O Erasmus Mundus Joint Master on Coordinated Humanitarian Response, Health and Displacement (Human Response) tem como objetivo proporcionar um programa multidisciplinar único, agregando universidades europeias e africanas para a formação superior em na área da resposta humanitária, assistência em salvamento e deslocamentos contextos voláteis.
O HumanResponse estabelece uma plataforma educativa onde os parceiros europeus e africanos constroem uma força de trabalho global resiliente para enfrentar futuras crises humanitárias. No meio de conflitos actuais e da escalada de catástrofes climáticas, o HumanResponse aborda a necessidade premente de profissionalização dos trabalhadores em ação humanitária.
Porquê este programa
• Aumentar a profissionalização e a capacidade de coordenação
Dotar os profissionais de ação humanitária de capacidade estratégica e operacional necessária para a cooperação e coordenação das respostas humanitárias entre as várias partes interessadas.
• Reforçar a liderança localizada
Preparar estudantes e profissionais de países afectados por conflitos e desastres naturais, e outros, para ocuparem posições de liderança nacional e internacional na ação humanitária.
• Articular Teoria e prática
O currículo é leccionado por académicos e profissionais, enfatizando a aprendizagem baseada em metodologias de ensino que privilegiam a resolução de problemas e oportunidades de aplicação de conhecimentos, valorizando, articulando e promovendo experiências e conhecimentos globais.
Estrutura do programa
Semestre 1, Iscte (Portugal) - Introdução à Ação Humanitária, seus fundamentos teóricos, metodologia, saúde e gestão operacional e logística. Incide sobre uma abordagem global à ação humanitária.
Semestre 2, NTNU (Noruega) - Cursos de especialização em Saúde Global e metodologia de investigação avançada, bem como design e inovação humanitária (tecnologia e sistemas).
Entre o 2º e o 3º semestre (Escola de Verão obrigatória) - Módulo de duas semanas com ECTS que proporciona aos estudantes o contacto com instituições (Parceiros Associados) que implementam intervenções de salvamento em países afectados por crises humanitárias, nomeadamente Cabo Verde (entrada 1 - junho 2026).
Semestre 3, Makerere (Uganda) - apoio social, deslocamento e a intersecção entre a ajuda humanitária e a ajuda ao desenvolvimento, proporcionando um conhecimento em primeira mão das respostas humanitárias locais e altamente contextualizadas em contextos voláteis afectados por catástrofes naturais e provocadas pelo homem.
Semestre 4 – o percurso dos estudantes poderá incluir universidades e APs dos cinco continentes: Europa, Ásia, África, Médio Oriente e América do Sul para desenvolver a investigação e concluir a dissertação.
Ao longo dos dois anos, os estudantes têm a oportunidade de aprender uma língua em diferentes semestres: Português no 1º semestre, Kiswahili no 3º semestre e Espanhol ou Árabe no 4º semestre.
Unidades Curriculares obrigatórias:
Concepts, Fundamentals and Challenges in Humanitarian Action
Public Health in Humanitarian Action
Management in Humanitarian Action
Research Methodology
Advancing Public Health Perspectives
Innovation in Global Health
Humanitarian Design
Environment, Climate Change and Natural Resources
Conflict, Security and Development
Advanced Counselling in Social Work
Fieldwork/Internship
Dissertation in Coordinated Humanitarian Response
Field visits
Mais informações
Consultar o website do mestrado Erasmus Mundus Human Response.