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Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente combina experiência ao nível da investigação científica, docência/supervisão, e prática profissional em contexto da comunidade.
O Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco, através do seu corpo docente, está também integrado em redes científicas nacionais e internacionais, e mantém uma estreita ligação com as estruturas que enquadram profissionalmente a área (e.g., Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Corpo Docente para (2024/2025)
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019) e presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia, e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. É membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e é-o atualmente para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP.
A sua pesquisa conjuga interesses da psicologia social, ambiental e comunitária. Tem estudado como indivíduos e comunidades recebem e tornam concretas leis para a sustentabilidade, como as que regulam zonas protegidas e a conservação da biodiversidade. Interessa-se pelo envolvimento dos cidadãos em questões ambientais e pelas representações e identidades associadas a riscos sociais e ambientais.
Doutorada em Psicologia (2020, Iscte-IUL) e Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (2010, Iscte-IUL). Sou atualmente investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/Iscte), onde integro o projeto "All4Children — O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) para promover a qualidade das práticas em promoção e proteção em Portugal" (financiado pela FCT). Sou também docente no Mestrado de Psicologia Forense da Universidade Lusófona de Lisboa (desde 2020). Os meus interesses de investigação têm-se focado no mau-trato infantil, nomeadamente na negligência parental e nos mecanismos explicativos da privação emocional e cognitiva nas interações pais-filhos, em particular em contextos de pobreza. Tenho experiência profissional na intervenção com crianças, jovens e famílias no sistema de promoção e proteção.
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live. She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books.
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
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(+351) 210 464 016
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