O Mestrado em Ciências das Emoções tem a duração de 2 anos letivos (4 semestres) e combina aulas teóricas com aulas laboratoriais, discussões e trabalhos práticos, visando cobrir de forma compreensiva temas atuais de investigação básica e aplicada nas ciências afetivas.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Bases Biológicas das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Investigação em Psicologia I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Perspectivas e Teorias das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cognição e Emoção
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ontogénese das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Psicofisiologia das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Ciências das Emoções
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Trabalho de Projeto em Ciências das Emoções
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Bases Biológicas das Emoções
OA1. Distinguir fenómenos afetivos como emoções, sentimentos, estados de humor e compreender as suas inter-relações e papel adaptativo
OA2. Identificar as principais estruturas e redes cerebrais envolvidas na experiência emocional
OA3. Entender os processos evolutivos e como estes moldam os fenómenos afectivos
OA4. Dominar conceitos-chave de evolução na compreensão dos sistemas emocionais básicos
OA5. Distinguir os diferentes sistemas emocionais nas neurociências afectivas, descrevendo os seus mecanismos básicos
OA6. Conhecer, do ponto de vista neurobiológico, a relação entre emoções e aspetos como a resposta de stress, o bonding materno e vinculação, as relações românticas, a empatia e confiança, a adição e fobias
OA7. Demonstrar, com raciocínio crítico, que antigos mal-entendidos acerca das bases biológicas das emoções e do comportamento (e.g., confusão entre predisposição genética e determinismo genético) foram ultrapassados.
CP1. Emoções e outros estados afetivos. Os processos emocionais como adaptações biológicas, resultantes de mecanismos evolutivos.
CP2. Noções básicas de evolução e genética.
CP3. A evolução do sistema nervoso dos vertebrados e a evolução do comportamento e emoções. Relação emoções-comportamento
CP4. Relação entre estruturas do cérebro, neurotransmissores e estados emocionais.
CP5. Métodos e técnicas para estudar as bases biológicas das emoções. O contributo das neurociências e da Psicologia comparativa.
CP6. O conceito de sistemas emocionais básicos.
CP7. Bases neurobiológicas da vinculação e do amor. Relação entre comportamento e química do afeto. Semelhanças e diferenças entre dependência afetiva e adição química
CP8. Empatia e a sua função no estabelecimento de laços afetivos; descobertas recentes sobre evolução e substrato neurobiológico.
CP9. Contributo dos novos conhecimentos sobre bases biológicas da emoção em diversas áreas (e.g., desenvolvimento, saúde, trabalho).
Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação: ao longo do semestre ou exame.
A avaliação ao longo do semestre é obtida através de um teste (50%), um trabalho de grupo (incluindo trabalho escrito e apresentação oral; 30%), e respostas individuais a perguntas alusivas a aulas práticas (20%). A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos de avaliação, e >= 9.5 valores na média final ponderada.
Exame (100%). São admitidos/as a exame os/as estudantes que por ele tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores.
Title: Tang, Y., Hoelzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16, 213-225
Pina, M. & Gonthier, N. (2014). The Evolution of social communication in primates. Interdisciplinary evolution research. New York: Springer.
Panksepp, J. (2011). The basic emotional circuits of mammalian brains: Do animals have affective lives? Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 35, 1791-1804.
LeDoux, J. (2012). Rethinking the emotional brain. Neuron, 73, 653-676.
Dalgleish, T. (2004). The emotional brain. Nature Reviews Neuroscience, 5, 582-589.
Buss, D. (2014). Comment: evolutionary criteria for considering an emotion "Basic": Jealousy as an illustration. Emotion Review, 6, 1-3.
Bernhardt, B. C., & Singer, T. (2012). The neural basis of empathy. Annual Review of Neuroscience, 35, 1-23.
Barrett, L.F., Lewis, M., & Haviland-Jones (2018). Handbook of emotions (Fourth Edition). New York: The Guilford Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula aos estudantes
Zimmer, C. (2003). Evolution: The Triumph of an Idea: from Darwin to DNA. New South Wales: Arrow Books
Rizzolati, G. Fogassi, L. & Galese, V (2006). Mirrors in the Mind. Scientific American, 54-61
Pessoa, L. (2010). Emotion processing and the amygdala: from a 'low road' to 'many roads' of evaluating biological significance. Nature Reviews Neuroscience, 11, 773-782.
Panksepp, J. (2005). Affective consciousness: Core emotional feelings in animals and humans. Consciousness and Cognition, 14 (1), 30-80.
Panksepp, J. (2004). Affective Neuroscience. The Foundations of human and animal emotions. Oxford: Oxford University Press.
Lockwood, P. (2016). The anatomy of empathy: Vicarious experience and disorders of social cognition. Behavioural Brain Research, 311, 255-266.
Kinsley, C.H. & Lambert, K.G. (2006). The Maternal Brain. Scientific American, 72-79.
Iacoboni, M. (2009). Imitation, Empathy, and Mirror Neurons. Annual Review of Psycholgy, 60, 653-70.
Fox, K., Nijeboer, S., Dixon, M. L., Floman, J. L., Ellamil, M., Rumak, S. P., Sedlmeier, P., & Christoff, K. (2014). Is meditation associated with altered brain structure? A systematic review and meta-analysis of morphometric neuroimaging in meditation practitioners. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 43, 48-73.
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Análise de Dados
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1 | Sistematizar conceitos de estatística
OA2 | Fazer a análise exploratória dos dados
OA3 | Justificar a adequabilidade de testes paramétricos e não-paramétricos
OA4 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre testes paramétricos e não-paramétricos
OA5 | Aplicar testes e calcular coeficientes de correlação
OA6| Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações
OA7| Utilizar um software de análise estatística
OA8 | Apresentar e discutir os resultados em contexto de tese/artigo científico
1.Sistematização de um glossário de estatística
2. Análise Exploratória de Dados
2.1. Medidas descritivas de localização, simetria e dispersão.
2.2. Representações gráficas
2.3. Variáveis compósitas
2.4. Operacionalização com software de estatística
3.Modelação para comparação de dois grupos
3.1.Tabelas de cruzamentos
3.2. Teste do qui-quadrado
3.3. Testes para a igualdade de médias
3.4.Operacionalização com software de estatística
4.Validação da relação entre pares de variáveis
4.1.Variáveis categorizadas
4.2.Variáveis ordinais e quantitativas
4.3.Variáveis quantitativas
4.4.Operacionalização com software de estatística.
Existem duas modalidades de avaliação:
1.Avaliação durante o semeste. inclui duas componentes:
a) Trabalho de grupo a entregar no final do semestre (35%); nota mínima: 10 valores.
O trabalho consiste na elaboração de uma relatório de análise de dados, com aplicação dos conteúdos programáticos, a partir de uma base de dados disponibilizada pela equipa docente.
b) Teste escrito (65%). Nota mínima de 7 valores.
2. Avaliação por exame. Inclui duas componentes:
a) Elaboração de um relatório de análise de dados com aplicação do SPSS (35%), com nota mínima de 10 valores.
b) Teste escrito (65%), com nota mínima de 7 valores.
Title: Laureano, R. M. S., & Botelho, M. C. (2017). SPSS. O meu manual de consulta rápida (3ª ed.). Edições Sílabo.
Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS (8ª edição). Report Number.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). Sage Publications.
Maroco, J., & Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Climepsi Editores.
Reis, Elizabeth (2008). Estatística Descritiva (7ª ed). Edições Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Investigação em Psicologia I
No final do semestre os/as estudantes deverão ser capazes de:
OA1: Planear as várias etapas do processo de investigação;
OA2: Saber redigir uma questão de investigação e hipóteses para um determinado projeto de investigação.
OA3: Elaborar uma revisão da evidência empírica que auxilie na formulação da questão de investigação e hipóteses.
OA4: Operacionalizar as variáveis/constructos em estudo.
OA5: Distinguir diferentes tipos de metodologias e métodos de recolha de dados.
OA6: Avaliar a qualidade investigação, ao nível dos diferentes tipos de validade.
OA7: Redigir um projeto de investigação.
CP1: Planeamento de um projeto de investigação
1.1. O processo de investigação
1.2. Tipo de literatura, fontes de informação e indicadores bibliométricos.
1.3. Ética na Investigação.
1.4. O problema de investigação.
1.5. A questão de investigação.
1.6. Formulação de hipóteses.
1.7. Opções metodológicas
1.8. Variáveis: operacionalização e manipulação de conceitos
1.9. Análise da qualidade da investigação
CP2: Redação de projetos e relatórios de investigação
2.1. Normas de escrita na investigação.
2.2. Secções formais de um projeto e relatório de investigação.
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame.
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um trabalho prático de grupo que consiste na elaboração de um projeto de investigação escrito (25%), ii) a apresentação oral do trabalho (15%); e iii) teste individual escrito (60%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores).
A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Title: APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association.
Arriaga, P. & Sales, C. (2016). Como Planear a Investigação? In Garrido & Prada, Manual de competências académicas (pp. 199-233). Lisboa: Sílabo.
Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.
LeBel, E. et al. (2018). A unified framework to quantify the credibility of scientific findings. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 1(3), 389-402.
McBride, D. M. (2020). The process of research in psychology (4th ed). Sage.
Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: All European Academies. (2017). The European code of conduct for research integrity. (Rev. ed.). Berlin, Germany: ALLEA.
Belter, C. W. (2015). Bibliometric indicators: opportunities and limits. Journal of the Medical Library Association: JMLA, 103(4), 219-221.
Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford: Oxford University Press.
Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival skills for thesis and dissertation candidates. Springer International Publishing.
Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91-108.
Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146.
Grant, S., Mayo-Wilson, E., Melendez-Torres, G., & Montgomery, P. (2013). Reporting quality of social and psychological intervention trials: A systematic review of reporting guidelines and trial publications. PLoS One, 8(5), e65442.
Helgesson, G., & Eriksson, S. (2019). Authorship order. Learned Publishing, 32(2), 106-112.
Marôco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics (7ª ed.). Lisboa: ReportNumber.
Nosek, B. A. et al. (2018). The preregistration revolution. Proceed of the Nat Acad of Sciences, 115(11), 2600-2606.
Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146.
Petursdottir, A. I., & Carr, J. E. (2018). Applying the taxonomy of validity threats from mainstream research design to single-case experiments in applied behavior analysis. Behavior Analysis in Practice, 11(3), 228-240.
Authors:
Reference: null
Year:
Perspectivas e Teorias das Emoções
O estudante que conclua com sucesso a UC será capaz de:
OA1: Definir e explicar o que são emoções e outros processos afetivos, utilizando termos científicos precisos.
OA2: Avaliar e selecionar métodos e técnicas de avaliação e indução das emoções, integrando resultados de investigação para fundamentar e justificar opções metodológicas.
OA3: Conhecer, analisar e comparar as principais perspectivas e teorias das emoções, demonstrando capacidade para diferenciar as suas contribuições na compreensão do funcionamento humano;
OA4: Aplicar os conceitos e teorias das emoções em diversos domínios e contextos do quotidiano;
OA5: Demonstrar aptidões e competências de comunicação, tanto oralmente quanto por escrito.
CP1: Definições de Emoção e Componentes das Emoções.
CP2: Estrutura e Classificação das Emoções: Pressupostos de modelos categoriais e dimensionais.
CP3. Métodos e técnicas de registo e de avaliação das emoções e de outros processos afetivos: Vantagens e limitações.
CP4. Procedimentos e técnicas de indução de Emoções.
CP5. Funções das Emoções.
CP6: Pressupostos de abordagens evolutivas, construtivismo psicológico e social em relação à universalidade, variabilidade e importância do contexto e da cultura no estudo das emoções.
CP7. Pressupostos de abordagens teóricas sobre o curso da experiência emocional.
O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final:
A. A avaliação ao longo do semestre inclui três elementos obrigatórios:
(1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelos/as docente (15%); e (3) teste individual escrito (70%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final.
B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide sobre a totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores.
Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.
Title: Scarantino, A. (2024). Emotion Theory: The Routledge Comprehensive Guide
Shiota, M. N., & Kalat, J. W. (2012). Emotion (2nd Ed). Belmont: Wadsworth.
Damásio, A. R. (2000). O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa América.
A complementar estes livros são partilhados online (moodle) artigos clássicos e referências atuais de teorias e investigação no domínio das conteúdos da UC (incluindo publicações do/as docentes) .
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Evers et al. (2014). Emotion response coherence: A dual-process perspective. Biological Psychology, 98, 43-49. doi: 10.1016/j.biopsycho.2013.11.003
- Tsai, J.L. & Clobert, M. (2019). Cultural influences on emotion: Empirical patterns and emerging trends. In S. Kitayama & D. Cohen (Eds). Handbook of Cultural Psychology. Oxford University Press.
- Coles, et al. (2019). A meta-analysis of the facial feedback literature: Effects of facial feedback on emotional experience are small and variable. Psychological Bulletin, 145(6), 610-651.
- Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089
- Wang, K., (...) Arriaga, P., Santos, A. (...) et al. (2021). A multi-country test of brief reappraisal interventions on emotions during the COVID-19 pandemic. Nature Human Behaviour, 5 (8), 1089–1110.
- Russell, J. A. (2003). Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, 110(1), 145-172.
- Zickfeld, D. H., Schubert, T. W., Seibt, B., Blomster, J. K., Arriaga, P., et al. (2019). Kama Muta: Conceptualizing and measuring the experience of being moved across 19 nations and 15 languages. Emotion, 19 (3), 402-424.
Authors:
Reference: null
Year:
Cognição e Emoção
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
1. Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção
2. Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção
3. Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções.
4. Compreender e explicar a influência das emoções em processos cognitivos e sócio-cognitivos
5. Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos
1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção
1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas
1.2. Emoção e conceitos relacionados
1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção
1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção
2. Influência da emoção na cognição
2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento
2.2. Atenção e controlo cognitivo
2.3. Memória
2.4. Linguagem
2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo
2.6. Perturbações afetivas
3. Influência da cognição na emoção
3.1. Processos cognitivos e regulação emocional
3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção
4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais
Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula (10%) e relatório escrito sobre o tema (20%); resposta individual a duas perguntas (20%); teste (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos.
Exame: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época) nas condições vigentes no REACC. A aprovação implica a obtenção de nota igual ou superior a 9.5 valores.
Title: Vuilleumier, P. (2005). How brains beware: neural mechanisms of emotional attention. Trends in Cognitive Sciences, 9(12), 585-94.
Storbeck, J., & Clore, G. (2007). On the interdependence of cognition and emotion. Cognition and Emotion, 21, 1212-1237
Power, M. J., Dagleish, T. (Eds., 2016). Handbook of Cognition and Emotion: From Order to Disorder (Third Edition). London: Psychology Press
Pessoa, L. (2008). On the relationship between emotion and cognition. Nature Reviews Neuroscience, 9, 148-158.
Okon-Singer, H., Hendler, T., Pessoa, L., & Shackman, A. (2015). The neurobiology of emotion?cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 58.
Ochsner, K. N., & Phelps, E. (2007). Emerging perspectives on emotion-cognition interactions. Trends in Cognitive Sciences,11(8), 317-318.
Duncan, S., & Barrett, L. F. (2007). Affect is a form of cognition: A neurobiological analysis. Cognition and Emotion, 21, 1184-1211.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Wells, A. & Matthews, G. (1994). Attention and emotion: A clinical perspective. Hove, UK: Lawrence Erlbaum.
Watson, K. K., Matthews, B. J., & Allman, J. M. (2007). Brain activation during sight gags and language-dependent humor. Cerebral Cortex, 17(2), 314-324.
Smith, C., & Ellsworth, P (1985). Patterns of cognitive appraisal in emotion. Journal of Personality and Social Psychology, 48, 813-838.
Schwarz, N. (2000). Emotion, cognition, and decision making. Cognition and Emotion, 14, 433-440.
Schurgin, M. W., Nelson, J., Iida, S., Ohira, H., Chiao, J. Y., & Franconeri, S. L. (2014). Eye movements during emotion recognition in faces. Journal of Vision, 14, 1-16.
Pessoa, L. (2015). Précis on The Cognitive-Emotional Brain. Behavioural and Brain Sciences, 38, 1-66.
Ochsner, K.N., & Gross, J.J. (2005). The cognitive control of emotion. Trends in Cognitive Sciences, 9, 242-249.
Lindquist, K. A., Barrett, L. F., Bliss-Moreau, E., & Russell, J. A. (2006). Language and the perception of emotion. Emotion, 6, 125-138.
Leventhal, H. & Scherer, K. (1987). The relationship of emotion to cognition: A functional approach to a semantic controversy. Cognition and Emotion, 1, 3-28.
Lazarus, R. S. (1984). On the primacy of cognition. American Psychologist, 39, 124-129.
Kanske, P & Kotz, S. (2011) Conflict processing is modulated by positive emotion:ERP data from a flanker task Behavioural Brain Research, 219, 382-386
Gasper, K., & Clore, G. L. (2002). Attending to the big picture: Mood and global versus local processing of visual information. Psychological Science, 13, 34-40.
Eysenck, M. W. & Keane, M. (2000). Cognitive Psychology: A student's Handbook (4ª Ed). Taylor & Francis
Combs, M. R. et al. (2011). Attention shaping as a means to improve emotion perception deficits in outpatients with schizophrenia and impaired controls. Schizophrenia Research, 127(1-3), 151-6.
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
O/a aluno/a que complete com sucesso esta Unidade Curricular é capaz de:
OA1: Executar uma síntese qualitativa de pesquisa da literatura.
OA2: Distinguir diferentes tipos de estudos e conhecer as suas potencialidades e limitações.
OA3: Resolver um problema de investigação conduzindo um estudo científico.
OA4: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar capacidade para apresentar resultados de uma investigação.
OA5: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação.
CP2. Vantagens e limitações metodológicas associadas à adoção de diferentes tipos de estudos.
CP3. Preparação e implementação de um estudo de investigação.
CP4. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação.
CP5. Processo de disseminação e publicação: Estrutura de diferentes artigos científicos, preparação, submissão e revisão de um artigo para publicação; e elaboração de posters científicos.
O/as aluno/as podem frequentar esta unidade curricular em regime de avaliação ao longo do semestre ou de exame final. Para obterem aproveitamento em regime de avaliação ao longo do semestre deverão:
1) Apresentar o conjunto de trabalhos requerido nesta UC (investigação realizada em grupo e apresentada sob a forma de poster e escrita de pequeno artigo científico de síntese da investigação realizado individualmente).
2) Estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (podem faltar no máximo a 3 Teórico-Práticas) e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais.
Em regime de avaliação ao longo do semestre, os alunos estarão sujeitos a 3 formas de avaliação:
1) um trabalho de grupo sobre a investigação realizada durante o semestre apresentado oralmente e em formato poster (50%);
2) um trabalho individual sobre a investigação realizada ao longo do semestre, apresentado sob o formato de pequeno artigo científico (45%)
3) participação em estudos no LAPSO (1h30 no sistema SPI) (5%). Esta participação pode ser substituída por uma tarefa proposta pelo/a docente.
Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores.
O/as aluno/as que não estiverem inscritos em avaliação ao longo do semestre poderão recorrer ao regime de avaliação por exame final. No regime de avaliação por exame final, o/as aluno/as apresentam individualmente os mesmos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, mas estão dispensados de comparecer às aulas TP e PL.
Aos/às aluno/as que reprovem na avaliação na primeira época ou que pretendam melhorar a sua nota será conservada a melhor nota dos trabalhos realizados durante o semestre e será pedido que elaborem um novo trabalho de investigação a acordar com o docente (entrega até à data de avaliação da 2ª época), com submissão do artigo escrito e defesa oral em data e hora a combinar.
Title: Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press.
Gilbert, D. T., Fiske, S. T. & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-142). Oxford: Oxford University Press.
Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta.
APA (2020) Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bibliografia específica depende do tema da investigação realizada e será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre.
Authors:
Reference: null
Year:
Ontogénese das Emoções
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de cumprir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):
OA1. Descrever o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética.
OA2. Identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes.
OA3. Identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos.
OA4. Identificar problemas que requerem investigação nesta área.
OA5. Identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento.
OA6. Formular questões de investigação relevantes.
Os conteúdos da UC distribuem-se pelos seguintes Conteúdos Programáticos (CP1-CP10):
CP1. Relação entre filogénese e ontogénese. Epigénese.
CP2. Experiência precoce e desenvolvimento do cérebro e comportamento.
CP3. Desenvolvimento emocional nas relações entre crianças e pais, entre pares e de amizade
CP4. Etapas e processo no desenvolvimento cognitivo e moral. A relação emoção, moral e prosocialidade
CP5. Desenvolvimento do conhecimento e reconhecimento das emoções
CP6. Desenvolvimento da expressão das emoções
CP7. Desenvolvimento da regulação emocional
CP8. Bullying e promoção do desenvolvimento emocional em contexto escolar
CP9. Emoções e Tecnologia
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame.
A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral e discussão de um trabalho de grupo (20%), um relatório escrito do trabalho de grupo (30%) e um teste escrito individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores.
A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Title: Davies, D. (2011). Child development. A practitioner's Guide. NY: The Guilford Press
De Haan, M & Johnson, M. (2003). The cognitive neuroscience of development. Hove, UK: Psychology Press
Harris M. (2008). Exploring child development: Understanding theory and methods. London: Sage Publications.
Lewis, M-, Haviland-Jones, J.M., & Feldman Barrett, L. (2008). Handbook of emotions. 3rd Ed. NY: Guilford Press
Nadel , J. & Muir, D. (2009). Emotional development: Recent research advances. Oxford University Press.
Richardson, K. (2000). Developmental psychology: How nature and nurture interact. Mahwah: New Jersey: Lawrence Earlbaum.
Smith, P.K. & Hart, C.H. (2006). Childhood social development (2nd ed). Malden, MA: Blackwell Publishing
Stroufe, A. (1997). Emotional development: The organization of emotional life in the early years. Cambridge University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Carneiro, P., Fernandez, A., Diez, E., Garcia-Marques, L., Ramos, T. & Ferreira, M.B. (2012). "Identify-to-reject": A specific strategy to avoid false memories in the DRM paradigma. Memory & Cognition, 40, 252-265.
Carvalhosa, S. F. (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores.
Cowie, H. & Berdondini, L. (2002). The expression of emotion in response to bullying. Emotional and Behavioural Difficulties, 7(4), 207-214.
Eisenberg, N. & Mussen, P.H. (1989). The roots of prosocial behavior in children. Cambridge University Press.
Gaspar, A. & Esteves, F (2012). Preschoolers faces in spontaneous emotional contexts - how well do they match adult facial expression prototypes? International Journal of Behavioral Development. 36(5), 348-357.
Gerhardt, S. (2009). Why love matters. How affection shapes a baby's brain. London: Routledge.
Hopkins, B., Barr, R.G., Michel, G., & Rochat, P. (2005). The Cambridge encyclopedia of child development. Cambridge: Cambridge University Press.
Monteiro, L., Verissimo, M., Vaughn, B. E., Santos, A. J., Torres, N., & Fernandes, M. (2010). The organization of children's secure base behaviour in two-parent Portuguese families and father's participation in child-related activities. European Journal of Developmental Psychology, 7(5), 545-560.
Peterson, J.S. (2009). Myth 17: Gifted and Talented Individuals do Not Have Unique Social and Emotional Needs. Gifted Child Quarterly, 53(4), 280-282.
Saarni, C. & Harris, P.L. (1991). Children's understanding of emotion. N.Y: Cambridge University Press.
Schore, A.N. (2001). Effects of secure attachment relationship on right brain development, affect regulation, and infant mental health. Infant Mental Health Journal, 22(1-2), 7-66.
Vaughn, B. E., El-Sheikh, M., Shin, N., Elmore-Staton, L., Krzysik, L., & Monteiro, L. (2011). Attachment representations, sleep quality and adaptive functioning in preschool age children. Attachment & Human Development, 13(6), 525-540.
Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula.
Authors:
Reference: null
Year:
Psicofisiologia das Emoções
O/A estudante que conclua com sucesso a UC será capaz de:
OA1: Compreender e enquadrar a utilização de medidas neuropsicofisiológicas no estudo das emoções.
OA2: Descrever processos de registo neuropsicofisiológico.
OA3: Explicar e demonstrar a utilização e o registo de medidas neuropsicofisiológicas.
OA4: Analisar criticamente a utilização de medidas neuropsicofisiológicas em contextos aplicados.
CP1. Introdução à Psicofisiologia para o estudo das emoções: considerações conceptuais, teóricas e metodológicas no estudo neuropsicofisiológico das emoções; o contexto do registo neuropsicofisiológico.
CP2. O Sistema nervoso (periférico e central) e avaliação da sua atividade.
CP3. Áreas aplicadas da Psicofisiologia.
O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final:
A. A avaliação ao longo do semestre inclui três elementos obrigatórios:
(1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelo/as docentes (15%); e (3) teste individual escrito (70%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final.
B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide na totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores.
Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.
Title: Andreasi, J.L. (2006). Psychophysiology: Human behavior and physiological response. ISCTE: PS.120 AND*Psi
Cacioppo, J. T. et al. (2017). Handbook of psychophysiology.
Coan, J.A. & Allen, J.J.B. (2007). Handbook of emotion elicitation and assessment (pp. 398-425). Oxford University Press.
Holmqvist, K., & Andersson, R., Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures (2nd Edition), 2007, Holmqvist, K., & Andersson, R. (2017). Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures (2nd Edition). Lund-Eye Tracking Research Institute., https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=112196
Blumenthal, T. D. et al. (2005). Committee report: Guidelines for human startle eyeblink electromyographic studies. Psychophysiology, 42(1), 1-15.
Boucsein, W. et al. (2012). Publication recommendations for electrodermal measurements. Psychophysiology, 49(8), 1017-1034.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Arriaga, P. et al., A "dry eye" for victims of violence: Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior., 2015, A "dry eye" for victims of violence: Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior. Psychology of Violence, 5 (2), 199-208., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9368
Arriaga, P., Esteves, F., & Feddes, A., Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music., 2014, Arriaga, P., et al., (2014). Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music. Psychology of Music, 42 (2), 251-268., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7716
Lima, C., Arriaga, P., et al., Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses., 2021, Lima, C., Arriaga, P., Anikin, A., Pires, A. R., Frade, S. Neves, L., Scott, S. K. (2021). Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses. Cortex, 141, 280-292., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22796
Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089.
Stemmler, G. (2009). Methodological considerations in the psychophysiological study of emotion. In R. Davidson, K. Scherer, & H. Goldsmith, Handbook of affective sciences (pp. 225-255). Oxford University Press.
Zickfeld, J. H., Arriaga, P., Santos, S. V., Schubert. T., & Seibt, B., (2020). Tears of joy, aesthetic chills, and heartwarming feelings: Physiological correlates of Kama Muta. Psychophysiology. https://doi.org/10.1111/psyp.13662
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Ciências das Emoções
O/A estudante que conclua com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação.
OA2. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.
OA3. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação.
OA4. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito.
OA5. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado.
OA6. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto.
OA7. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
OA8. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição.
CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura, fases de desenvolvimento e orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação;
CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura; Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; Planeamento e execução da revisão da literatura.
CP3:Delineamento da estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. delineamento do plano de estudo; planeamento do processo de análise de dados; questões éticas na investigação
CP4:Análise, interpretação dos resultados, discussão e conclusões; e normas de redação de escrita científica; referências, anexos
CP5. Preparação para defesa oral
Os seminários coletivos visam preparar os alunos para a escrita final e defesa pública das suas dissertações, mas a conclusão das aulas de seminário não inclui diretamente estas fases finais. Têm como objetivo garantir que o/as estudantes estão preparados e equipados com conhecimentos, aptidões, competências e confiança para apresentar e defender publicamente a sua dissertação ou trabalho de projeto. No entanto, sendo a presença nos seminários fundamental para o desenvolvimento do projeto, será facultada ao júri informação sobre o envolvimento do/a estudante, como elemento adicional de contextualização da avaliação final.
A dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo Iscte e é defendida em provas públicas onde são avaliadas as componentes técnicas, o trabalho escrito, e a apresentação e defesa. A avaliação final é atribuída após a apreciação e discussão pública da dissertação.
Title: APA. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA
Bishop, D.V. & Thompson, P.A. (2024). Evaluating What works: An Intuitive Guide to Intervention Research for Practitioners. CRC Press. Available online: https://bookdown.org/dorothy_bishop/Evaluating-What-Works/)
Bui, Yvonne N. (2014). How to write a master's thesis (2nd ed). Sage.
Harrison & Rentzelas (2021). Your psychology dissertation. Sage.
Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press.
Pennington, C. (2023). A student’s guide to Open Science: Using the replication crisis to reform psychology. Open University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Walliman, N. (2005). Your research project. SAGE.
Swetnam, D. (2000). Writing your dissertation: How to plan, prepare and present successful work. How to books.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage.
Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. SAGE.
Mohrman, S. A. & Lawler III, E. E. (2011). Useful research: advancing theory and practice. Berret-Koehler Publishers.
Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage.
Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge University Press.
Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale University Press
Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival Skills for Thesis and Dissertation Candidates. Springer International Publishing.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projeto em Ciências das Emoções
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um trabalho de projeto;
OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente para um trabalho de projeto;
OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado;
OA5. Redigir um trabalho de projeto adequado à conclusão do mestrado;
OA6. Apresentar oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas.
CP1: Etapas e processos na elaboração do TP:
-Estrutura e objetivos do TP
-Fases de desenvolvimento do TP
-Orientações normativas para elaborar o TP
CP2: Elaboração da revisão de literatura:
-Características e objetivos da revisão de literatura
-Desenvolvimento da argumentação
-Planeamento e execução da revisão da literatura
-Organização e redação da revisão da literatura
CP3: Delineamento da estratégia metodológica de avaliação de necessidades e de desenho do projeto:
-Em que consiste a estratégia metodológica: a articulação eNtre conceptualização e operacionalização
-Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos
-Delineamento do plano do TP
-Planeamento do processo de análise de dados da avaliação de necessidades prévia à elaboração do TP
-Questões éticas
CP4: Elaboração do TP
-Análise de dados (das necessidades)
-Discussão e conclusões
-Normas de redação de escrita científica
-Referências, anexos
CP5. Preparação para defesa oral
O trabalho de projeto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
A nota desta UC corresponde à nota atribuída ao trabalho de projeto.
Critérios de avaliação:
A. Componente técnica (30%)
B. Componente formal e apresentação escrita (20%)
C. Apresentação e defesa pública (20%)
D. Processo (Orientador) (30%)
Title: Wholey, J. S., Hatry, R. P., & Newcomer, K. E. (2010). Handbook of practical program evaluation. San Francisco: Jossey-Bass.
Royse, D., Thyer, B. A., Padgett, D. K. (2010). Program evaluation: an introduction. Belmont: Wadsworth.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. Londres: SAGE.
Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014)
Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge: Cambridge University Press.
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Berkshire: Open University press.
APA (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Swetnam, D. (2000). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work. Oxford: How to books.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107-143.
LeCroy, K. W., & Mann, J. E. (2008). Handbook of prevention and intervention programs for adolescent girls. Hoboken : John Wiley.
Holden, D. J., & Zimmerman, M. A. (2009). A practical guide to program evaluation planning: theory and case examples. Los Angeles: SAGE Publications.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall.
Bem, D. J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Bartholomew, L. K. et al. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass.
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
1º semestre
00124 - Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola
00731 - Emoções, Marketing e Tomada de Decisão
2º semestre
00136 - Emoções nas Relações Sociais e Culturais (inglês)
01697 - Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural (inglês)
00730 - Métodos Qualitativos em Psicologia
O plano de estudos prevê a realização de 5 unidades curriculares optativas: 2 optativas no 1º ano (1 em cada semestre) e 3 optativas no 2º ano (2 no 1º semestre e 1 no 2º semestre).
Nota: As unidades curriculares optativas têm um número limitado de vagas e o seu funcionamento está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
O Mestrado apresenta diferentes áreas de aprofundamento dos processos afetivos, cognitivos, comportamentais e motivacionais, designadamente em psicobiologia e saúde; educação, família e comunidade; empresas, marketing e comunicação. Assim, tendo como base uma sólida formação teórica e metodológica, pretende-se possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes contextos profissionais, sociais e comunitários.