Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
15 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1077/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1077/2011/AL01 de 02-03-2015
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O corpo docente do Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco está envolvido em redes científicas europeias e nas estruturas que enquadram profissionalmente esta área, tanto em Portugal como noutros países europeus. Integra docentes do Iscte, docentes internacionais (e.g., Universidade de Oviedo) e conta com a colaboração de investigadores do CED (Community Education and Development) dos CIS-IUL.

Corpo Docente para (2020/2021)

Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança
Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto
Eunice Magalhães é Investigadora Integrada no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social e Docente no Mestrado de Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Doutorada em Psicologia, os seus interesses de investigação incluem a vitimologia, e especialmente, a proteção de crianças e jovens em risco, o acolhimento familiar e residencial, assim como a psicologia da familia, a avaliação psicológica e as competências profissionais.  A sua experiência profissional inclui o sistema de proteção de crianças e jovens, nomeadamente, a gestão de processos de Promoção e Proteção em contexto de CPCJ.  
Métodos Avançados de Análise de Dados
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra), com especialidade avançada em psicoterapia (OPP), é docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999. Fez mestrado e doutoramento em psicologia social  no ISCTE (com estágio de investigação na Univ. de Adelaide, Australia), obtendo assim, a especialidade em Psicologia do trabalho, social e das organizações (OPP). Tem colaborado em projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G) e em outros projetos internacionais (ex., projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Eramus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all- Eramus+). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e é consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento. Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança, a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. É membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora, juntamente com Rute Agulhas, no CEJ, sobre Audição da Criança (2016,2017,2019, 2020). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020) e é consultora da Revista de Psicologia da IMED (Brasil). Faz parte da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES; grupo de trabalho Estado da Educação e Modernização das Políticas de Educação). Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. Foi diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (ISCTE) em 2018-2019 e atualmente é Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE. 
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco
Joana Baptista is a developmental psychologist and an assistant professor at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Her research interests and expertise lie in the areas of parenting, and child cognitive and socio-emotional development. Over the past 13 years, she has devoted herself to the question of early adverse experiences and their effects, most notably the effect of institutional rearing and deprived parental care on the cognitive, emotional, and behavioral functioning of young children. She also researches how co-parenting and mother-child and father-child quality of interaction influence child functioning. Joana Baptista has published more than 25 scientific articles and book chapters and collaborates, as PI and team member, with several research projects.
Programas de Intervenção Social | Psicologia Comunitária
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Estágio em Psicologia Comunitária | Estágio em Psicologia Comunitária
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (Iscte). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently the Head of the Psychology Department. She was vice-dean of the School of Social Sciences and Humanitie, vice-director of the Centre for Social Research and Intervention, the director of the Master in Social Psychology of Health and Head of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic – (chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals’ (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patient’s pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among adults with chronic pain.  In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews).  Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo