O “Programa Inter-Universitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global” (PIUDHIST) resulta de uma parceria estratégica entre quatro instituições universitárias portuguesas: o Iscte (através do Departamento de História), a Universidade Católica Portuguesa (através do Centro de Estudos de História Religiosa da Faculdade de Teologia, e da Faculdade de Ciências Humanas), a Universidade de Évora (através do Departamento de História) e a Universidade de Lisboa (através do Instituto de Ciências Sociais, e da Faculdade de Letras).
Este Programa, que teve a sua primeira edição em 2008/09, adquiriu em 2013 o estatuto de “Doutoramento FCT”, estando assim habilitado a conceder bolsas de doutoramento aos seus melhores candidatos.
A equipa docente de base para a lecionação e para a orientação de teses é constituída por 50 professores e investigadores doutorados, pertencentes às quatro universidades, com vasta experiência de investigação em projetos nacionais e internacionais e de docência de cursos de nível pós-graduado.
Este Programa Doutoral, que culmina com a obtenção do Grau de Doutor em História (documento único subscrito pelas 4 universidades), desenvolve-se ao longo de 8 semestres letivos, num total de 240 ECTS. A organização curricular está concebida de modo a concentrar a maior parte da componente de formação no 1º ano, deixando os restantes 3 anos para a investigação e a redação da tese de doutoramento.
A formação global em história desenvolve-se em torno de 4 eixos temáticos principais:
- Dinâmicas sociais e estruturas políticas;
- Instituições e desenvolvimento económico;
- Impérios, colonialismo e pós-colonialismo;
- Movimentos intelectuais e socio-culturais;
Informações Gerais