Mestrado

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Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 77/2013 de 31-05-2013
Registo de alteração
Candidatar
Leccionado em Português e Inglês
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2023/2024)

Instituições nas Sociedades Contemporâneas
Doutorado em Sociologia pelo Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) em 2023. Estudei a apropriação política da noção de resiliência e o seu papel na transformação do modelo social europeu no rescaldo da crise financeira de 2007/8 e da pandemia global do COVID-19 em 2020, apresentando uma dissertação com o título: Everything is not gonna be alright: contributions to a critical perspective on social resilience. Licenciado em Sociologia em 2004 e Mestre em Estudos Urbanos em 2010, em ambos os casos pelo Iscte-IUL. Atualmente sou Investigador integrado do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (Cies-IUL), integrando a linha de investigação “Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social”, e professor auxiliar convidado do Iscte-IUL, integrado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP). Sou investigador em estudos nas áreas da pobreza e desigualdades sociais, da proteção social, do emprego e da educação, com ênfase na avaliação de políticas orientadas para a redução da pobreza e aumento da qualificação de grupos sociais desfavorecidos. Sou co-autor de artigos em publicações nacionais e internacionais, como: “Labour relations under duress in Europe: contributions for social resilience theory” (2023), “Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?” (2022), “Welfare State Development in Portugal: From “Stage Zero” to the Post-Crisis “Leftist” Compromise against Austerity” (2019), “Crise e Pobreza em Portugal: resiliência ou proteção social?” (2018), “Resilience: Moving from a “heroic” notion to a sociological concept” (2017), entre outros. Os meus principais interesses de pesquisa são: a pobreza, desigualdades sociais e resiliência; as políticas públicas; a sociologia económica e a economia política; e a educação.
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES (onde é investigadora associada) também participou. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017). Colaborou, como consultora, com o IPPS-Iscte e com a PPLL, Lda. Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado.
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
Ana de Saint-Maurice, nasceu em Moçambique em 1958. Desde 1981 que é docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa, onde se licenciou em Sociologia. É Professora Auxiliar desde 1994, ano em que se doutorou em Sociologia, tendo desenvolvido a sua investigação nas áreas da Sociologia das Migrações e da Sociologia das Relações Étnicas e Rácicas. Actualmente, lecciona as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos e Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos, tendo leccionado também em diversos Mestrados e no Programa de Doutoramento de Serviço Social do ISCTE. Colaborou em mestrados da Universidade Lusófona (Ciências da Educação) e da Universidade Católica de Lisboa (Comunicação Social). É investigadora do DINÂMIA/CET, desde a sua constituição em 1989. Ao nível da investigação o seu trabalho assenta em dois tipos de competências e interesses: de um lado, a especialização em métodos e técnicas de investigação permite a sua participação em áreas tão diversas das Ciências Sociais (como por exemplo "Observatório das Entradas na Vida Activa (OEVA)", IEFP; "Os consumo culturais no município de Lisboa", ISCTE/Câmara Municipal de Lisboa; "Regiões em Reestruturação e Promoção do Emprego", DINÂMIA; "Práticas e Representações Relativas ao Trabalho - A Administração Pública", (CITE); ?Caracterização sociográfica das Mulheres Autarcas?, STAPE; etc.). De outro lado, a Sociologia das Migrações tem sido uma área privilegiada, quer no que se refere à pesquisa, quer na participação em júris de mestrado e doutoramentos. Tem experiência em Avaliação de Programas, nomeadamente, de Programas Europeus (como exemplo, Avaliação do ?Projecto de Formação de Formadores de Quadros Médios em Estatística? inserido no Programa PALOP, financiado pelo FED; Avaliação do Programa HORIZON, através do DINÂMIA/ pela ECOTEC; Avaliação do Projecto ?Toda a gente é Alguém?, Programa INTEGRAR - Medida 4 , do Fundo Social Europeu; Avaliação do Plano de Estágios da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, etc.).
Sociologia da Modernidade
Desenho da Pesquisa
Instituições nas Sociedades Contemporâneas
Desenho da Pesquisa
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Dissertação em Sociologia | Sociologia da Modernidade
Professor Associado do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL (desde 2020). Docente nos Programas Doutorais de Sociologia (ISCTE-IUL, desde 2006), Estudos Urbanos (FCSH-UNL/ISCTE-IUL, 2016-7) e Serviço Social (ISCTE-IUL, 2004-5). Docente (desde 2006) e director (2009-2022) do Mestrado de Sociologia do ISCTE-IUL. Docente nas Licenciaturas de Sociologia (desde 1994) e OGE (1991-4) do ISCTE-IUL, e de Engenharia do Ambiente no Instituto Superior Técnico (1997-9). Membro do Conselho de Coordenação para a Internacionalização do Iscte-IUL (desde 2020). Suplente da Comissão Científica (desde 2022), sub-director (2013-6) e membro da Comissão Executiva (1995-8) do Departamento de Sociologia ISCTE-IUL. Membro das Comissões Científicas dos Doutoramentos em Sociologia (desde 2006) e de Serviço Social do ISCTE-IUL (2007-8), e do Mestrado em Ciências Sociais do ISCTE-Instituto Politécnico de Viseu (2003-6). Membro da Comissão para a Avaliação da Actividade dos Investigadores Contratados na área de Comunicação e Cultura (desde 2021), Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa (2012-2023), membro do Conselho Científico (desde 1998), co-coordenador da área de Desigualdades, Migrações e Território (2006-2022), membro da Direcção da Cooperativa (2006-12), membro da Direcção (1998-2000; 1995-8), e investigador integrado (desde 1987) do CIES-IUL. Membro da Comissão Executiva (1998-2000) e investigador  (1997-2001) no OBSERVA - Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública. Investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (2005-6). Investigador no Observatório das Actividades Culturais (1996-7). Membro da Direcção (1991-3) e investigador (1991-2005) no Centro de Estudos Territoriais CET- IUL. Bolseiro de Investigação do Instituto de Ciências Sociais (1990-1), do Observatório Permanente dos Estudantes Universitários (1989-90), e da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) (1988-9). Investigador no Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais CIES-IUL (1987-91).  Colaboração em 59 projectos de investigação e estudos, com responsabilidade de coordenação em 32. Participação em 23 livros, 25 artigos científicos, 21 artigos em actas de reuniões de natureza científica, e 98 comunicações orais em eventos científicos. Membro do Conselho Editorial (desde 2003) e da Comissão Editorial  (1993-2018) da revista Sociologia, Problemas e Práticas.  Membro do Conselho de Deontologia (2006-10), da Assembleia Geral (1994-8), da Comissão Coordenadora da Secção do Campo Profissional (1991-4), e sócio (desde 1988) da Associação Portuguesa de Sociologia. Membro da Associação Internacional de Sociologia, e do European Urban Knowledge Network.  Colaborações com diversas instituições de ensino superior em Portugal e noutros países, nomeadamente com a Universidade de Cabo Verde, o Istituto Universitario di Architettura di Venezia, University of Stellenbosch, State University of St. Petersburg, Universidad de Las Palmas, e University of South Australia.  
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Professor Nuno Nunes, Iscte-University Institute of Lisbon Key-Expertise: inequality, collective action, well-being, development, and digital society. Homepage: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/nuno-nunes/cv With a Ph.D. in Sociology (since 2011), my thesis was about Social Inequalities and Collective Action in Europe. First and after my doctorate, I was a Researcher at the Centre for Research and Studies in Sociology (CIES-Iscte), but since 2018 I have also become a Professor at Iscte-University Institute of Lisbon, one of the most prestigious Portuguese universities. Currently, I am teaching “Contemporary Social Inequalities”, “Sociology of Development”, “Sociology of Globalisation”, “Work, Organisations and Technology”, and “Introduction to Sociology”. I have been mainly working on inequality, class, collective action, and well-being. Today's world is much better understood from the perspective of social inequalities, which continue to decisively mark the lives of people, institutions, and societies. My scientific objectives are precisely to contribute to the strengthening of theoretical, analytical, and empirical instruments capable of understanding their multidimensionality, mechanisms, and intersections. There are multiple social phenomena influenced by inequalities, social classes, and social stratification processes and it is in this sense that I have developed my work, seeking to understand how social inequalities influence collective action and the well-being of citizens. My research has followed the approach that inequality processes are increasingly global, but that national and intra-national scales remain equally relevant. I have published 20 articles, 5 Books, 27 Book Chapters, 13 Working Papers, and 8 Proceedings of Scientific Meetings, 28 of them with internationally recognized scope. My articles have appeared in European Societies, Journal of Civil Society, Education Sciences, Sensors, Portuguese Journal of Social Science, Sociologia, Problemas e Práticas, European Journal of Engineering and Formal Sciences, Sociologia On Line, and Sociologia. I am participating or have participated in 25 research projects, 9 of them international, and 13 under my coordination (3 national coordination of international projects and 10 national projects). My research has been funded by FCT – Foundation of Science and Technology, the European Union (Horizon Europe and Horizon 2020), the Spanish National Research Council, Portuguese foundations, Portuguese municipalities, and NGOs. I have participated in 142 conferences, 63 international and 44 as a keynote speaker.  I have organized 27 scientific events, 10 of them international. I belong to the international network “International Society for Quality-of-Life Studies”. Between 2016-2023, I was the team coordinator in charge of the National Research Stream ‘Social Classes, Inequalities, and Public Policies’ of the Portuguese Sociological Association (APS). Currently, I supervise Ph.D. and master thesis on the subjects of social inequalities, class, elites, collective action, social cohesion, welfare, and digital divides. I am a National Adviser for Horizon Europe, Coordinator of the Thematic Line “Digital Transformation” of the SocioDigital Lab for Public Policy, Member of the General Council of Iscte and of the Editorial Board of “Sociologia, Problemas e Práticas” [Sociology, Problems, and Practices], and Subdirector of the Publisher “Mundos Sociais” [Social Worlds].
Instituições nas Sociedades Contemporâneas
Estágio de 2º Ciclo
Teresa Seabra  (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Associada do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Diretora do curso de Mestrado em Educação e Sociedade. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro  Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituo de Ciências Sociais (ICS-UL).  Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
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