Atendendo a um contexto internancional complexo e em rápida evolução, compreender a interação entre história, segurança e defesa nunca foi tão oportuno. O Doutoramento em História e Estudos de Segurança e Defesa, fruto de uma parceria entre o Iscte e a Academia Militar, oferece as ferramentas necessários para melhor conhecer o passado de forma a melhor se poder analisar e abordar os desafios do presente e do futuro.
Este programa interdisciplinar foi desenhado para explorar como os acontecimentos históricos, as políticas e os conflitos influenciam as estratégias de segurança e os mecanismos de defesa modernos. À medida que o mundo lida com múltiplas tensões geopolíticas, ciberameaças, riscos de segurança induzidos pelo clima e novos paradigmas de guerra, a necessidade de mais formação especializada nesta área torna-se incontornável.
Ao examinar os precedentes históricos e as tendências atuais, os estudante poderão promover mudanças significativas num mundo cada vez mais interligado. Com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais, terão também acesso a um currículo abrangente que combina uma investigação histórica rigorosa com teorias contemporâneas de segurança e defesa, que lhes permitirá desenvolver competências avançadas de investigação, análise e pensamento crítico sobre os principais fatores que moldam a paz e o conflito globais.
O programa inclui ainda uma forte componente interdisciplinar, tirando partido das ligações às áreas de formação avançada desenvolvidas no Iscte assim como das valências existentes na Academia Militar, e é realizado em estreita articulação com as linhas e grupos de investigação do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).
Serão admitidas candidaturas a Bolsas de Mérito do Iscte aos estudantes de Doutoramento da Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Brevemente será disponibilizada informação sobre o processo de candidatura. O valor mensal da Bolsa de Mérito é igual ao valor de referência para bolsas nacionais de doutoramento da FCT, ao que acresce a isenção do pagamento de propinas. Os estudantes têm de estar inscritos em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.
Direção
Informações Gerais