O Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa resulta de uma parceria entre o Iscte e a Academia Militar, e proporciona uma formação avançada nos domínios científicos da História, dos Estudos de Segurança e da Defesa.
No primeiro ano, os alunos frequentam uma parte curricular composta por dois semestres, participando em seminários sobre as várias áreas científicas do curso, ministrados por docentes do Iscte e da Academia Militar. No sentido de tornar o Doutoramento um espaço plural, onde se entrecruzem conhecimentos, experiências e interesses diversificados, aberto aos olhares privilegiados dos protagonistas e especialistas das questões que aborda, o plano de estudos inclui também anualmente um Ciclo de Conferências Multidisciplinares baseado na colaboração de alguns dos mais reputados especialistas nacionais e internacionais sobre estas temáticas, assim como um Seminário de Projeto dedicado à discussão e preparação dos projetos de doutoramento dos estudantes.
As aulas funcionam em regime pós-laboral, encontrando-se concentradas em dois dias da semana (um no Iscte, outro na Academia Militar), para além do Ciclo de Conferências que decorre alternadamente entre as duas instituições. O programa inclui ainda uma componente interdisciplinar aproveitando a inserção nas áreas de formação avançada desenvolvidas no Iscte, e realiza-se em estreita articulação com as linhas de investigação científica desenvolvidas no âmbito do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).
Os alunos deste program têm sido oriundos das mais diversas formações académicas (da História às Ciências Militares, passando pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais, pela Economia e pela Gestão, pela Sociologia e a Antropologia) e dos mais diversos contextos profissionais (militares, professores, diplomatas, jornalistas, empresários).
Informações Gerais