o início dos anos 60 em várias línguas e formatos. Inclui também as publicações e estatísticas da IEA -International Energy Agency, NEA - Nuclear Energy Agency, OECD Development Centre e ITF - International Transport Forum.
Open Edition
O OpenEdition é um portal de recursos eletrônicos em ciências humanas e sociais. O portal permite a pesquisa e o acesso aberto e completo a milhares de livros, periódicos e eventos no âmbito das áreas científicas referidas.
Open Knowledge Repository (World Bank Group)
O Open Knowledge Repository é o repositório oficial em acesso aberto do Banco Mundial, disponibiliza um vasto conjunto de publicações da responsabilidade do Banco Mundial e em parceria com outras instituições.
Open Library of Humanities (The)
A plataforma OLH disponibiliza revistas académicas na área das ciências humanas, nomeadamente em disciplinas como línguas, culturas modernas, filosofia, teologia e história, teoria política, sociologia, antropologia, estudos sobre cinema, comunicação e humanidades digitais. Todos os artigos académicos estão sujeitos a rigorosa revisão por pares.
Open Research Library
A Open Research Library (ORL) pretende incluir todos os livros em acesso aberto a nível global numa plataforma fácil de usar, oferece atualmente o acesso a mais de 20.000 livros.
A Open Science Directory é uma ferramenta de pesquisa que contempla aproximadamente 13.000 revistas científicas em Acesso Aberto.
PAPERITY
É o primeiro agregador multidisciplinar de periódicos e documentos de acesso aberto.
PERSÉE
Persée é um portal da FLUC (ENS e Universidade de Lyon) especializado em revistas de várias áreas temáticas importantes.
Project Euclid Open Access
Acesso aberto a seleção de revistas de matemática e estatística de editores participantes no Projecto Euclid.
Projeto Gutenberg
O Projeto Gutenberg tem uma vasta coleção de livros de acesso gratuito que podem ser descarregados em formato EPUB ou Kindle, e centenas de audiolivros
A PLOS é uma organização cuja investigação é disponibilizada em várias revistas em acesso aberto. Além de publicar a sua própria investigação, a PLOS defende a aprendizagem e o acesso ao conhecimento em acesso aberto.
RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.
Sabinet
Esta plataforma disponibiliza em acesso aberto uma coleção de revistas electrónicas africanas em texto completo, inclui um conjunto vasto de revistas e também o African Journal Archive.
SAGE
Esta coleção em livre acesso inclui para além das mais recentes pesquisas médicas relacionadas com o COVID 19, as principais pesquisas sociais e comportamentais sobre o surto e suas consequências.
Scielo - Scientific Electronic Library Online
Biblioteca eletrónica que cobre uma coleção selecionada de revistas científicas de acesso livre. Faz parte de um projeto cujo objetivo é o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da literatura científica em formato eletrónico.
Semantic Scholar
O Semantic Scholar é um motor de pesquisa académico "inteligente". Utiliza machine learning para recolher a investigação mais relevante, facilitando a investigação.
Social Science Research Network (SSRN)
A SSRN é uma base de dados para investigação na área das Ciências Sociais e Humanas, inclui 846.589 trabalhos de investigação de 426.107 investigadores em 30 disciplinas. A maioria destes estão disponíveis gratuitamente, embora possa necessitar de uma inscrição para aceder a alguns serviços.
Springer Nature
Comprometida com a resposta global ao surto COVID-19, a Springer Nature disponibilza o acesso rápido e direto às mais recentes pesquisas, evidências e dados disponíveis.
Springer Open
Mais de 200 revistas de várias áreas científicas com peer review em acesso aberto.
Taylor & Francis Open Acess
O programa da Taylor & Francis para o acesso aberto a periódicos garante a qualidade e a integridade da investigação através de uma rigorosa revisão por pares, permite a promoção, divulgação e impacto da investigação e a sua reutilização através de uma variedade de licenças Creative Commons, podendo de forma rápida partilhar e publicar o seu trabalho online.
UNESCO Digital Library
A Biblioteca Digital da UNESCO é o repositório da memória institucional da UNESCO e uma fonte de informação de alta qualidade sobre as atividades da UNESCO (em educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura, comunicação e informação), com mais de 350.000 documentos de 1945 à atualidade.
Wiley Open Access
Plataforma em acesso aberto de revistas da Wiley em colaboração com entidades autorizadas e membros de conselhos editoriais de renome internacional.
World Bank
Noticias e informações sobre o impacto da pandemia na economia mundial.
World Science Journals
A World Scientific, como editora académica líder, está empenhada em ajudar a comunidade global na investigação e ensino, apoiando autores, investigadores e utilizadores a enfrentar os desafios da acessibilidade devido ao impacto do COVID-19.
WorldWideScience
A WorldWideScience é um motor de pesquisa que fornece acesso a bases de dados científicas de todo o mundo. Uma característica interessante é que oferece tradução automática, para que os utilizadores possam ter resultados de pesquisa traduzidos para o seu idioma preferido.