Acreditações
Tem a duração de 2 anos letivos (4 semestres), em regime laboral, e é lecionado em português.
Combina unidades curriculares obrigatórias, de conteúdos transversais a qualquer área da psicologia social e das organizações, com um conjunto de unidades curriculares optativas que permitem a cada estudante desenhar o percurso académico nos domínios da Psicologia Social e das Organizações que mais se ajustam aos seus interesses.
No segundo ano do mestrado é realizada uma dissertação, que poderá corresponder a um projeto de investigação ou a um projeto de intervenção, bem como um estágio. São exemplos de áreas e locais de estágio recentes:
- Psicologia Social, Avaliação ou Intervenção Psicossocial (APAV, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Associação de Solidariedade SUBUD, Câmara Municipal do Barreiro, DICAD-Centro de Respostas Integradas, Comissariado para as Migrações);
- Consultoria, Recursos Humanos, Recrutamento & Seleção, Gestão de Carreiras (El Corte Inglès, Auchan, Addeco, KW Select, Get the Job, EDP, Hoti Hotéis, SLB);
- Consumo e Comunicação (UCC Coffee);
- Formação, Desenvolvimento Pessoal, Planos socio-educativos (Centro Qualifica, Casa de Nossa Sra. da Saúde, Do it Better, Volskwagen);
- Investigação (CIS-IUL, LAPSO, Media LAB, Boyden); Saúde e Bem-estar (ISCTE-IUL, Health Enhancement Research Organization).
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Desenvolvimento de Competências Profissionais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Diagnóstico e Intervenção Social e Organizacional
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados de Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Concepção e Avaliação de Projectos
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estágio de Psicologia Social e das Organizações
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Dissertação em Psicologia Social e das Organizações
42.0 ECTS
|
Trabalho Final | 42.0 |
Trabalho de Projecto em Psicologia Social das Organizações
42.0 ECTS
|
Trabalho Final | 42.0 |
Desenvolvimento de Competências Profissionais
O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Saber utilizar as técnicas de procura de emprego, criando um plano de carreira, escrever o seu cv, preparar e treinar os comportamentos adequados para responder em entrevistas de seleção;
OA2. Aplicar técnicas de organização eficiente para organizar e dinamizar um encontro científico, profissional ou comunitário;
OA3. Utilizar competências de comunicação e condução de reuniões de trabalho, preparando as mesmas e aplicando competências de gestão de dinamização de grupos;
OA4. Aplicar as competências de resolução de problemas e tomada de decisão, estimulando os comportamentos criativos e aplicando as técnicas de suporte à tomada de decisão;
OA5. Utilizar as competências de cooperação e trabalho de equipa, negociando e aplicando estratégias de gestão de conflitos.
CP1: Estabelecer um plano a curto/médio prazo de trajectória profissional
- Conhecer o processo, métodos e instrumentos de procura de emprego
- Identificar e avaliar recursos pessoais
- A entrevista de emprego
CP2: Organizar encontros científicos, profissionais ou comunitários
- Planeamento científico, logístico e financeiro do evento
CP3: Preparar, conduzir e dinamizar reuniões de trabalho
- Planear e conduzir reuniões
CP4: Monitorar a resolução de problemas (RP) e a tomada de decisão (TD) em equipa
- Utilizar técnicas de facilitação da criatividade na RP.
- Atenuar os enviesamentos de grupo TD: técnicas e procedimentos.
CP5. Comportamento em equipa: competências de Teambuiding e de resolução de conflitos
- Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação.
- Mediar os conflitos no seio de equipas.
Avaliação periódica:
Trabalhos
1) Elaboração de cv (35%);
2) Planeamento de encontro científico / planeamento de reunião (30%);
3) Análise caso: Trabalho de equipa e resolução de conflitos (35%).
Avaliação por exame:
1ª época: entrega (individual) das componentes em falta da avaliação contínua.
2ª época: entrega de 1 trabalho individual, que poderá versar sobre qualquer temática da UC ou todas elas.
Aprovação na Uc: nota mínima 9,5 valores em cada elemento de avaliação.
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Authors:
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Year:
Diagnóstico e Intervenção Social e Organizacional
OA1. Identificar necessidades de mudança social e organizacional;
OA2. Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar problemas no funcionamento dos grupos e das organizações;
OA3. Definir estratégias e processos de intervenção social e organizacional com base em elementos de diagnóstico;
OA4. Reportar sistematicamente a informação relevante de diagnóstico e de intervenção
I. ABORDAGENS DO DIAGNÓSTICO SOCIAL E ORGANIZACIONAL
1.1. O diagnóstico no âmbito da mudança e desenvolvimento.
1. 2. Níveis de diagnóstico.
1. 3. Tipo de consultadoria e modelos de diagnóstico.
1. 4. O processo de diagnóstico: objectivos, concepção, implementação, recolha e análise da informação.
1. 5. Análise de problemas: estratégias e processos.
1. 6. Técnicas de diagnóstico social e organizacional no nível individual, grupal e organizacional.
1. 7. Reporte e feedback do diagnóstico social e organizacional.
II. PROCESSOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL E ORGANIZACIONAL
2. 1. Objectivos e plano da intervenção.
2. 2. Dispositivo de intervenção: métodos, técnicas e recursos.
2. 3. Níveis de intervenção: individual/grupal/organizacional.
2. 4. Técnicas específicas para cada nível de intervenção e técnicas integrativas.
2. 5. Avaliação da intervenção.
2. 6. Princípios éticos no diagnóstico e intervenção social e organizacional.
Avaliação periódica:
- Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 50%.
- Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 50%.
Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência.
Regime Exame:
Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.
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Authors:
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Métodos Avançados de Análise de Dados
OA1 | Identificar e distinguir os diferentes efeitos associados à moderação e à mediação
OA2 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre regressão linear para testar moderação e mediação
OA3 | Aplicar a regressão linear múltipla para os diversos modelos
OA4 | Analisar e interpretar resultados estatísticos
OA5 | Reportar resultados em tese/artigo.
1. Moderação, mediação e mediação moderada
1.1 Moderação: efeito de interação
1.2 Mediação: cadeia de efeitos
1.3 Mediação moderada: efeito indireto condicionado
1.3 Discussão de artigos com moderação, mediação e moderação mediada
2. Moderação via regressão linear múltipla
2.1 Efeito principal e efeito de interação
2.2 Moderadora quantitativa
2.3 Moderadora dummy
2.4 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS)
2.5 Reportar resultados em tese/artigo
3. Mediação via regressão linear múltipla
3.1 Mediadora quantitativa
3.2 Estimar e testar efeito indireto via bootstrapping
3.3 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS)
3.4 Reportar resultados em tese/artigo
4. Mediação moderada via regressão linear múltipla
4.1 Condições de aplicabilidade
4.2 Efeito indirecto condicionado
4.3 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS)
4.4 Reportar resultados em tese/artigo
A avaliação periódica contempla:
1. Avaliação individual - Teste (65%)
2. Avaliação em grupo - Trabalho (35%).
Nota mínima no teste = 8,5 valores | Nota mínima no trabalho de grupo = 10 valores.
A avaliação por exame mantém as mesmas duas componentes da avaliação periódica e com as mesmas ponderações:
1. Avaliação individual - Teste (65%)
2. Avaliação individual - Trabalho (35%).
Nota mínima no teste = 8,5 valores | Nota mínima no trabalho individual = 10 valores.
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Concepção e Avaliação de Projectos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 Descrever os principais conceitos e etapas na concepção de projectos;
OA2 Identificar oportunidades e definir problemas para o desenho de projectos;
OA3 Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa;
OA4 Utilizar as principais ferramentas na concepção e planeamento de projectos;
OA5 Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto;
OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos;
OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas.
CP1 Conceitos em Projectos
1.1 Glossário
1.2 Ciclo de vida de projecto
CP2 Oportunidade do Projecto e problema
2.1 Identificação da oportunidade
2.2 Estratégias de definição de problemas: definição do problema pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades
2.3 Exercícios
CP3 Teoria/investigação na concepção de projectos
3.1 Conceptualização do problema e racional teórico
3.2 Variável resultado
3.3 Modelos de processo: revisão de literatura
3.4 Tabela da balança
3.5 Exercícios
CP4 Ferramentas e técnicas
4.1 Definição e componentes do Modelo Lógico(LM)
4.2 Abordagens de construção do LM
4.3 Fases do LM
4.4 Exercícios
CP5 Actividades associadas ao LM
5.1 Objectivos e hipóteses
5.2 Canais, métodos estratégias
5.3 Exercícios
CP6 Avaliação de projectos
6.1 Tipos de avaliação
6.2 Desenhos e instrumentos
6.3 Relatório e devolução dos resultados
6.4 Exercícios
CP7 Concepção e avaliação de projectos específicos
Em avaliação periódica, existem 2 provas:
Frequência (30%).
Trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui o respetivo relatório (70%).
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações.
Os alunos que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a exame final (1ª ou 2ª época).
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Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. John Wiley & Sons (ENCOMENDADO)
Denham, S., & Burton, R. (2003). Social and Emotional Prevention and Intervention Programming for Preschoolers: Book of Stones. New York: Springer Science & Business Media.
Davies, D. (2010). Child Development: A Practitioner's Guide (Social work practice with children and families). New York: Guilford Publications.
Calheiros, M., Garrido, M. & Rodrigues, L. (2009). Percorsi di autonomia: una ricerca-intervento portoghese. In Premoli, S., (Ed.). Verso l'autonomia. Percorsi di sostegno all'integrazione sociale di giovani. Milano: Franco Angeli.
Bunston, W., & Heynatz, A. (2006). Addressing Family Violence Programs: Groupwork Interventions for Infants, Children and Their Parents. North Melbourne: Royal Children's Hospital Education Institute.
Boulmetis, J., & Dutwin, P. (2005). The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers. John Wiley & Sons Inc.
Barata, M.C., Alexandre, J., de Sousa, B., Leitão, C., Russo, V. (2016). Playgroups for Inclusion: Experimental Evaluation and Study of Implementation, Final Report. Portugal: University of Coimbra & ISCTE-IUL.
Bartholemew, L., Parcel, G., Kok, G., & Gottlieb. N. (2006). Planning Health Promotion Programs: Intervention Mapping. New York: John Wiley & Sons Inc.
Atkisson, C., Hargreaves, W., Horowitz & Sorensen, J. (1978). Evaluation of human service programs. Orlando: Academic Press.
Alexandre, J., Lopes, C., Gonçalves, P., Leitão, T., Fernandes, C., Lourenço, R., Guarita, L.,(2018). O projeto 12-15: Fase de diagnóstico e delineamento da teoria da mudança(Relatório 1). Lisboa: CIS-IUL/ISCTE-IUL.
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Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas
O estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de:
OA1. Aplicar técnicas de organização eficiente do tempo individual de trabalho/estudo;
OA2. Estruturar, apresentar apropriadamente e de forma crítica e sustentada na literatura argumentos em público, oralmente e por escrito;
OA3. Desenvolver um plano de estágio curricular
OA4. Desenvolver um projeto de investigação
OA5. Auto-diagnosticar as suas competências pessoais e académicas, bem como reflectir sobre as
estratégias para eliminar potenciais barreiras ao seu desenvolvimento
CP1. Processo de desenvolvimento de um projeto de dissertação e de um plano de estágio
- Apresentação de potenciais áreas de estágio
- Apresentação de potenciais áreas de investigação
- Reflexão sobre motivações e interesses ao nível da dissertação de mestrado e estágio curricular
- Competências de auto-diagnóstico de factores da tomada de decisão
CP2. Competências Pessoais:
- Competências de gestão de tempo individual de trabalho (e.g., estabelecimento de objectivos e prioridades; planeamento e calendarização)
- Competências de comunicação
CP3. Competências Académicas:
- Pesquisa bibliográfica orientada
- Normas de escrita científica
- Competências de análise crítica e apresentação de argumentos
- Processo de desenvolvimento de escrita de projeto de investigação
- Processo de desenvolvimento de plano de estágio curricular
A avaliação periódica inclui um trabalho de grupo sobre gestão de tempo com apresentação oral em aula (30%) e um trabalho individual sobre o plano de estágio e projeto de dissertação (70%). A avaliação em exame requer que todos os elementos de avaliação sejam trabalhos escritos realizados individualmente. Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma nota igual ou superior a 9,5 valores.
BibliografiaTitle: Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2014). The successful internship : personal, professional, and civic development in experiential learning (4th ed.). Brooks/Cole [PS.142 SWE*Suc]
Neves, P., & Guerra, R. (2015). Teses em Ciências Sociais ? Dicas muito práticas. Sílabo
Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Lisboa: Edições Sílabo. [PS.124 Man]
Clark, T., Foster, L., M & Bryman, A. (2019). How to do your social research project or dissertation. Oxford University Press. [S.113 CLA*How]
Bui, Y. (2014). How to write a master's thesis. Sage [S.113 BUI*How]
APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 [PS.100 APA*Pub 7ªed. ex.3]
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Reference:
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Title: Prada, M., & Rodrigues, D. L. (2016). Divulgação científica: Desenvolvimento e apresentação de comunicações em formato oral e póster. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 375-404). Sílabo.
Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107?143.
Moleiro, C., & Collins, E. (2016). Ética em contexto académico. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 193-219). Sílabo.
Garcia-Marques, L., & Garcia-Marques, T. (2016). Pensamento crítico: Antes de se aprender a testar ideias é preciso aprender a ter ideias. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 223-244). Sílabo.
Ferreira, M. B., & Santos, A. S. (2016). Divulgação científica: Preparação de relatórios, projetos ou artigos científicos. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 343-374). Sílabo.
Arriaga, P., & Sales, C. M. D. (2016). Como planear a investigação? In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.
Aguiar, C., & Bernardes, S. (2016) Organização pessoal e gestão do tempo. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 93-112). Sílabo.
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Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1: Executar correctamente uma síntese de pesquisa.
OA2:Distinguir e utilizar diferentes tipos de estudos, bem como conhecer as suas potencialidades e limitações.
OA3: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar a capacidade de apresentar resultados de uma investigação
OA4: Resolver um problema cientifica com uma pequena pesquisa científica
OA5: Identificar as tarefas necessárias para a preparação de um projecto de investigação.
OA6: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação.
CP2. Vantagens e problemas metodológicos associados à adopção de diferentes tipos de estudos.
CP3. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação.
CP4. Como preparar um projecto de investigação / criação de um pedido de financiamento para uma investigação.
CP5. O processo de publicação: preparação, submissão e revisão de um artigo. A estrutura de diferentes tipos de artigos científicos.
Avaliação periodica: trabalho de grupo sobre uma pesquisa realizada durante o semestre apresentado em formato de poster (50%); trabalho individual sobre a pesquisa realizada durante o semestre, apresentado em formato de pequeno artigo científico (45%); participação em estudos no LAPSO (1hora e 30 minutos no sistema SPI) (5%). Avaliação por exame final: formato idêntico ao da avaliação periodica, mas sendo ambas as formas de avaliação individuais.
BibliografiaTitle: Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press.
Gilbert, D. T., Fiske, S. T. & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-142). Oxford: Oxford University Press.
Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta.
APA (2020) Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA
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Title: Bibliografia específica depende do tema da investigação realizada e será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre.
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Estágio de Psicologia Social e das Organizações
OA1. Contatar com instituições que possam conceder estágios profissionalizantes;
OA2.Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio;
OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações;
OA4. Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos;
OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no estágio;
OA 6. Manter sempre uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa;
OA 7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio;
OA 8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão, guardando sigilo de todas as matérias relativas ao estágio;
OA 9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio;
OA 10.Elaborar um relatório no termo do estágio de acordo com as regras estabelecidas no DPSO.
Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar e acompanhar os alunos no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso.
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC. Algumas das matérias constantes da disciplina são:
CP1 - Procura de local de estágio.
CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho.
CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto Psicólogo estagiário.
CP4 - Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas.
A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de avaliação periódica, segundo os seguintes critérios:
1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DEPSO)
2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio).
3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%).
Datas de entrega de relatório ao orientador interno:
1ª Época - até 31/5/2022
2ª Época - até 15/6/2022.
Title: Mais bibliografia especifica será recomendada por cada orientador consoante a área específica do estágio.
Regulamento de estágio disponível na plataforma de e-learning.
- Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology.New York: Cambridge University Press.
- Robson C. (1993). Real world research: A resource for social scientists and practitioners-researchers. Oxford:Blackwell.
- Sweitzer, H. F., & King, M. (2009). The successful internship: Personal, professional, and civic development (3rd Edition). Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.).
Authors:
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Year:
Title: A ser indicada por cada orientador.
Authors:
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Dissertação em Psicologia Social e das Organizações
O/a aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1: Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA2: Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica;
OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado;
OA4: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise;
OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão da dissertação de mestrado. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem:
CP1: Formulação do problema e objectivos de investigação e respectiva sustentação teórica (Introdução)
CP2: Adequação do plano de pesquisa ao problema e objectivos (Método)
CP3: Apresentação e interpretação de resultados (Análise de dados e resultados; Discussão e conclusões)
CP4: Normas de redacção e apresentação (Preparação para a defesa)
A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL.
A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.
Title: Bell, J., & Waters, S. (2014). Doing your research project: A guide for first-time researchers (6th ed.). Open University Press.
Garrido, M. V., & Prada, M. (Orgs.). (2016). Manual de competências pessoais e académicas. Sílabo.
O'Leary, Z. (2017). The essential guide to doing your research project (3rd ed.). SAGE
Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals (3rd ed.) SAGE.
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd ed.). SAGE.
Authors:
Reference:
Year:
Title: APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.).
Henderson, E. L. (2022, January 25). A guide to preregistration and Registered Reports. Preprint
ISCTE, Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado, 2020, null, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/01/12/1484219637249_Normas_orientadoras_dos_2__ciclo2009_doc.pdf
ISCTE, Normas de apresentação e de harmonização gráfica para dissertação ou trabalho de projecto de mestrado e tese de doutoramento, 2020, null, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/07/14/1594736316665_Iscte_Normas_Graficas_2020.pdf
Orientações aos Investigadores sobre Proteção de Dados Pessoais
Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583.
Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146.
Ridley, D. (2008). The literature review: aAstep-by-step guide for students. Sage.
Tackett, J. L., Brandes, C. M., Dworak, E. M., & Shields, A. N. (2020). Bringing the (pre)registration revolution to graduate training. Canadian Psychology, 61(4), 299-309.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projecto em Psicologia Social das Organizações
O/a aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1: Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA2: Identificar e formular um problema pertinente para o trabalho de projecto;
OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado;
OA4: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise;
OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão do trabalho de projecto. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem:
CP1: Formulação do problema e respectivo enquadramento teórico (Introdução e Diagnóstico de necessidades)
CP2: Definição do programa de intervenção
CP3: Método de avaliação do programa;
CP4: Normas de redacção e apresentação (Preparação para a defesa)
O trabalho de projecto de mestrado deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelo ISCTE-IUL. O Projecto deve ser apresentado de acordo com os requisitos formais e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL.
BibliografiaTitle: Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE.
Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2008)
Authors:
Reference:
Year:
Title: Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall.
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press.
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Reference:
Year:
Optativas recomendadas
O plano de estudos prevê a realização de 4 unidades curriculares optativas, 2 em cada semestre.
A Direção do curso recomenda aos estudantes as seguintes unidades curriculares optativas:
1º Semestre
- M8212 - Psicologia Social do Envelhecimento (inglês)
- 01694 - Diversidade no Trabalho (inglês)
- M8210 - Psicologia Social da Justiça
- M8217 - Psicologia Organizacional
- M8218 - Psicologia dos Recursos Humanos
- 00731 - Emoções, Marketing, Publicidade e Tomada de Decisão
2º Semestre
- M8209 - Psicologia Social do Género
- M8216 - Psicologia do Trabalho
- M8214 - Psicologia Social da Educação
- M8208 - Psicologia Social do Ambiente
- 00730 - Métodos Qualitativos em Psicologia (português / inglês)
- 00136 - Emoções nas Relações Sociais e Culturais (inglês)
Nota: As unidades curriculares optativas têm um número limitado de vagas e o seu funcionamento está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
O objetivo do MPSO é proporcionar aos alunos formação de alta qualidade especializada para a prática profissional independente como Psicólogo Social e das Organizações que, segundo os padrões europeus inscritos na Declaração de Bolonha, requer uma formação universitária com a duração de 5 anos, o que corresponde à conclusão de dois ciclos de ensino superior nesta área científica.
A formação oferecida pelo MPSO corresponde à fase final da formação em Psicologia (2º Ciclo), especificamente em Psicologia Social e das Organizações. Esta formação procura proporcionar aos alunos:
- Um contacto direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso;
- O desenvolvimento de capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos;
- Um incrementar do grau de maturidade, preparação e de relacionamento humano dos alunos para o desempenho profissional futuro enquanto Psicólogos Sociais e das Organizações;
- A capacidade de apresentar, divulgar e defender em contextos específicos os resultados dos seus trabalhos de investigação e de intervenção no domínio da Psicologia Social e das Organizações;
- A compreensão das caraterísticas, necessidades e alterações do mundo do trabalho, bem como a compreensão da ligação escola - mundo do trabalho.
Ao terminar o MPSO, os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer, diferenciar e avaliar empiricamente os principais modelos de diagnóstico e intervenção em PSO;
- Aplicar os conhecimentos de PSO ao levantamento de necessidades e desenvolvimento de planos de intervenção social e organizacional adaptados a contextos específicos;
- Integrar o conhecimento em PSO de forma a analisar situações complexas, a formular diagnósticos e a planear intervenções;
- Desenvolver de forma original e autónoma ideias de investigação no domínio da Psicologia Social e das Organizações.
Em todas as Unidades Curriculares do MPSO estes objetivos são definidos operacionalmente e avaliados através de um ou mais instrumentos de avaliação adequados ao tipo de objetivo.
No MPSO existe uma forte aposta na articulação de Unidades Curriculares de Métodos de Investigação e Análise de dados com outras Unidades de índole teórica e teórico-prática, bem como a preparação dos alunos para a sua prática profissional através do Desenvolvimento das suas Competências Pessoais e Profissionais ou das suas Competências Académicas.
Acreditações