O Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática (METI) forma engenheiros capazes de resolver os grandes desafios que a Sociedade da Informação coloca à competitividade das empresas e das nações.
Após a conclusão do curso, os mestres em Engenharia de Telecomunicações e Informática serão capazes de analisar, avaliar, projetar e gerir sistemas de telecomunicações avançados (com ênfase em redes móveis 4G/5G e redes óticas), bem como todo o tipo de serviços, redes e sistemas informáticos associados.
Tendo em conta este objetivo são conferidas competências em áreas como:
· Sistemas e redes de telecomunicações (móveis, óticas e satélite)
· Sistemas embebidos
· Sistemas de informação distribuídos
· Cibersegurança
· Inteligência e gestão de redes e serviços,
· Gestão financeira de empresas e projetos,
· Sistemas de comunicação multimédia
· Internet das Coisas (IoT)
· Aprendizagem automática.
Com uma duração de 2 anos, o METI permite completar a formação de 5 anos em engenharia que é iniciada na Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática do Iscte. Também pode ser frequentado por qualquer licenciado em engenharia de telecomunicações e informática, engenharia eletrotécnica, engenharia informática ou em engenharias de áreas afins provenientes de outras instituições de Ensino Superior.
Aspetos a destacar no curso:
· Oferta de horários diurno e pós-laboral.
· Adequação de uma parte do curso de acordo com as preferências do estudante através da oferta de um leque vasto de optativas que cobrem diversos tópicos emergentes na área das Telecomunicações e Informática, possibilitando a especialização em áreas temáticas como Redes de Telecomunicações ou Internet das Coisas.
· Corpo docente, altamente qualificado, ligado não apenas à investigação científica de topo através da ligação dos seus docentes ao Instituto de Telecomunicações e ao ISTAR-IUL, mas também à atividade empresarial.
· O contexto privilegiado do Iscte na área da gestão assegura uma formação diferenciada, potenciando a formação de engenheiros de qualidade, habilitados a trabalhar como quadros técnicos de topo.
· Sendo uma área tecnológica em contínuo crescimento, a taxa de empregabilidade dos mestres em Engenharia de Telecomunicações e Informática é de 100% sendo os seus principais empregadores as grandes empresas das áreas de telecomunicações e informática, nomeadamente, operadores, fabricantes de equipamento, fornecedores de serviços, consultores, etc.
· O METI foi reconhecido pela ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education, entidade europeia responsável pela emissão da Marca de Qualidade EUR-ACE e representada em Portugal pela Ordem dos Engenheiros, como um curso de referência e qualidade no Ensino Superior, atribuindo aos seus formandos o título de EURopean ACcredited Engineer.
Duplo Grau
Este programa tem uma parceria de duplo grau com a Shanghai Maritime University (SMU) (https://en.shmtu.edu.cn/) o que possibilita que os estudantes interessados possam fazer parte do curso na SMU em Shanghai. As candidaturas ao duplo grau têm lugar após a inscrição no programa de mestrado, numa data específica a anunciar.
Informações Gerais