O Programa buddy (buddy system) é um sistema de tutoria em que os estudantes do Iscte oferecem o seu apoio aos recém-chegados estudantes em mobilidade internacional.
Desenvolvido pelo Serviço de Relações Internacionais, o buddy system constitui-se como um primeiro projeto de apoio interpares, destinado a estudantes em mobilidade no Iscte (estudantes estrangeiros) e a estudantes do Iscte em fase de preparação de uma futura mobilidade ou que já tenham participado num programa de mobilidade.
O mentor, aqui designado por buddy funciona como o contacto por excelência dos estudantes em mobilidade internacional, mesmo antes da sua chegada.
Como funciona?
- A cada estudante recebido pelo Iscte no 1º e 2º semestres, no âmbito dos programas de mobilidade, será atribuído um buddy. O estudante do Iscte inscrito no buddy system tem o dever de receber, acolher e ajudar à socialização dos estudantes em mobilidade internacional ainda antes da chegada a Lisboa.
- A cada buddy são atribuídos entre 1 a 4 estudantes em mobilidade internacional, tanto quanto possível da mesma Escola e da mesma área de estudo.
- Cada buddy é responsável por contactar os estudantes em mobilidade internacional que lhe forem atribuídos, ajudar, receber os estudantes à chegada e acompanhá-los ao longo do semestre no Iscte.
- O buddy deverá participar nas atividades sociais e de orientação académica, que ocorrem durante todo o ano, especialmente pensadas para integrar os estudantes estrangeiros.
Quais as vantagens em participar?
O Programa Buddy oferece múltiplas vantagens aos estudantes buddy, nomeadamente a possibilidade de internacionalização em casa.
O programa fomenta a proximidade entre estudantes de várias nacionalidades e permite o estabelecimento de contactos que se podem tornar duradouros e muito importantes para os estudantes que planeiem realizar uma mobilidade internacional, no futuro.
Para além disso, como esta participação é reveladora do grau de motivação dos estudantes envolvidos, cada buddy será avaliado e atribuída uma pontuação que será considerada para efeitos de seriação, caso o estudante decida apresentar, no mesmo ano letivo, uma candidatura a um programa de mobilidade (ler ponto “avaliação do buddy” para mais informações).
Pelo facto de estar inscrito e ter prestado apoio no âmbito do buddy system, o SRI vai emitir um certificado de participação ao buddy.
Processo e prazos de candidatura
Os estudantes interessados em participar no buddy system devem-se inscrever entre os dias 11 de junho e 30 de junho no formulário de inscrição.
Importa salientar que a candidatura ao programa se aplica ao ano letivo seguinte e que o buddy se compromete a acolher estudantes em mobilidade internacional no 1º e no 2º semestre.
Avaliação do buddy
Atendendo à participação no buddy system, a cada buddy será atribuída uma pontuação de até 20 pontos. Pode ainda haver lugar a uma penalização de -10 pontos, em caso de quebra de compromissos assumidos por parte do estudante buddy.
Esta avaliação do buddy atenderá a:
- Questionário de autoavaliação.
- Avaliação dada pelos estudantes em mobilidade internacional acolhidos no 1º semestre e/ou no 2º semestre.
Os questionários serão enviados aos estudantes no final do mês de outubro (para 1º semestre) e março (para 2º semestre).
Importa reforçar, que a avaliação atribuída ao buddy será considerada, para efeitos de seriação, caso o estudante decida apresentar, no mesmo ano letivo, uma candidatura a um programa de mobilidade.
Certificado de participação
O SRI emitirá uma declaração de participação a todos os estudantes que se inscrevam e participem no programa buddy.
Contacto
O buddy deverá prestar informações ao SRI de toda e qualquer alteração que possa surgir no decorrer do programa, para iro@iscte-iul.pt, ou por telefone para +351 217 903 000.