Qual o impacto das experiências precoces, saudáveis ou adversas (e.g., negligência, abuso físico, psicológico, sexual), no desenvolvimento ao longo do ciclo vital? Porquê intervir nos primeiros anos de vida, e quais os benefícios para os indivíduos e comunidades? Como prevenir que as crianças e suas famílias vivenciem experiências adversas?
Qual o papel de contextos como a escola ou a comunidade na promoção de um desenvolvimento saudável; ou na diminuição das desigualdades?
Como melhorar o contexto de acolhimento de crianças e jovens? Porquê apostar no acolhimento familiar? Quais os processos que facilitam a integração e adaptação da criança na família por adoção? Como se caracteriza a parentalidade adotiva?
Estas são questões basilares exploradas no âmbito do mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
Este Mestrado visa proporcionar aos seus alunos uma formação de excelência, preparando-os para intervir em diferentes contextos de desenvolvimento, incluindo crianças e jovens em risco e perigo.
A partir de uma abordagem ecológica e sistémica é considerado o papel de diversos níveis e sistemas, nomeadamente, o indivíduo, família, escola, comunidade, contextos de acolhimento, etc.
A conclusão deste Mestrado permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses. O mestrado tem, ainda, potencializado o sucesso na entrada do mercado de trabalho (em particular nas suas áreas de especialidade), dada a sua reputação junto da comunidade e entidades empregadoras.
Fornece, ainda, competências de investigação, por exemplo, através da realização de um projeto de dissertação original e permite, também, o acesso a Programas Doutorais nacionais e internacionais.
O Mestrado está integrado no Departamento de Psicologia do Iscte e tem, também, uma forte ligação à unidade de investigação Cis-Iscte, avaliada como Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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