Perguntas frequentes

Posso apresentar a minha candidatura presencialmente?

Não. Todas as candidaturas a mestrados do ISCTE-IUL devem ser apresentadas online, no sistema de gestão académica FÉNIX. Aceda por aqui.

Em casos excecionais, quando ao candidato seja de todo impossível aceder a um dispositivo com ligação à internet, a candidatura pode ser realizada nos Serviços de Gestão do Ensino através da mesma plataforma.

Como é feita a avaliação e seriação dos candidatos?

A avaliação e seriação dos candidatos é feita de acordo com as normas regulamentares específicas de cada doutoramento. Não obstante as diferenças, todos os cursos têm em conta as seguintes dimensões:

  • Currículo escolar, em especial as áreas e classificações de mestrado e licenciatura;
  • Currículo científico, em especial a experiência de investigação e as publicações;
  • Experiência profissional.

 A classificação final de cada candidato é expressa numa escala de classificação numérica inteira de 0 a 20. Os candidatos aprovados que não sejam admitidos por falta de vagas ficam com o estatuto de suplentes, podendo ingressar no ciclo de estudo sem outras avaliações em caso de desistência dos candidatos admitidos durante o ano letivo a que se reporta a candidatura. Os resultados da seleção e seriação são comunicados aos candidatos, de acordo com o calendário definido, após homologação do diretor de doutoramento.

Como estão organizados os ciclos de estudos de doutoramento do ISCTE-IUL?

Os ciclos de estudos de 3.º ciclo doutoramento estão organizados segundo o sistema europeu de acumulação e transferência de créditos (ECTS).

De modo geral, têm a duração de 3 anos + 1 ano (6 a 8 semestres), aos quais correspondem 180 créditos e estruturam-se em duas componentes:

  • A realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, com um mínimo de 30 créditos (ECTS);
  • A realização de uma tese original especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo do conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, a que correspondem geralmente 120 créditos (ECTS).
  • Em alternativa à realização de uma tese original, em condições de exigência equivalentes e tendo em consideração a natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, o estudante pode optar por uma compilação de publicações.
Fui admitido ao doutoramento. Como posso proceder à minha matrícula e inscrição?

O candidato admitido deve proceder à matrícula e inscrição online nos prazos definidos pelo calendário do ISCTE-IUL. A inscrição é efetuada online, no sistema de gestão académica Fénix, nos prazos indicados, e são devidas taxas de matrícula, de inscrição e propina, nos termos dos regulamentos em vigor.

 Após a matrícula e primeira inscrição o candidato apresenta, para comprovativo, os originais, ou cópias autenticadas, dos documentos que entregou na candidatura, até 30 de outubro.

A inscrição no doutoramento pode ser feita em regime de tempo parcial, nos termos dos regulamentos em vigor. Os estudantes interessados em inscrever-se em tempo parcial devem dirigir-se aos Serviços de Gestão do Ensino.

Voltar ao topo