Mestrados Erasmus Mundus

Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (EMJM) são programas de estudos internacionais, lecionados em conjunto por um consórcio internacional de instituições de ensino superior e financiados pela Comissão Europeia.

Cada estudante faz um percurso de estudo em pelo menos dois países da Europa. Parte dos estudos pode também decorrer num país fora da Europa, caso a Universidade desse país seja parceira do Mestrado Mundus.

Ao concluírem o programa de estudos, lecionado integralmente em inglês, os estudantes obtêm um diploma conjunto emitido, pelo menos, por duas instituições de ensino superior do consórcio.

O Iscte tem atualmente cinco Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus:

Human Response - Erasmus Mundus Master in Coordinated Humanitarian Response, Health and Displacement

O Erasmus Mundus Joint Master on Coordinated Humanitarian Response, Health and Displacement (Human Response) tem como objetivo proporcionar um programa multidisciplinar único, agregando universidades europeias e africanas para a formação superior em na área da resposta humanitária, assistência em salvamento e deslocamentos contextos voláteis.

O HumanResponse estabelece uma plataforma educativa onde os parceiros europeus e africanos constroem uma força de trabalho global resiliente para enfrentar futuras crises humanitárias. No meio de conflitos actuais e da escalada de catástrofes climáticas, o HumanResponse aborda a necessidade premente de profissionalização dos trabalhadores em ação humanitária.

Porquê este programa
       • Aumentar a profissionalização e a capacidade de coordenação
Dotar os profissionais de ação humanitária de capacidade estratégica e operacional necessária para a cooperação e coordenação das respostas humanitárias entre as várias partes interessadas.

       • Reforçar a liderança localizada
Preparar estudantes e profissionais de países afectados por conflitos e desastres naturais, e outros, para ocuparem posições de liderança nacional e internacional na ação humanitária. 

       • Articular Teoria e prática
O currículo é leccionado por académicos e profissionais, enfatizando a aprendizagem baseada em metodologias de ensino que privilegiam a resolução de problemas e oportunidades de aplicação de conhecimentos, valorizando, articulando e promovendo experiências e conhecimentos globais.

Estrutura do programa 
Semestre 1, Iscte (Portugal) - Introdução à Ação Humanitária, seus fundamentos teóricos, metodologia, saúde e gestão operacional e logística. Incide sobre uma abordagem global à ação humanitária.

Semestre 2, NTNU (Noruega) - Cursos de especialização em Saúde Global e metodologia de investigação avançada, bem como design e inovação humanitária (tecnologia e sistemas).  

Entre o 2º e o 3º semestre (Escola de Verão obrigatória) -  Módulo de duas semanas com ECTS que proporciona aos estudantes o contacto com instituições (Parceiros Associados) que implementam intervenções de salvamento em países afectados por crises humanitárias, nomeadamente Cabo Verde (entrada 1 - junho 2026).

Semestre 3, Makerere (Uganda) - apoio social, deslocamento e a intersecção entre a ajuda humanitária e a ajuda ao desenvolvimento, proporcionando um conhecimento em primeira mão das respostas humanitárias locais e altamente contextualizadas em contextos voláteis afectados por catástrofes naturais e provocadas pelo homem.

Semestre 4 – o percurso dos estudantes poderá incluir universidades e APs dos cinco continentes: Europa, Ásia, África, Médio Oriente e América do Sul para desenvolver a investigação e concluir a dissertação.

Ao longo dos dois anos, os estudantes têm a oportunidade de aprender uma língua em diferentes semestres: Português no 1º semestre, Kiswahili no 3º semestre e Espanhol ou Árabe no 4º semestre.

Unidades Curriculares obrigatórias:
Concepts, Fundamentals and Challenges in Humanitarian Action

Public Health in Humanitarian Action

Management in Humanitarian Action

Research Methodology

Advancing Public Health Perspectives

Innovation in Global Health

Humanitarian Design

Environment, Climate Change and Natural Resources

Conflict, Security and Development

Advanced Counselling in Social Work

Fieldwork/Internship

Dissertation in Coordinated Humanitarian Response

Field visits

Mais informações

Consultar o website do mestrado Erasmus Mundus Human Response.


SPOT - Erasmus Mundus Master in the Social Psychology of Transformation


Porquê este programa?


O Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Psicologia Social da Transformação (SPOT) é um programa de dois anos, que atribui 120 ECTS. Através deste programa, os estudantes serão formados como parte de uma nova geração de psicólogos - tanto profissionais como investigadores, desenvolvendo competências em liderança transformadora, conflito e cooperação, e psicologia ambiental.


Estrutura do programa


O Programa SPOT - Psicologia Social da Transformação centra-se na “Liderança Transformadora”, “Conflito e Cooperação” e “Ambiente e Sustentabilidade”. Envolve períodos de estudo obrigatórios na IPU Berlim (Alemanha), no ISCTE (Portugal) e na Universidade de Pádua (Itália), juntamente com um estágio de 20 ECTS, de preferência na Sérvia ou na Bósnia e Herzegovina. O currículo é composto por 10 módulos, incluindo uma escola de verão organizada pelos estudantes.


Semestre 1 (IPU Berlim)
Centra-se em conceitos fundamentais em 3 módulos e em práticas de investigação científica num 4º módulo:

  • Liderança Transformativa I (Transformações Societais | Dilemas Éticos | Liderança e Sustentabilidade)
  • Conflito e Cooperação I (Psicanálise e Dinâmica de Conflitos ou Epistemologia e Teoria do Sujeito | Psicologia Social da Violência ou Influência Social | Intervenções Orientadas para a Ação I)
  • Ambiente e Sustentabilidade I (Psicologia Ambiental | Transformação Digital e Sustentabilidade)
  • Métodos Avançados de Investigação (Oficina de Investigação | Desenho de Investigação Qualitativa | Métodos Transculturais ou Estatística Multivariada)


Semestre 2 (ISCTE Lisboa)
Centra-se nas forças motrizes por detrás dos conflitos socio-ambientais e na sua transformação em direção à sustentabilidade, desenvolvendo os conhecimentos adquiridos nos 3 módulos básicos:

  • Liderança Transformativa II (Psicologia Comunitária | Programas de Intervenção Social)
  • Conflito e Cooperação II (Trauma Social | Intervenções Orientadas para a Ação II ou Conflitos Intergrupais)
  • Ambiente e Sustentabilidade II (Ambiente, Justiça e Saúde | Psicologia Social e Ambiente)


Semestre 3 (Universidade de Pádua)
Centra-se na psicologia intercultural e inclui 1 módulo:

  • Diversidade Cultural em Psicologia Organizacional (Questões Transculturais em Psicologia do Pessoal | Direitos Humanos ou Psicologia da Inclusão e Sustentabilidade Social)


Estágio
Um estágio de 20 ECTS na Sérvia ou na Bósnia-Herzegovina, supervisionado por psicólogos profissionais, oferece uma experiência prática em sociedades pós-conflito no âmbito de processos de democratização, centrando-se no apoio psicossocial e em intervenções comunitárias. Os estudantes têm a garantia de colocação numa rede diversificada de ONG e organizações da sociedade civil nestes países.


Tese
Após a conclusão do estágio, os alunos elaboram uma tese de mestrado sob a supervisão de duas universidades parceiras, sendo necessária uma defesa oral para a obtenção do mestrado.


Mais informações

Consultar o website do mestrado Erasmus Mundus SPOT.

MAGMa - Erasmus Mundus Master in Managing Art and Cultural Heritage in Global Markets


Porquê este programa?

MAGMa - Erasmus Mundus Master in Managing Art and Cultural Heritage in Global, é composto por um consórcio de cinco instituições europeias de ensino superior (IES), oferecendo uma abordagem única e multidisciplinar ao domínio da arte e do património cultural. Cada IES oferece conhecimentos especializados em história das coleções, mercado da arte, direito da arte e do património e gestão e economia do património cultural. O mestrado combina modelos históricos, teóricos e práticos para dotar os profissionais das competências necessárias para navegar no complexo sector internacional da arte e do património cultural.
Oferece mobilidade integrada dentro e fora da Europa, com oportunidades de estágios em instituições artísticas e culturais públicas e privadas, palestras de académicos e profissionais de renome no mercado da arte, museus e organizações do património, bem como a oportunidade de frequentar escolas de verão ou de inverno em parceria com instituições como o Smithsonian Institution e a Universidade de Glasgow.

Percurso do programa

O programa é leccionado ao longo de 24 meses e inclui pelo menos três períodos de mobilidade.

1º semestre em Lisboa no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
2º semestre em Paris no IESA Arts and Culture
Escola de verão em Glasgow na Universidade de Glasgow (opcional)
3º semestre em Roterdão na Universidade Erasmus de Roterdão
Escola de inverno em Mumbai (opcional)
4º semestre em Lisboa, Paris, Roterdão ou Glasgow, com base no tópico de dissertação.

A conceção pedagógica deste programa pretende expor os estudantes a uma vasta gama de formatos de ensino, aprendizagem e avaliação, incluindo aulas teóricas, seminários orientados para a discussão, trabalho de equipa baseado em projectos, e-learning, dissertações, trabalhos escritos, exames e apresentações orais.

Mais informações

Consultar o website do mestrado Erasmus Mundus MAGMa.

Global-MINDS - Erasmus Mundus Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society


Porquê este programa?

O Mestrado Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade Social – Global-MINDS, é um mestrado de 2 anos, que confere 120 ECTS e que se foca nas perspetivas sobre questões sociais e sociais contemporâneas da Psicologia Social e Cultural. O mestrado é lecionado em inglês e foi concebido para proporcionar uma formação internacional de alta qualidade em conhecimentos científicos e competências práticas no domínio da psicologia social e cultural. Direcionado a alunos com licenciatura (ou grau equivalente) em Psicologia, permite o reforço da empregabilidade dos diplomados em Psicologia.

Percurso do Programa

O programa inclui a mobilidade obrigatória entre Universidades, sendo que uma rede internacional de parceiros associados assegura uma alta qualidade de estágios internacionais e apoio na entrada dos alunos no mercado de trabalho.
Os alunos poderão escolher entre 3 percursos dependendo da área onde pretendam focar os seus estudos: A - Cultura e Diversidade, B - Mobilidade e Sociedade e C - Inclusão e Saúde.

Este programa de Mestrado é lecionado em conjunto pelo Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Portugal); a Universidade de Limerick (Irlanda); a SWPS - Universidade de Ciências Sociais e Humanidades (Polónia) e a Universidade de Oslo (Noruega). No momento da candidatura ao programa, os alunos devem estruturar a sua preferência dentro das 3 opções de mobilidade possíveis:

Opção de mobilidade A (Cultura e Diversidade):

  • Semestre 1: Iscte-instituto Universitários de Lisboa
  • Semestre 2: Universidade de Limerick
  • Summer School na Universidade de Limerick                                                   
  • Semestres 3 e 4 - Iscte-instituto Universitários de Lisboa ou Universidade de Limerick

Opção de mobilidade B (Mobilidade e Sociedade):

  • Semestre 1: SWPS Universidade de Ciências Sociais e Humanidades
  • Semestre 2: Universidade de Oslo                                                                                         
  • Summer School na Universidade de Limerick                                                                   
  • Semestres 3 e 4 - SWPS Universidade de Ciências Sociais e Humanidades ou Universidade de Oslo

Opção mobilidade C (Inclusão e Saúde):

  • Semestre 1: SWPS Universidade de Ciências Sociais e Humanidades
  • Semestre 2: Universidade de Limerick                                                                                 
  • Summer School na Universidade de Limerick                                                               
  • Semestres 3 e 4 - SWPS Universidade de Ciências Sociais e Humanidades ou Universidade de Limerick

Mais informações

Consultar o website do mestrado Erasmus Mundus Global-MINDS.


ESWOCHY - Erasmus Mundus Master in Social Work with Children and Youth



Porquê este Programa?

O Mestrado Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens - ESWOCHY é um Programa de 2 anos e 120 ECTS, lecionado em inglês por um consórcio de 4 universidades: Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), a Mykolas Romeris University (Lituânia), a Universidade de Riga (Letónia), a Universidade Católica de Ruzomberok (Eslováquia). O Mestrado Erasmus Mundus ESWOCHY assenta em três pilares:

  • Perspetiva humanística;
  • Comunicação intercultural;
  • Trabalho social digital.

O Mestrado tem como objetivo preparar profissionais a nível internacional e intercultural para o serviço social com jovens e crianças.

O Programa de estudos foi concebido para formar especialistas com as seguintes competências:

  • Conhecimento de políticas nacionais e europeias relativamente a crianças e jovens;
  • Conhecimento sobre direitos humanos e diversidade;
  • Capacidade de planeamento, coordenação e inovação em serviço social;
  • Capacidade de organização efetiva de trabalho social com vários grupos jovens;
  • Capacidades de mediação para assegurar o diálogo entre diferentes grupos étnicos.

Percurso do Programa

Ao longo do seu percurso académico os/as alunos/as percorrerão diferentes universidades:

  • Semestre 1 - Universidade Mykolas Romeris (Lituânia)
  • Semestre 2 - Universidade Riga Stradins (Letónia)
  • Semestre 3 - Universidade Católica de Ruzomberok (Eslováquia)
  • Semestre 4 - Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Portugal)

Mais informações

Consultar o website do mestrado Erasmus Mundus ESWOCHY.


Financiamento

Os EMJM atribuem bolsas de estudo financiadas pela UE aos melhores estudantes selecionados anualmente.

A bolsa Erasmus Mundus cobre:

1. Subsídio de subsistência mensal: 1.400€ durante 24 meses

2. Custos da participação dos estudantes no mestrado (nomeadamente, propinas, despesas relacionadas com a utilização de bibliotecas ou laboratórios, seguro): 9.000€ por ano 


eacea
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...