A natureza inerentemente social do ser humano, o facto de se organizar em grupos que se relacionam entre si e se integram em contextos sociais e organizacionais extremamente complexos, torna o papel da psicologia social fascinante. Onde há pessoas, grupos, contextos em interação, há um lugar para a Psicologia Social e das Organizações.
De que modo é que um psicólogo pode intervir para promover a mudança social? Qual o papel do psicólogo na intervenção ao nível da relação do indivíduo com os contextos em que vive ou trabalha? Ou na relação entre grupos sociais distintos? Como pode o psicólogo social intervir no contexto específico do trabalho e nas organizações?
O Mestrado em Psicologia Social e das Organizações prepara para a prática profissional independente como Psicólogo Social e das Organizações, e a sua conclusão cumpre os requisitos necessários em termos de formação superior requeridos pela Ordem dos Psicólogos.
Este mestrado oferece formação e treino para a realização de projetos de intervenção em grupos sociais e de mudança social em diversos contextos: relação do indivíduo com o contexto; grupos e relações entre grupos, organizações de diferentes naturezas e tipologias, e comunidade mais ampla.
É valorizado o desenvolvimento da capacidade de aplicar conhecimentos teóricos sólidos a contextos práticos reais, através da utilização de teorias e metodologias adequadas a problemas concretos e do contacto com práticas de intervenção e profissionais especialistas da área.
Finalmente, com a preocupação de preparar os estudantes para o mundo do trabalho, é desenvolvida a compreensão do mundo do trabalho e os estudantes são preparados para o relacionamento humano em contexto profissional.
O Mestrado em Psicologia Social e das Organizações está integrado no Departamento de Psicologia do Iscte e tem uma forte ligação ao Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), avaliado como Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Informações Gerais