Tuition fee EU nationals (2024/2025)
5000.00 €Programme Structure for 2024/2025
Curricular Courses | Credits | |
---|---|---|
Critical Studies and Deontology in Media
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Digital Genres, Editorial Line-Up and Journalism Sources
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
E-Content
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Digital Storytelling
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Reporting, Interviewing and Investigative Reporting
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Internship in Journalism
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Media Management and Production
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Networked Journalism, Internet and Society
6.0 ECTS
|
Common Branch | 6.0 |
Journalism, Politics and Economy
6.0 ECTS
|
Optional Courses | 6.0 |
Lture, Society and Science in Journalism
6.0 ECTS
|
Optional Courses | 6.0 |
Data Driven Journalism and Data Visualization
6.0 ECTS
|
Optional Courses | 6.0 |
Sports Journalism
6.0 ECTS
|
Optional Courses | 6.0 |
Social Media and Community Management
6.0 ECTS
|
Optional Courses | 6.0 |
Technology, Journalism and Creativity
6.0 ECTS
|
Optional Courses | 6.0 |
Critical Studies and Deontology in Media
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | explicar o papel do jornalismo global na sociedade de hoje
OA2 | analisar criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado em uma grande variedade de contextos sociais e políticos
OA3 | comparar e contrastar o papel do jornalismo em contextos que variam desde o mainstream aos meios de comunicação alternativos
AO4 | avaliar as conexões normativas e empíricas entre o jornalismo de media, a produção de notícias e considerações éticas
AO5 | avaliar criticamente as discussões contemporâneas sobre a natureza mutável do jornalismo e as suas implicações para a compreensão cultural e democracia
AO6 | Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
CP1-Do fim do império do programador
a.Da arrogância dos jornalistas à ditadura das audiências
b.Overload!, vazio e mediação jornalística
c.Poder da imagem e da palavra. O olhar do repórter
CP2-Mercado, média e democracia
a.Razão editorial vs razão empresarial
b.Jornalismo sem informação; informação sem jornalistas.
c.Do Daily Show ao fim do NYT
CP3-Redes sociais e Mr. Gates II
a.Actos de jornalismo e the part-time people
b.De guardião a guia - moratória a Mr. Gates
c.Revolução, refundação, reinvenção?
CP4-Autonomia do campo e novos imperativos éticos
a.A história inacabada de uma autonomia sempre sob ameaça
b.Credibilidade, responsabilidade social e individual
c.Jornalismo enquanto serviço público
CP5-O próximo jornalismo
a.Jornalismo tradicional e FON (future of news) consensus
b.Para uma carta de princípios éticos e profissionais
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%);
2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Relatório "Post-Industrial journalism: Adapting to the Present", C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, Tow Center for Digital Journalism, Columbia Journalism School, 2012, disponível em http://www.niemanlab.org/2012/11/post-industrial-journalism-a-new-columbia-report-examines-the-disrupted-news-universe/?utm_source=Daily+Lab+email+list&utm_medium=email&utm_campaign=4757806f57-DAILY_EMAIL
Projecto Jornalismo e Sociedade (2012), "Para uma carta de princípios do jornalismo na era da Internet", disponível em http://estadodasnoticias.info/principios/
Silverstone, Roger (2007), Media and Morality- On the rise of the mediapolis, Cambridge: Polity Press.
Rosen, Jay (2010), "The Journalists Formely Known as the Media: My Advise to the Next Generation". Lição inaugural do curso de jornalismo de Science Po, Paris, em 2 de Setembro de 2010, resumo disponível em htpp://jayrosen.posterous.com/the-journalists-formely-known-as-the-media-m
Pinto, Manuel (coordenador) et al. (2011) , Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, disponibilizado pela ERC em http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS80Mi4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6NTA6ImVzdHVkby1lZHVjYWNhby1wYXJhLW9zLW1lZGlhLWVtLXBvcnR1Z2FsLXZlcnNhby1wIjt9/estudo-educacao-para-os-media-em-portugal-versao-p
Kovach, Bill & Tom Rosenstiel (2007), The elements of journalism, New York, Three Rivers Press
Natalie Fenton (edited), 2010, New Media, Old News. Journalism & Democracy in the Digital Age, London, Sage, 102-118.
Gomes, Adelino (2012) Nos bastidores dos telejornais. RTP, SIC e TVI, Lisboa, Tinta da China
Garcia, José Luís (2009) (org.) Estudos sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do Século XXI, Lisboa, ICS.
Castells, Manuel (2009) Communication Power, New York: Oxford University Press, Inc.
Castells, Manuel, João Caraça & Gustavo Cardoso (ed.), 2012, Aftermath. The Cultures of the Economics Crisis, Oxford, Oxford University Press
Cardoso, Gustavo, Rita Espanha e Vera Araújo (2009) (orgs.) Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto, Porto Editora.
BBC College of Journalism (2009) -The Future of Journalism‖, CoJo Publications:1 disponível em htpp://www.bbc.co.uk/blogs/theeditors/future_of_journalism.pdf.
Authors:
Reference: null
Year:
Digital Genres, Editorial Line-Up and Journalism Sources
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | distinguir aos géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem)
OA2 | identificar os géneros jornalísticos digitais ou a destruição do género jornalístico
OA3 | explicar a navegação e usabilidade na web, o jornalismo por ecrã
AO4 | distinguir diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos
AO5 | resolver o alinhamento num jornal televisivo e num programa de informação
AO6| distinguir as redes sociais num site e num programa de informação
AO7 | identificar o meio, a audiência e o alinhamento: a ditadura do utilizador
AO8| categorizar trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas
AO9| resolver relacionamento com fontes (oficiais e informais)
AO10| avaliar as redes sociais e a internet como fonte de informação
AO11| avaliar o acesso direto do público às fontes de informação
1. - Géneros digitais
1.Os géneros jornalísticos tradicionais
2.Os géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem)
3.Os géneros jornalísticos digitais
4.Twitter ou a destruição do género jornalístico
2. - Alinhamento
1.A navegação na web
2.A usabilidade na web
3.O jornalismo por ecrã
4.Diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos
5.O alinhamento num jornal televisivo
6.O alinhamento num programa de informação
7.As redes sociais num site e num programa de informação
8.O meio, a audiência e o alinhamento: a ditatura do utilizador
9.Trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas
3. - Fontes jornalísticas
1.Relacionamento com fontes
2.Fontes oficiais
3.Fontes informais
4.As redes sociais como fonte de informação
5.A internet como fonte de informação
6.O acesso direto do público às fontes de informação
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final.
2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA
Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã;
Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Quinn, Stephen e Vicent F. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Authors:
Reference: null
Year:
E-Content
At the end of the UC the student should:
OA1 | describe the process of creating multimedia and interactive journalistic works
OA2 | evaluate webcopywriting techniques and ways of structuring content
OA3 | identify research forms and project organization processes
OA4 | describe process and editing tools and publishing
OA5 | compare new content formats, interactivity and interaction
OA6 | solve writing for paper and the web
OA7 | resolving editing and publishing of sound for radio, web and TV
OA8 | resolve editing and publishing of video for web and TV
OA9 | resolving editing and publishing of paper and web photography
1. - New languages of journalism
1.News
2. Chronicle
3.Opinion
4. Interview
2. - New techniques, technologies and tools
1.To the minute
2.Hyperlinks
3. Related news
3. - New work processes in the new media
4. - Tell stories using new formats, features and platforms
1.The image and text
2.SEO: the journalist as diffuser (contrary to what happens in other media, where there is someone to do this work)
3. Write to be read, to be discovered
4. The importance and dependence of agency information
5. - Working as a team
6. - The multidisciplinary view of content production
1.Webcopywriting techniques
2.writing for paper and the web
7. - Production, edition and publication of sound for radio, web and TV
8. - Production, edition and publication of video for web and TV
9. - Production, edition and publication of paper and web photography
1) Over the academic period: attendance (and punctuality) equal to or greater than 80%, participation and group exercises (evaluated at 20%); content: writing, audio, image and video, (20% of the grade). 2) Evaluation of the contents produced within the scope of the CU. The total work time required for the production of this work is counted in 20h of research and / or field. They are approved with a grade higher than 9.5 in both assessments (only 2 absences are allowed).
Title: Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã;
Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Felder, Lynda (2012) Writing for the web: creating compelling web content using words, pictures and sound, New Ryder, Berkeley, Califormia;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Authors:
Reference: null
Year:
Title: "EyeTrack 2007", Poynter Institute;
Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã
Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;
Camus, Juan Carlos (2010) "Tienes cinco segundos", e-book, edição do autor, Santiago do Chile
Authors:
Reference: null
Year:
Digital Storytelling
No final da UC o estudante deverá:
OA1| identificar de forma analítica e crítica as multiplicidades do conteúdo,
OA2| distinguir os elementos dos média tradicionais (texto, som, imagem fixa e vídeo) para chegar aos elementos multimédia
OA3| explicar a relação entre papel vs. ecrãs, explorando o que se lê e como se lê nos ecrãs,
AO4| descrever a os pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais, centrando-se no que é uma constante e as suas diferenças fundamentais
AO5| descrever as as narrativas lineares e não lineares
AO6| descrever a multimedialidade dos conteúdos
AO6| explicar o transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa)
AO7| explicar os meios e canais de distribuição e a evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento)
AO8| categorizar as várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)
1. - As multiplicidades do conteúdo
1.Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia/multimédia
2.Papel vs. ecrãs
3.O que se lê e como se lê nos ecrãs
4.Pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais
2. - Narrativas lineares e não lineares
1.Formas de estruturação de conteúdos
2.Pesquisa e processos de organização de projetos
3.Gestão do desenvolvimento de um projecto
3. - Multimedialidade dos conteúdos
1.Pensar multimédia e interativo
2.Interatividade e interação
4. - Transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa)
1.meios e canais de distribuição
2.evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento)
3.Técnicas de webcopywriting
5. - As várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)
6. - Estratégias de publicação multiplataforma e multicanal
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos para integrar um projeto multimédia final.
2) Avaliação do projeto multimédia final composto pelos conteúdos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O projeto é composto pela planificação de um dossiê multimédia e produção desse projeto, no qual deverá pôr em prática as vertentes abordadas na UC. O dossier multimédia consiste em duas partes, com a primeira a valer 30% da nota e a segunda 50% da nota final. A primeira fase consiste na planificação do projeto escolhido pelo aluno, na vertente por si escolhida, tendo em conta as especificações e exemplos dados em aula para aquilo que é um bom conteúdo, tanto do ponto de vista de estrutura como da riqueza e criatividade dos conteúdos. A segunda fase consiste na produção de uma maquete funcional, a publicar online, seguindo o plano anterior e as recomendações do docente.
O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do projeto representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press;
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann;
Zelizer, Barbie (organização) (2009) The changing faces of journalism - tabloidization, technology and truthiness, Routledge, Oxon, Canadá;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, EUA;
Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã;
Jenkins, Henry (2006) Convergence culture, New York University Press, Nova Iorque;
Authors:
Reference: null
Year:
Reporting, Interviewing and Investigative Reporting
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | identificar o jornalismo de investigação
OA2 | descrever a evolução histórica do jornalismo de investigação
OA3 | explicar o jornalismo de investigação
AO4 | descrever a reportagem de investigação e desfazer os seus mitos
AO5 | descrever as várias realidades e processos de reportagem, desde a hipótese, os métodos, a documentação e as fontes abertas, oficiais e privadas
AO6| explicar os fundamentos da reportagem: conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade
AO7 | explicar as técnicas de reportagem e o tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material
AO8 | explicar o que é a entrevista
AO9 | identificar exemplos positivos e negativos de entrevista
AO10| descrever a preparação e investigação, o perfil do entrevistado, as perguntas e as questões de emoção e credibilidade
1. - O jornalismo de investigação
1.Definições - Jornalismo convencional vs Jornalismo de investigação
2.História - Tradição e grandes repórteres
3.Evolução - A afirmação e a crise do jornalismo de investigação
4.A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea
5.Os profissionais - who's who, organização, funções e objectivos
2. - A reportagem de investigação
1.Introdução - mitos e realidades
2.A hipótese
3.A estratégia - métodos
4.A documentação
5.Fontes abertas (incluindo electrónicas: web, sinais - comunicações, radares, imagem, etc.)
6.Fontes humanas oficiais e privadas ON THE RECORD e OFF THE RECORD - incluindo motivações (teoria MISE)
7.A verificação dos factos (fact-checking)
8.A definição da estrutura narrativa
9.A divulgação da reportagem
10.O seguimento (follow-up)
3. - A reportagem
1.A História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário colectivo.
2.Dogmas : representação da realidade ou interpretação dos
3.acontecimentos? Objectividade vs Subjectividade.
4.Novo Conceito do Jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade).
5.Televisão - A idade da maturidade?
6.Imprensa - O Futuro é ontem?
7.Rádio e Web - conceitos.
4. - As técnicas de reportagem
1.Opções e mutações do jornalismo contemporâneo: hiperconcorrência e lógica financeira, económica e política para tutelar as práticas e o discurso dos actores sociais.
2.O Directo ou a vitória do repórter (tv/rádio/web).
3.Tipos e técnicas do Directo (tv/rádio/web).
4.A evolução do Directo (tv/rádio/web).
5.Vox Populi - mitos, princípios éticos e facilitismo.
6.Regras e métodos - conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade.
7.O tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material.
8.A interpretação dos factos e a apresentação do acontecimento (ângulo).
9.A contextualização e a análise (na perspectiva da procura de um acréscimo de significado).
10.A narrativa: vocabulário, estilo, impressões (e sentido critíco), atmosfera, "côr", tom e concisão.
11.Associação texto/imagem/som (tv/rádio/web).
12.Conclusões: O monopólio da mediação (ou deliberação) no espaço público.
5. - Entrevista
1.A entrevista jornalística em televisão . Conceitos gerais.
2.A entrevista política
3.A entrevista de personalidade
4.A arte da pergunta
5.Tipologia de perguntas. Elaboração do questionário. Alinhamento do questionário
6.As regras da entrevista
7.A entrevista e o debate : Semelhanças e diferenças. O papel do moderador
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final.
2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Gall, Sandy (1983) "Don't worry about the money now", New English Library, Sevenoaks (Kent, GB)
Moeller, Susan (1999) "Compassion Fatigue - How the media sell disease, famine, war and death", Routledge, Nova Iorque
Chancellor, John e Mears ,Walter R. (1983) "The news business", Harper & Row Publishers, Nova Iorque
"Stalking the feature story" (1979) William Ruehlmann, Vintage Books, Nova Iorque,;
Brady, John (1977) "The craft of interviewing", Vintage Books, Nova Iorque,
Pinto, Mário (2006) "Como evitar o atamancado do 'Jornalês'", Papiro Editora, Lisboa,;
"Repórteres e Reportagens de Primeira Página", II Volume, 1910-1926, Conselho de Imprensa, Lisboa;
"Repórteres e Reportagens de Primeira Página", I Volume,1901-1910, Conselho de Imprensa, Lisboa;
"Grandes repórteres portugueses da I República", Foto-Jornal, Colecção Grande Reportagem, Lisboa 1986;
Lage, Nilson (2001) "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística" Record, Rio de Janeiro;
Halperín, Jorge (1998) "La entrevista periodística: intimidades de la conversacíon pública" Paidós, Buenos Aires;
Grijelmo, Alex (2001) "El estilo del periodista" 7 edicion, Taurus, Madrid;
Cotteret, Jean-Marie (1991) "Gouverner c'est parâitre" Presses Universitaires de France, 1991 ;
Charon, Yvan (1995) "A entrevista na televisão" Editorial Inquérito;
Authors:
Reference: null
Year:
Internship in Journalism
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | Descrever as melhores formas de prática jornalística
OA2 | Identificar as fontes corretas para a produção de cada peça jornalística
OA3 | Aplicar as técnicas jornalísticas corretas em cada situação prática
OA4 | Construir peças jornalísticas aplicando os conhecimentos adquiridos na pós-graduação
1. Organização do processo de colocação dos alunos em estágio;
2. Informar e esclarecer os alunos sobre as áreas de estágio e instituições de acolhimento disponíveis;
3. Definição do local de estágio e do seu período de realização;
4. Preparação para integrar o local de estágio;
5. Formalização do estágio: elaboração do protocolo, identificação do orientador externo responsável, elaboração, em conjunto com a Media Capital, do plano de trabalho, definição dos objetivos gerais do estágio;
6. Integração nas atividades regulares da organização/instituição, no âmbito das respetivas valências do jornalismo;
7. Pré-relatório de estágio com a caraterização da área da organização onde decorre o estágio;
8. Exposição na aula das atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico;
9. Orientação do relatório de estágio;
10. Elaboração do relatório final de estágio.
A avaliação é feita pelo Professor responsável pela UC e pelo Orientador de Estágio, segundo os seguintes critérios:
i)Pré-relatório de estágio: ponderação de 10%;
ii)Relatório individual de estágio: ponderação de 50%;
iii)Exposição na aula: ponderação de 10%;
iv)Avaliação do orientador de acolhimento: ponderação de 30%.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas avaliações.
Title: QUIVY, R., L. CHAMPENHOUD. 2003. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa. Gradiva.
PORTA, Donatella Della, KEATING Michael (eds.). 2008. Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge. Cambridge University Press.
PIMENTEL Duarte. 2011. Sociologia da Empresa e das Organizações. Uma breve introdução a problemas e perspectivas. Lisboa. Escolar Editora.
NEVES José G., GARRIDO Margarida, SIMÕES Eduardo. 2008. Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática. Lisboa. Editora SÍLABO.
Authors:
Reference: null
Year:
Media Management and Production
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | explicar de forma analítica e crítica o Sector dos Media em Portugal
OA2 | analisar criticamente a evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media
OA3 | avaliar as chaves na gestão dos Media: os Gestores
AO4 | distinguir Realidade Global e Espaço Local
AO5 | analisar os Media e o Sector Público: O papel do Estado
AO6| explicar o negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho e o valor acrescentado da língua portuguesa
AO7 | identificar os fundamentos, necessidades, riscos, condicionantes e processos da produção colaborativa nos média
AO8| distinguir novas ferramentas e práticas de produção
AO9| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
1. - A gestão de Comunicação Social, um equilíbrio sensível
1.Empresas públicas e empresas privadas de comunicação social: o que as aproxima e o que as separa
2.Dimensão internacional e diversidade: dos media tradicionais aos novos media
3.O Sector dos Media em Portugal
4.A evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media
5.As chaves na gestão dos Media. Os Gestores.
6.Os Media e o Sector Público: O papel do Estado
7.Realidade Global e Espaço Local
8.Os Grandes Operadores internacionais
9.O negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho
10.A Regulação e o enquadramento legal
11.O valor acrescentado da língua portuguesa
2. - Produção nos media
1.Fundamentos, necessidades, riscos e processos
2.As restrições do tempo e espaço
3.A pressão da convergência e multiplicidade de meios de publicação
4.Produção colaborativa
5.A estrutura de produção dos media e dos grupos de media
6.A emergência de novas ferramentas e práticas
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%);
2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Croteau & Hoynes (2005), "The Business of Media", Pine Forge;
Cowhey & Aronson (2009), "Transforming Global Information and Communication Markets", The MIT Press;
Bruns, Axel "Gatewatching: Collaborative Online News Production";
Schudson, Michael, "The sociology of News Production";
"A World of Connections", The Economist, Special Report on Telecoms, 2007;
"Global Brands", Financial Times Special Report, abril 2007;
"The 21 st-century organization", Mckinsey Quarterly, 2005, Number 3;
Global Entertainment and Media Outlook: 2008-2012, PriceWaterhouseCoopers;
Relatório e Contas, Media Capital, Impresa, RTP, Cofina, ZON, PT;
Goodman, Fred "Warner Music, and an Industry in Crisis";
Kimmel, Daniel M. "The Dream Team: The Rise and Fall of DreamWorks" ; "The Fourth Network: How Fox broke the Rules and Reinvented Television";
Wol, Martin "Por qué funciona a Globalização", Dom Quixote;
Krugman, Paul "The Return of Depression Economics and the Crisis of 2008", W. W. Norton & Co Ltd;
Authors:
Reference: null
Year:
Networked Journalism, Internet and Society
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | explicar de forma analítica e crítica as transformações do jornalismo nas vertentes produção, distribuição e fruição
OA2 | analisar criticamente o jornalismo ao ritmo da internet, a emergência de novas ferramentas e práticas, a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas
OA3 | avaliar a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação e o crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência
AO4 | distinguir o jornalismo como bem público
AO5 | analisar a transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo.
AO6 | criticar a psicologia social das relações mediadas por computador, telefones móveis, internet e contatibilidade permanente,
AO7| distinguir Internet e sociedade: visões e realidades e o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana
AO8| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
1.As transformações do jornalismo: produção, distribuição e fruição
i.o jornalismo ao ritmo da internet
ii.A emergênca de novas ferramentas e práticas,
iii.a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas,
iv.a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação
v.Crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência
2.Crise dos média, oportunidade dos jornalistas
i.O jornalismo como bem público
1.Num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca
2.Transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo
3.A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização
i.A psicologia social das relações mediadas por computador
ii.Telefones móveis, internet e contatibilidade permanente
iii.Internet e sociedade: visões e realidades
4.O papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana
i.A fratura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento
ii.A relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%);
2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London;
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;
Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum;
Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press;
Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press;
Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage;
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press;
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann;
Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg;
Authors:
Reference: null
Year:
Journalism, Politics and Economy
Title: Croteau & Hoynes (2005) “Corporate Media and the Public Interest”, Pine Forge.
Fisher, Eran (2010), Media and New Capitalism in the Digital Age, Palgrave Macmillan;
Dolfsma & Soete (eds.) (2006), Understanding the dynamics of a knowledge economy, Edward Elgar;
Calabrese & Sparks (Eds.) (2004), Toward a Political Economy of Culture, Rowman and Littlefield;
Silverstone, Robert (2006) “Media and Morality: On the rise of the Mediapolis”, Cambridge: Polity;
C. Paterson, and A. Sreberny (eds) (2004) “International News in the 21st Century”, Eastleigh: John Libbey Publishers for University of Luton Press;
G. Muhlmann, A Political History of Journalism Cambridge: Polity 2008;
De Burgh (2005) “Making Journalists” London: Sage; Hafez, K. “The myth of media globalization” Cambridge: Polity;
Cottle, S. (2009) “Global Crisis Reporting” Milton Keynes, Open University Press, 2009;
Authors:
Reference: null
Year:
Lture, Society and Science in Journalism
Title: Lash & Lurry (2007) “Global Cultures industry” Polity.
Rowman & Littlefield; Montgomery, K. (2009) “Generation Digital” MIT Press;
O' Sullivan, T. (et al. Eds.) (2009) “Globalization and culture: global mélange”,
Mattelart, A. (1997), “História das Teorias da Comunicação”, Lisboa, Campo das Letras;
Mansell, R.[et al.] (Eds.) (2007) “The Oxford Handbook of ICT”, Oxford U Press;
Lash & Lurry (2007) “Global Cultures Industry” Polity Press;
Lievrouw & Livingstone (Eds.) (2009) “New Media”, Sage;
Jensen, K. B. (2010), “Media Convergence” Routledge;
Authors:
Reference: null
Year:
Data Driven Journalism and Data Visualization
OA1 | describe analytically and critically the data journalism definitions
OA2 | identify what new developments data journalism brings
OA3 | describe open data policies: at the governmental level, the scientific level and business level
OA4 | explain the challenges of data journalism in today's society
OA5 | identify new profiles and competencies for journalists and sustainability models for data journalism
OA6 | know how to extract data and find the right sources
OA7 | identify techniques and tools to analyze data
OA8 | identify techniques and tools to visualize data
1.Data journalism characterization:
1.2Definitions
1.3Differentiating from other 'types' of journalism
1.4What is new with data journalism
1.5data journalism's evolution
2.Open data policies and new technologies
2.1Main axes of open data policies: the governmental level,the scientific level and business level
2.2European and national policies on open data
2.3Information and communication technologies and new media's contribution for open data policies
3.Challenges of data journalism in today's society
3.1journalist's new profiles and competencies
3.2Sustainability models for data journalism
4.Data journalism is primarily journalism
4.1ethics
4.2Reflection on the role of journalism in the world of 'Big Data'
5.Extracting data
5.1Finding the right sources
5.2Data Extraction Tools
6.Analyze data
6.1Techniques for analysis
6.2Tools for analyzing data
7.Data Visualization
7.1Visualization techniques
7.2Data visualization tools
2 stages:
1)Throughout the semester: attendance and punctuality less than 80% and oral participation (10%)
2)Individual written work. The time for the job is booked at around 20h of library research and/or fieldwork.Final version represent 70% of the grade. The originality and innovation in research work for writing the article will contribute 20%.
Students with higher grades than 9.5 on the 2 reviews are approved (2 absences allowed)
Alternative: a final written exam representing 100%
Title: McChesney, Robert W., «Rich Media Poor Democracy».
Coleman, Stephen; Blumler, Jay G. - «The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy»;
Dai, Ming; Herzog, David; Fleming, Ken - «U.S. Newspaper Reporters? Perceptions and Use of Government Data»;
Yiu, Chris - «The big data opportunity»;
Aitamurto, Tanja; Sirkkunen, Esa; Lehtonen, Pauliina - «Trends In Data Journalism»;
Thereaux, Olivier «How open data is redefining the roles of the journalist, audience and publisher»;
Vários - «The data journalism handbook»;
Authors:
Reference: null
Year:
Sports Journalism
Title: Sobral, Luís (1999) “Introdução ao Jornalismo Desportivo», Cenjor e Cnid, Lisboa
Shank, Matthew (2005) “Sports Marketing”, Pearson Prentice Hall, Nova Jersey
Dionísio (coord) (2009) “Casos de Sucesso em Marketing Desportivo”, Livros d’hoje, Publicações Dom Quixote, Lisboa,
Authors:
Reference: null
Year:
Social Media and Community Management
Title: McChesney, Robert W. “Rich Media Poor Democracy”.
Blumler, Jay G. “The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy”;
Webster, Frank (ed.) (2004) “The Information Society Reader” Routledge, Londres;
Van Dijk, Ian (1999) “The Network Society. Social Aspects of New Media” SAGE;
Castells, Manuel (2002) “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura ? A Sociedade em Rede” Lisboa, FCG;
Authors:
Reference: null
Year: