Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Desigualdades Sociais Contemporâneas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Instituições nas Sociedades Contemporâneas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sociologia da Modernidade
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Supletivas | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Livres > 1º Ano > Supletivas | 6.0 |
Teorias Sociológicas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Livres > 1º Ano > Supletivas | 6.0 |
Dissertação em Sociologia
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Sociologia
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Livres > 2º Ano | 6.0 |
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de:
OA1. Identificar dimensões e processos principais das desigualdades sociais contemporâneas;
OA2. Explicar teoricamente e ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades;
OA3. Relacionar teoricamente conceções de justiça social e desigualdades sociais contemporâneas;
OA4. Comparar desigualdades sociais em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos;
OA5. Analisar processos e tendências das desigualdades globais, fundamentando teórica e empiricamente;
OA6. Utilizar metodologicamente principais indicadores, medidas e categorizações de desigualdades;
OA7. Utilizar bases de dados eletrónicas com indicadores de desigualdades de âmbito global.
CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais
CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização
CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades
CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho)
CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais)
CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social
CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas
CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência?
CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações
CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas
A avaliação da unidade curricular "Desigualdades Sociais Contemporâneas" é estruturada para refletir o desenvolvimento das competências teóricas, metodológicas, operatórias e relacionais dos estudantes ao longo do semestre, através de uma combinação de atividades em grupo e individuais.
A avaliação ao longo do semestre está dividida em três componentes principais:
1. Atividade em Grupo (50%)
a. Apresentações em Sala de Aula dos Temas Selecionados (30%)
• Descrição: Os estudantes selecionam um tema do seu interesse tendo em conta os conteúdos programáticos da UC. Com base nos recursos disponibilizados pelo/a docente, já organizados em equipas de acordo com o tema que elegeram, devem preparar uma proposta de aprofundamento do tema e debate-la com o/a docente numa tutoria de preparação da aula prática, em grupo, explorando diferentes perspetivas teóricas e empíricas. Em aula, as apresentações são avaliadas com base na clareza, organização, profundidade da análise e capacidade de resposta às perguntas de colegas e docente.
• Objetivo: Esta atividade visa desenvolver competências de investigação, análise crítica e comunicação, alinhadas com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA4 e OA5. A sua concretização implica, necessariamente a presença em aula.
b. Comentários às Apresentações de Colegas (20%)
• Descrição: Durante as apresentações, os estudantes são incentivados a participar ativamente, fazendo comentários construtivos e perguntas pertinentes. Esta componente avalia competências de pensamento crítico teórica e/ou empiricamente fundamentado sobre o trabalho de colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Um dos grupos entretanto constituídos é nomeado relator do debate, ficando encarregue de produzir um relatório escrito a enviar à/ao docente e colegas que fizeram a apresentação.
• Objetivo: Esta atividade reforça a capacidade de análise crítica e a colaboração, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA3 e OA6. A sua concretização implica, necessariamente, a presença na aula.
2. Teste Escrito com Consulta (50%)
a. Aprofundamento de um Tema do programa, segundo um enunciado (50%)
• Descrição: No final do semestre, cada estudante realiza um teste escrito com consulta. Este teste avalia a capacidade de aplicação de conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos.
• Objetivo: Esta componente visa avaliar a compreensão aprofundada dos temas estudados, a capacidade de síntese e a aplicação prática dos conhecimentos, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA3, OA5, OA6 e OA7.
Condições base para a Avaliação ao Longo do Semestre
• Para obter aprovação na unidade curricular, os estudantes devem alcançar uma média ponderada mínima de 10 valores, não podendo ter menos de 8 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
Avaliação final (100%)
• Exame escrito presencial de resposta a um enunciado definido pela equipa docente.
Title: Wilkinson, R & Pickett, K (2018), The Inner Level, Allen Lane
UNDP (2022), Uncertain times, unsettled lives Shaping our future in a transforming world, Human Development Report 2021-22
Therborn, G (2013), The Killing Fields of Inequality, Polity Press
Stiglitz, JE (2015), The Great Divide, W. W. Norton
Sandel, M. J. (2020), The Tyranny of Merit, London, MacMillan.
Piketty T. (2020) Capital and Ideology. Cambridge (Mass.), Belknap, Harvard.
Milanovic, B (2016), Global Inequality, Belknap
Mauritti, R et al (2016), "The social structure of European inequality", Sociologia, Problemas e Práticas, 81
Costa, AF (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas, Mundos Sociais
Chancel, L et al. (2022), World Inequality Report 2022, World Inequality Lab.
Cantante, F (2019), O Risco da Desigualdade, Almedina
Carmo, RM et al (orgs) (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais
Carmo, RM (2021), Social inequalities: theories, concepts and problematics, SN Social Sciences, 1:116.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Websites com indicadores de desigualdades:
DataLABOR: https://datalabor.pt/
EIGE - European Institute for Gender Equality: https://eige.europa.eu/gender-statistics/dgs
European Social Survey: www.europeansocialsurvey.org
Eurostat: http://epp.eurostat.ec.europa.eu
Gapminder, a fact-based world view: http://www.gapminder.org
Gobal Education Monitoring Report: http://en.unesco.org/gem-report/
Inequality.org: https://inequality.org
Inequality Around the World: http://web.worldbank.org
Inequality Watch: http://inequalitywatch.eu/
Instituto Nacional de Estatística: http://www.ine.pt
International Labour Organization: http://www.ilo.org
Observatório das Desigualdades: http://observatorio-das-desigualdades.com
OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development: http://www.oecd.org
https://oxfamilibrary.openrepository.com/
Pordata: http://www.pordata.pt/
UNDP – United Nations Development Programme / Human Development Reports: http://www.hdr.undp.org/
WID – World Inequality Database: https://wid.world/
World Inequality Database on Education: https://www.education-inequalities.org/
Bibliografia complementar
Abrantes, P. (2022), “Educação e classes sociais em Portugal: Continuidades e mutações no século XXI”. Sociologia Problemas e Práticas, n.º 99: 9-27.
Almeida, J. F. (2013), Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos. Portugal e a Europa. Lisboa, Mundos Sociais.
Alvaredo, F.; Chancel, L.; Piketty, T.; Saez, E. & Zucman, G. (2018), World Inequality Report 2018, WID.WORLD.
Atkinson, A. B. (2015), Inequality: What Can be Done?, Cambridge (Mass), Harvard University Press [(2016), Desigualdade: O Que Fazer?, Lisboa, Bertrand].
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Cantante, F. (2019), O Risco da Desigualdade, Coimbra, Almedina
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Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. (2023) Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1.
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Authors:
Reference: null
Year:
Instituições nas Sociedades Contemporâneas
Esta unidade curricular tem como objectivos proporcionar aos mestrandos as seguintes aprendizagens:
a) Conhecimento aprofundado da problemática das instituições nas sociedades contemporâneas;
b) Aquisição das principais ferramentas teóricas e metodológicas deste domínio das ciências sociais, em particular da sociologia;
c) Aprofundamento das análises contemporâneas das instituições, no plano internacional e nacional;
d) Identificação e utilização de fontes estatísticas e documentais, nacionais e internacionais, electrónicas e outras, pertinentes para este domínio de pesquisa;
e) Desenvolvimento de competências gerais a nível do 2º ciclo universitário, nomeadamente a capacidade de integração intelectual e utilização profissional de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos.
Introdução - Conceitos, teorias, debates
i. Instituição, institucionalização, ação social
ii. Instituições nas sociedades contemporâneas
iii. O neoinstitucionalismo nas ciências sociais
I. Estado
1.1. Constituição e mudanças no Estado social
1.2. Desafios e tensões sobre os Estados e os regimes de welfare
1.3. Justiça social e democracia: equidade e capacitação
II. Mercado
2.1. Globalização económica e financeira
2.2. Riscos e variantes do capitalismo
2.3. Relações entre Estado e mercado
III. Sociedade civil
3.1. Família, comunidade, cidadania
3.2. Capital social, associativismo, confiança
3.3. Movimentos sociais, ação coletiva e redes sociais
Avaliação ao longo do semestre:
- Elaboração e apresentação de trabalho de grupo nas aulas sobre tópicos teóricos e empíricos relacionados com o programa da unidade curricular, a partir da leitura crítica de um texto científico indicado pelo docente (40%);
- Realização de um teste escrito sobre os conteúdos e os temas abordados no programa, com consulta de textos selecionados da bibliografia da UC (60%).
Avaliação por exame:
- Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação por exame realizam um teste escrito sem consulta, subordinado aos temas tratados no programa da UC. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, além da componente escrita.
Title: Berger, P., Luckmann Th. (2004 [1966]), A Construção Social da Realidade, Dinalivro; Carmo, R. M., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins,S. C.,Costa, A. F. (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais; Carmo, R.M. (2024) Direito ao Mundo da Vida: Esboços Teóricos para Políticas Amplas. Lisboa, Tinta-da-China; Crouch, C. (2013), Making Capitalism Fit for Society, Polity. Della Porta, D. (2015), Social Movements in Times of Austerity, Polity; March, J. C. et al (2006), "Elaborating the 'new institucionalism'", em R. A. W. Rhodes et al (org.), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford Univ. Press; Polanyi, K. (2012), A Grande Transformação, Edições 70; Piketty, T. (2022), Uma Breve História da Igualdade, Lisboa, Temas e Debates/Circulo Leitores; Sen, A. (2011), A Ideia de Justiça, Almedina; Veloso, L., e Carmo, R. M. (orgs.) (2012), A Constituição Social da Economia, Lisboa, Mundos Sociais.
Authors:
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Authors:
Reference: null
Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
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Avaliação ao longo do semestre, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
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Mestrado em Educação e Sociedade
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Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Pollock III, Philip H.& Edwards, B C 2019 The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.
Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.
Johnson, J B & Reynolds, H T 2020 Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.
Mestrado em Ciência Política
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Administração Escolar
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ação Humanitária
Na medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.
Authors:
Reference: null
Year:
Sociologia da Modernidade
As aprendizagens visadas são as seguintes:
- conhecimento aprofundado das principais teorias e conceitos relativos à modernidade e à mudança;
- conhecimento de aspectos concretos da sociedade contemporânea analisados com base nesses conceitos e teorias;
- competências na análise de processos de mudança e na utilização de fontes estatísticas e documentais, nacionais e internacionais;
- capacidade de interpretar textos e dados, de desenvolver argumentos fundamentados, de comunicar por escrito e oralmente, e de trabalhar individualmente e em equipa.
1. A "modernidade" na sociologia
1.1 Luta de classes, solidariedade orgânica, acção racional
1.2 Modernização, modernidade avançada, modernidades múltiplas
1.3 Estrutura, acção - reprodução e mudança
2. Processos de mudança nas sociedades contemporâneas
2.1 Desigualdade e composição social
2.2 Valores sociais
2.3 Actividade cívica e política
2.4 Ciência, cultura e inovação
2.5 Índices institucionais globais
3. A sociologia na modernidade
3.1 Modernidade e reflexividade sociológica
3.2 Sociologia, reflexividade social, mudança
As aulas teóricas serão essencialmente de exposição do docente, e as teórico-práticas envolvem a apresentação e debate de um texto e/ou de materiais empíricos por parte dos mestrandos, com o enquadramento do docente. Os mestrandos devem participar nas aulas, explorar sistematicamente a bibliografia, expor em grupo e debater os temas seleccionados para as aulas teórico-práticas, e realizar o trabalho individual final. A orientação tutorial desenvolve-se ao longo do semestre.
|
O processo de avaliação envolve:
- um trabalho final individual escrito (dimensão máxima de 10 páginas, Arial 12, espaço e meio);
- a apresentação e debate nas aulas de textos teóricos e/ou documentos empíricos;
- a participação nas aulas, e a assiduidade.
Estes elementos de avaliação têm a seguinte ponderação na classificação final: assiduidade e participação nas aulas: 20%; apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas: 30%; trabalho individual escrito: 50%.
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Authors:
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PORTUGAL
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1. Definir as etapas de um processo de investigação em ciências sociais, identificando o papel dos métodos e das técnicas de pesquisa na produção do conhecimento científico;
OA2. Distinguir as estratégias metodológicas extensiva e intensiva, demonstrando as suas características, potencialidades e limitações;
OA3. Elaborar e validar instrumentos para a recolha da informação no contexto da investigação extensiva, com definição do processo de amostragem e construção de questionários;
OA4. Elaborar e validar instrumentos para aplicação em investigações intensivas, com elaboração de guiões de entrevista e definição do trabalho de campo;
OA5. Perceber a estrutura de uma base dados, classificando as variáveis e interpretando tabelas e gráficos;
OA6. Analisar e interpretar dados qualitativos, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos.
CP1 - O processo de investigação
1.1 Introdução ao processo de investigação em ciências sociais
1.2 As etapas do processo de investigação
1.3 Métodos e técnicas de investigação: principais noções e características
CP2 - Investigação extensiva
2.1 Investigação extensiva: características principais
2.2 Planeamento e condução de inquéritos por questionário
2.3 Principais técnicas de amostragem
2.4 Tipos de perguntas, construção e validação de questionários
2.5 O inquérito online
CP3 - Investigação intensiva
3.1 Investigação intensiva: características principais
3.2 Tipos de entrevistas e níveis de directividade
3.3 Planeamento e condução de entrevistas
3.4 Elaboração de guiões de entrevista
3.5 Observação e trabalho de campo
CP4 - Análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos
4.1 Exploração e análise de bases de dados com SPSS
4.2 Produção e interpretação de tabelas e gráficos
4.3 Análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação estabelecidas para esta UC em consonância com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte: 1) Avaliação ao longo do semestre; 2) Avaliação por exame.
Avaliação ao longo do semestre: modalidade de avaliação composta por duas componentes: Percurso de Aplicações Metodológicas (60%) e Trabalho de Grupo (40%).
a) Percurso de Aplicações Metodológicas: esta componente traduz-se numa sequência de exercícios metodológicos que desafiam os/as alunos/as a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em cada bloco de conteúdos programáticos da UC. Os exercícios são realizados individualmente ao longo do semestre, de forma síncrona ou assíncrona, permitindo uma avaliação contínua dos/as estudantes e do seu progresso no domínio dos métodos de pesquisa em ciências sociais. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem prescindir da entrega de apenas um dos exercícios metodológicos propostos. A nota obtida nesta componente corresponde a 60% da classificação final da UC.
b) Trabalho de Grupo: esta componente consiste na elaboração de uma análise de duas investigações empíricas, uma intensiva e outra extensiva, a partir do exame de duas dissertações de mestrado dedicadas a áreas temáticas relacionadas aos interesses dos/as estudantes. Deve-se privilegiar a análise de dissertações de mestrado desenvolvidas na área científica do curso em que os/as estudantes estão inscritos. Os trabalhos podem ser realizados em grupo (dois elementos) ou individualmente. O documento deverá ser escrito de acordo com a estrutura do trabalho proposta pela equipa docente. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes devem obter nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo. A nota obtida nesta componente corresponde a 40% da classificação final da UC.
Além dos requisitos mínimos em cada componente, a avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 60% das aulas.
Avaliação por exame: ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com questões de natureza teórica e teórico-prática. Consiste numa prova escrita individual composta por questões que visam aferir tanto as competências práticas para a aplicação dos métodos de pesquisa social quanto o conhecimento teórico propiciado pela leitura da bibliografia principal. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Title: Albarello, L. et al. (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva.
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Reference: null
Year:
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Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1. Definir as etapas de um processo de investigação em ciências sociais, identificando o papel dos métodos e das técnicas de pesquisa na produção do conhecimento científico;
OA2. Distinguir as estratégias metodológicas extensiva e intensiva, demonstrando as suas características, potencialidades e limitações;
OA3. Elaborar e validar instrumentos para a recolha da informação no contexto da investigação extensiva, com definição do processo de amostragem e construção de questionários;
OA4. Elaborar e validar instrumentos para aplicação em investigações intensivas, com elaboração de guiões de entrevista e definição do trabalho de campo;
OA5. Perceber a estrutura de uma base dados, classificando as variáveis e interpretando tabelas e gráficos;
OA6. Analisar e interpretar dados qualitativos, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos.
CP1 - O processo de investigação
1.1 Introdução ao processo de investigação em ciências sociais
1.2 As etapas do processo de investigação
1.3 Métodos e técnicas de investigação: principais noções e características
CP2 - Investigação extensiva
2.1 Investigação extensiva: características principais
2.2 Planeamento e condução de inquéritos por questionário
2.3 Principais técnicas de amostragem
2.4 Tipos de perguntas, construção e validação de questionários
2.5 O inquérito online
CP3 - Investigação intensiva
3.1 Investigação intensiva: características principais
3.2 Tipos de entrevistas e níveis de directividade
3.3 Planeamento e condução de entrevistas
3.4 Elaboração de guiões de entrevista
3.5 Observação e trabalho de campo
CP4 - Análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos
4.1 Exploração e análise de bases de dados com SPSS
4.2 Produção e interpretação de tabelas e gráficos
4.3 Análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação estabelecidas para esta UC em consonância com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte: 1) Avaliação ao longo do semestre; 2) Avaliação por exame.
Avaliação ao longo do semestre: modalidade de avaliação composta por duas componentes: Percurso de Aplicações Metodológicas (60%) e Trabalho de Grupo (40%).
a) Percurso de Aplicações Metodológicas: esta componente traduz-se numa sequência de exercícios metodológicos que desafiam os/as alunos/as a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em cada bloco de conteúdos programáticos da UC. Os exercícios são realizados individualmente ao longo do semestre, de forma síncrona ou assíncrona, permitindo uma avaliação contínua dos/as estudantes e do seu progresso no domínio dos métodos de pesquisa em ciências sociais. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem prescindir da entrega de apenas um dos exercícios metodológicos propostos. A nota obtida nesta componente corresponde a 60% da classificação final da UC.
b) Trabalho de Grupo: esta componente consiste na elaboração de uma análise de duas investigações empíricas, uma intensiva e outra extensiva, a partir do exame de duas dissertações de mestrado dedicadas a áreas temáticas relacionadas aos interesses dos/as estudantes. Deve-se privilegiar a análise de dissertações de mestrado desenvolvidas na área científica do curso em que os/as estudantes estão inscritos. Os trabalhos podem ser realizados em grupo (dois elementos) ou individualmente. O documento deverá ser escrito de acordo com a estrutura do trabalho proposta pela equipa docente. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes devem obter nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo. A nota obtida nesta componente corresponde a 40% da classificação final da UC.
Além dos requisitos mínimos em cada componente, a avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 60% das aulas.
Avaliação por exame: ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com questões de natureza teórica e teórico-prática. Consiste numa prova escrita individual composta por questões que visam aferir tanto as competências práticas para a aplicação dos métodos de pesquisa social quanto o conhecimento teórico propiciado pela leitura da bibliografia principal. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
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Bertaux, D. (2020). As narrativas de vida. Mundos Sociais.
Bryman, A. & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Celta Editora.
Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno: uma introdução. Celta Editora.
DeCastellarnau, A. (2018). A classification of response scale characteristics that affect data quality: A literature review. Quality & Quantity, 52(4), 1523-1559. https://doi.org/10.1007/s11135-017-0533-4
Della Porta, D., & Keating, M. (Orgs.). (2008). Approaches and methodologies in the social sciences: A pluralist perspective. Cambridge University Press.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). SAGE Publications.
Laureano, R., & Botelho, M. C. (2017). IBM SPSS Statistics: O meu manual de consulta rápida (3ª ed.). Sílabo.
Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Almedina.
Oliveira, A. et al. (2021). O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas. Universidade Aberta.
Paugam, S. (Coord.). (2015). A pesquisa sociológica. Editora Vozes.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (2014 [1986]). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento.
Silverman, D. (2011). Interpreting qualitative data (4th ed.). SAGE Publications.
Sue, V. e Ritter, L.A. (2012). Conducting Online Surveys (2ª ed.), Thousand Oaks, Sage.
Vicente, P., Reis, E. & Ferrão, F. (2001). Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias Sociológicas
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais correntes da teoria sociológica.
(b) Aquisição de conhecimentos básicos sobre os principais domínios da teoria sociológica.
(c) Desenvolvimento de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados sociológicos.
01 Introdução: controvérsias e domínios
I História da teoria sociológica
02 Teoria sociológica clássica
03 Teoria sociológica moderna
04 Teoria sociológica contemporânea
II Domínios da teoria sociológica
05 A interação como troca
06 A interação simbólica
07 A estratificação
08 As instituições
09 Os grupos e as redes
10 As organizações
Ensaio individual sobre um tema a escolher por cada aluno de entre os tópicos definidos pelo docente. Limite: 20.000 caracteres (com espaços). Entrega: até 29 de Dezembro de 2023. Em alternativa, ou em caso de insucesso no ensaio, um exame final de duas horas.
Title: Pires, Rui Pena (2007), ?Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de ação e de estrutura?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50.
Scott, John (2011), Conceptualising the Social World: Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: * Bibliografia de trabalho / referências das aulas
Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais:
cap. 3, ?O enigma da vida quotidiana: o interacionismo simbólico, a abordagem dramatúrgica e a etnometodologia?, pp. 81-112.
Fulcher, James, e John Scott (2011), Sociology, 4.ª ed., Oxford, Oxford University Press: cap. 2, ?Theories and theorizing?, pp. 20-68.
Pires, Rui Pena (2014), ?Modelo teórico de análise sociológica?, Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50.
Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill:
[complementar] cap. 6, ?A historical sketch of sociological theory: The later years?, pp. 261-311;
cap. 13, ?Micro-macro and agency-structure integration?, pp. 592-647.
Turner, Jonathan H. (1991), The Structure of Sociological Theory, 5.ª ed., Belmont (Cal.), Wadsworth: cap. 1, ?Sociological theory: diversity and disagreement?, pp. 1-30.
Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books:
cap. 1, ?A natureza e as origens da sociologia?, pp. 1-16;
cap. 2, ?Propostas teóricas e metodológicas na sociologia?, pp. 17-32;
cap. 7, ?Grupos e organizações?, pp. 93-110;
cap. 8, ?Desigualdades: classe, etnia e género?, pp. 111-134;
cap. 9, ?Instituições?, pp. 137-166.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. 1, Macrodynamics,
Nova Iorque, Springer:
[complementar] cap 4, ?The dynamics of institutional domains?, pp. 105-151.
[complementar] cap 5, ?The dynamics of stratification systems?, pp. 153-214.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. 3, Mesodynamics,
Nova Iorque, Springer:
[complementar] cap. 5, ?The dynamics of groups?, pp. 171-212;
[complementar] cap. 6, ?The dynamics of organizations?, pp. 213-301.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to Present, Londres, Sage:
[complementar] cap. 15, ?Exchange theorizing?, pp. 520-573.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage:
cap 5, ?Exchange theorizing?, pp. 73-95;
[complementar] cap. 6, ?Symbolic interactionist theorizing?, pp. 96-116;
[complementar] cap. 7, ?Dramaturgical theorizing?, pp. 117-135.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Sociologia
Os alunos que completem esta UC deverão ser capazes de:
a) Equacionar um problema pertinente de investigação
b) Realizar a revisão de literatura respectiva
c) Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema de investigação
d) Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema de investigação e ao enquadramento teórico produzido
e) Analisar os resultados da investigação e discuti-los criticamente
f) Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório de dissertação
1. Apresentação do seminário. Regulamentação da tese de mestrado.
2. Auscultação de ideias para projectos de pesquisa. Consulta de modelos.
3. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto.
4. Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos e obras a consultar.
5. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
6. Elaboração do modelo analítico e operacionalização de conceitos.
7. Indicações sobre fontes de dados secundários. Delimitação das fontes de informação secundária.
8. Indicações sobre recolha de informação. Construção dos guiões dos instrumentos de recolha de informação primária.
9. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados.
10. Indicações sobre tratamento e análise de dados. Esclarecimento de dúvidas sobre análise de dados.
A dissertação de mestrado em Sociologia é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do ISCTE-IUL.
Title: Valdavida, Magdalena Cordero (1998), Bancos de Datos, Madrid, CIS.
Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage.
ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.
Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter.
Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora.
Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Almeida, João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: http://www.worldvaluessurvey.org/
World Values Survey
http://www.icpsr.umich.edu/icpsrweb/ICPSR/
ICPSR (Inter-university Consortium for Political and Social Sciences):
Outros sites:
http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm
European Commission ? Public Opinion (Eurobarometer):
http://www.europeanvaluesstudy.eu/
European Values Survey:
http://www.europeansocialsurvey.org/
European Social Survey:
Sites europeus:
http://www.apis.ics.ul.pt/
Arquivo de informação social do Instituto de Ciências Sociais:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main
INE Portugal:
Sites nacionais:
Torres, Anália Cardoso (1996), Divórcio em Portugal. Ditos e Interditos, Oeiras, Celta Editora.
Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS.
Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan.
Freire, André (2006), Esquerda e Direita na Política Europeia. Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
Conde, Idalina (1991), "Alvarez: ambiguidades na biografia de um pintor", Sociologia, Problemas e Práticas, nº 9.
Casanova, José Luís (2004), Naturezas Sociais. Diversidade e Orientações Sociais na Sociedade Portuguesa, Oeiras, Celta Editora.
Carreiras, Helena (2004), Gender and the Military: a Comparative Study of the Participation of Women in the Armed Forces of Western Democracies, Tese de Doutoramento, Lisboa, ISCTE.
Bourdieu, Pierre (1993), La Misère du Monde, Paris, Éditions du Seuil.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Sociologia
Os alunos que completem esta UC deverão ser capazes de:
a) Equacionar um problema pertinente para um trabalho de projecto
b) Realizar a revisão de literatura respectiva
c) Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema a estudar
d) Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema e ao enquadramento teórico produzido
e) Analisar os resultados do estudo e discuti-los criticamente
f) Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório do trabalho de projecto.
1. Apresentação do seminário. Regulamentação do trabalho de projecto.
2. Auscultação de ideias para trabalhos de projecto. Consulta de modelos de projectos.
3. Indicações sobre orientação e apoio. Indicações sobre a elaboração do projecto.
4. Elaboração de um projecto de estudo (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia).
5. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
6. Elaboração do modelo de análise e operacionalização de conceitos.
7. Indicações sobre fontes de dados secundários. Delimitação das fontes de informação secundária.
8. Indicações sobre recolha de informação. Construção dos guiões dos instrumentos de recolha de informação primária.
9. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados.
10. Indicações sobre tratamento e análise de dados. Esclarecimento de dúvidas sobre análise de dados.
O trabalho de projecto em Sociologia é apresentado e defendido em provas públicas e será avaliado por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico do trabalho nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do ISCTE-IUL.
Title: Valdavida, Magdalena Cordero (1998), Bancos de Datos, Madrid, CIS.
Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage.
ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.
Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter.
Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora.
Bryman, Alan (1989), Research Methods and Organization Studies, London, Routledge.
Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: http://www.worldvaluessurvey.org/
World Values Survey
http://www.icpsr.umich.edu/icpsrweb/ICPSR/
ICPSR (Inter-university Consortium for Political and Social Sciences):
Outros sites:
http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm
European Commission ? Public Opinion (Eurobarometer):
http://www.europeanvaluesstudy.eu/
European Values Survey:
http://www.europeansocialsurvey.org/
European Social Survey:
Sites europeus:
http://www.apis.ics.ul.pt/
Arquivo de informação social do Instituto de Ciências Sociais:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main
INE Portugal:
Sites nacionais:
Torres, Anália Cardoso (1996), Divórcio em Portugal. Ditos e Interditos, Oeiras, Celta Editora.
Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS.
Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan.
Freire, André (2006), Esquerda e Direita na Política Europeia. Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
Conde, Idalina (1991), "Alvarez: ambiguidades na biografia de um pintor", Sociologia, Problemas e Práticas, nº 9.
Casanova, José Luís (2004), Naturezas Sociais. Diversidade e Orientações Sociais na Sociedade Portuguesa, Oeiras, Celta Editora.
Carreiras, Helena (2004), Gender and the Military: a Comparative Study of the Participation of Women in the Armed Forces of Western Democracies, Tese de Doutoramento, Lisboa, ISCTE.
Bourdieu, Pierre (1993), La Misère du Monde, Paris, Éditions du Seuil.
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Para os estudantes da turma em português, a menção a uma das áreas temáticas no suplemento ao diploma é atribuída a quem deseje formação focalizada nessa área específica e complete pelo menos duas disciplinas na área temática.
As áreas temáticas e UC respectivas são:
Comunicação
- Dinâmicas Sociais da Internet
- Práticas Discursivas
- Geopolítica dos Media
Cultura
- Recepção, Fruição e Públicos da Cultura
- Globalização, Arte e Cultura
- Políticas Públicas da Cultura
Educação
- Intervenção em Contextos de Educação Não Formal: Princípios e Métodos
- Sociologia do Desempenho escolar
- Descendentes de Imigrantes e Educação
Migrações
- Descendentes de Imigrantes e Educação
- Migrações internacionais contemporâneas
Teoria e Método
- Sociologia e Epistemologia (só em língua inglesa)
- Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas (só em língua inglesa)
Trabalho e Emprego
- Sociologia do Trabalho e do Emprego
- Sistemas de Relações Industriais Comparados
- Relações de Trabalho e Sindicalismo
Estão disponíveis disciplinas em teoria sociológica e epistemologia para quem pretende a menção em teoria e método, ou deseje continuar estudos para doutoramento.
Acreditações