Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Desigualdades Sociais Contemporâneas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Instituições nas Sociedades Contemporâneas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sociologia da Modernidade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Supletivas | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Livres > 1º Ano > Supletivas | 6.0 |
Dissertação em Sociologia
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Sociologia
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Livres > 2º Ano | 6.0 |
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de:
OA1. Identificar dimensões e processos principais das desigualdades sociais contemporâneas;
OA2. Explicar teoricamente e ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades;
OA3. Relacionar teoricamente conceções de justiça social e desigualdades sociais contemporâneas;
OA4. Comparar desigualdades sociais em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos;
OA5. Analisar processos e tendências das desigualdades globais, fundamentando teórica e empiricamente;
OA6. Utilizar metodologicamente principais indicadores, medidas e categorizações de desigualdades;
OA7. Utilizar bases de dados eletrónicas com indicadores de desigualdades de âmbito global.
CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais
CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização
CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades
CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho)
CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais)
CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social
CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas
CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência?
CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações
CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas
Avaliação contínua*:
a) Participação nas atividades de trabalho autónomo (40%)
- De acordo com o plano de aulas disponibilizado no início do ano letivo, os estudantes são convidados a realizar a leitura semanal de 2/3 textos incidentes nos conteúdos que irão ser aprofundados e debatidos;
- Está previsto que os estudantes organizados em pequenos grupos (de até 4/5 elementos) dinamizem uma aula teórico-prática sobre um dos temas previstos no programa. Os estudantes devem articular com o/a docente a tutoria de orientação.
b) Trabalho escrito final (60%)
- O ensaio individual teórico-empírico em torno de um dos temas propostos no programa. A sua realização deve integrar quer as referências teóricas de leitura obrigatória, e outras complementares, incidentes no tema escolhido, bem como a exploração de informação substantiva referentes a diferentes países, que permita o aprofundamento do tema numa perspetiva multidimensional e comparativa. O ensaio não deve exceder as 4 mil palavras de texto.
A avaliação contínua supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em qualquer uma das componentes de avaliação.
Avaliação final:
- Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação final (em época de exame) realizam um ensaio teórico-prático, subordinado a um tema definido em articulação como o docente, e uma recensão crítica de um texto inserido no programa da UC. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita.
*Na fileira em inglês desta UC: avaliação periódica sujeita a entrega de trabalho final individual.
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Authors:
Reference:
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Instituições nas Sociedades Contemporâneas
Esta unidade curricular tem como objectivos proporcionar aos mestrandos as seguintes aprendizagens:
a) Conhecimento aprofundado da problemática das instituições nas sociedades contemporâneas;
b) Aquisição das principais ferramentas teóricas e metodológicas deste domínio das ciências sociais, em particular da sociologia;
c) Aprofundamento das análises contemporâneas das instituições, no plano internacional e nacional;
d) Identificação e utilização de fontes estatísticas e documentais, nacionais e internacionais, electrónicas e outras, pertinentes para este domínio de pesquisa;
e) Desenvolvimento de competências gerais a nível do 2º ciclo universitário, nomeadamente a capacidade de integração intelectual e utilização profissional de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos.
Introdução - Conceitos, teorias, debates
i. Instituição, institucionalização, ação social
ii. Instituições nas sociedades contemporâneas
iii. O neoinstitucionalismo nas ciências sociais
I. Estado
1.1. Constituição e mudanças no Estado social
1.2. Desafios e tensões sobre os Estados e os regimes de welfare
1.3. Justiça social e democracia: equidade e capacitação
II. Mercado
2.1. Globalização económica e financeira
2.2. Riscos e variantes do capitalismo
2.3. Relações entre Estado e mercado
III. Sociedade civil
3.1. Família, comunidade, cidadania
3.2. Capital social, associativismo, confiança
3.3. Movimentos sociais, ação coletiva e redes sociais
Avaliação periódica:
- Elaboração e apresentação de trabalho de grupo nas aulas sobre tópicos teóricos e empíricos relacionados com o programa da unidade curricular, a partir da leitura crítica de um texto científico indicado pelo docente (30%);
- Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa com a dimensão máxima de 20 mil caracteres (com espaços) (70%). O trabalho tem de inserir-se nos tópicos do programa, deve incluir um enquadramento teórico (relacionado com as referências bibliográficas da UC) e uma análise empírica (dados estatísticos, estudo de caso, fontes documentais, etc.).
Avaliação Final:
- Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação final (em época de exame, isto é, sem a elaboração e apresentação de trabalho de grupo ao longo do semestre) realizam um ensaio teórico-prático, subordinado a um tema definido em articulação como o docente, e uma recensão crítica de um texto inserido no programa da UC previamente selecionado. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita.
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Authors:
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Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
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Avaliação periódica, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
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Mestrado em Estudos Africanos
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Mestrado em Educação e Sociedade
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Berger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
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Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.
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Mestrado em Ciência Política
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Administração Escolar
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ação Humanitária
Na medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.
Authors:
Reference:
Year:
Sociologia da Modernidade
As aprendizagens visadas são as seguintes:
- conhecimento aprofundado das principais teorias e conceitos relativos à modernidade e à mudança;
- conhecimento de aspectos concretos da sociedade contemporânea analisados com base nesses conceitos e teorias;
- competências na análise de processos de mudança e na utilização de fontes estatísticas e documentais, nacionais e internacionais;
- capacidade de interpretar textos e dados, de desenvolver argumentos fundamentados, de comunicar por escrito e oralmente, e de trabalhar individualmente e em equipa.
1. A "modernidade" na sociologia
1.1 Luta de classes, solidariedade orgânica, acção racional
1.2 Modernização, modernidade avançada, modernidades múltiplas
1.3 Estrutura, acção - reprodução e mudança
2. Processos de mudança nas sociedades contemporâneas
2.1 Desigualdade e composição social
2.2 Valores sociais
2.3 Actividade cívica e política
2.4 Ciência, cultura e inovação
2.5 Índices institucionais globais
3. A sociologia na modernidade
3.1 Modernidade e reflexividade sociológica
3.2 Sociologia, reflexividade social, mudança
As aulas teóricas serão essencialmente de exposição do docente, e as teórico-práticas envolvem a apresentação e debate de um texto e/ou de materiais empíricos por parte dos mestrandos, com o enquadramento do docente. Os mestrandos devem participar nas aulas, explorar sistematicamente a bibliografia, expor em grupo e debater os temas seleccionados para as aulas teórico-práticas, e realizar o trabalho individual final. A orientação tutorial desenvolve-se ao longo do semestre.
|
O processo de avaliação envolve:
- um trabalho final individual escrito (dimensão máxima de 10 páginas, Arial 12, espaço e meio);
- a apresentação e debate nas aulas de textos teóricos e/ou documentos empíricos;
- a participação nas aulas, e a assiduidade.
Estes elementos de avaliação têm a seguinte ponderação na classificação final: assiduidade e participação nas aulas: 20%; apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas: 30%; trabalho individual escrito: 50%.
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PORTUGAL
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
OA1- desenvolver perspectiva crítica sobre a produção de conhecimento científico; OA2 - introdução às regras e procedimentos de construção de um desenho de pesquisa; OA3 - de articulação entre a estratégia metodológica e objecto e objectivos de pesquisa; OA4 - reflexão sobre os resultados da pesquisa empírica à luz dos conceitos metodológicos de fiabilidade e validade.
CP1. Projecto de investigação sociológica
1. Objectivos, níveis de análise e estratégia de investigação
2. Ruptura e construção do objecto teórico
3. Problemática teórica e o modelo de análise
4. Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação
5. Construção de amostras, selecção de casos, constituição de corpus de análise empírica
CP2. Inquérito por questionário
1. Objectivos, hipóteses de trabalho e construção do questionário
2. Limitações e enviesamentos, regras de redacção e estruturação do questionário e formas de aplicação
CP3. Análise de dados estatísticos e interpretação sociológica
CP4. Entrevistas e Histórias de Vida
1. Tipos de entrevistas - articulação com o objecto
2. Condução da entrevista
CP5. Observação e trabalho de campo
CP6. Análise de Conteúdo
1. Documentos produzidos pelo investigador (entrevistas e histórias de vida)
2. Documentos produzidos noutros contextos sociais (ex: imprensa e discurso político)
O processo de avaliação, periódica, implica i) apresentação oral do projecto de pesquisa a realizar-se em data a acordar com os alunos (20% da nota final); ii) um relatório sobre a investigação, cujo conteúdo e data de entrega serão comunicados pelos docentes, no início do semestre (80% da nota final). Na Avaliação Periódica (AP) os alunos têm que estar presentes em, pelo menos, 60 % das aulas.
Todos os estudantes podem recorrer ao exame final, a realizar nas 1ª e 2ª Época e Época Especial, incluindo aqueles que não tiverem obtido aprovação na avaliação periódica.
Title: GUERRA, I., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia, 2006, 2006, São João do Estoril, Principia,
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1. Objectivos, níveis de análise e estratégia de investigação
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5. Construção de amostras, selecção de casos, constituição de corpus de análise empírica
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1. Objectivos, hipóteses de trabalho e construção do questionário
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CP4. Entrevistas e Histórias de Vida
1. Tipos de entrevistas - articulação com o objecto
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Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Sociologia
Os alunos que completem esta UC deverão ser capazes de:
a) Equacionar um problema pertinente de investigação
b) Realizar a revisão de literatura respectiva
c) Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema de investigação
d) Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema de investigação e ao enquadramento teórico produzido
e) Analisar os resultados da investigação e discuti-los criticamente
f) Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório de dissertação
1. Apresentação do seminário. Regulamentação da tese de mestrado.
2. Auscultação de ideias para projectos de pesquisa. Consulta de modelos.
3. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto.
4. Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos e obras a consultar.
5. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
6. Elaboração do modelo analítico e operacionalização de conceitos.
7. Indicações sobre fontes de dados secundários. Delimitação das fontes de informação secundária.
8. Indicações sobre recolha de informação. Construção dos guiões dos instrumentos de recolha de informação primária.
9. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados.
10. Indicações sobre tratamento e análise de dados. Esclarecimento de dúvidas sobre análise de dados.
A dissertação de mestrado em Sociologia é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do ISCTE-IUL.
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Trabalho de Projecto em Sociologia
Os alunos que completem esta UC deverão ser capazes de:
a) Equacionar um problema pertinente para um trabalho de projecto
b) Realizar a revisão de literatura respectiva
c) Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema a estudar
d) Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema e ao enquadramento teórico produzido
e) Analisar os resultados do estudo e discuti-los criticamente
f) Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório do trabalho de projecto.
1. Apresentação do seminário. Regulamentação do trabalho de projecto.
2. Auscultação de ideias para trabalhos de projecto. Consulta de modelos de projectos.
3. Indicações sobre orientação e apoio. Indicações sobre a elaboração do projecto.
4. Elaboração de um projecto de estudo (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia).
5. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
6. Elaboração do modelo de análise e operacionalização de conceitos.
7. Indicações sobre fontes de dados secundários. Delimitação das fontes de informação secundária.
8. Indicações sobre recolha de informação. Construção dos guiões dos instrumentos de recolha de informação primária.
9. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados.
10. Indicações sobre tratamento e análise de dados. Esclarecimento de dúvidas sobre análise de dados.
O trabalho de projecto em Sociologia é apresentado e defendido em provas públicas e será avaliado por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico do trabalho nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do ISCTE-IUL.
Title: Valdavida, Magdalena Cordero (1998), Bancos de Datos, Madrid, CIS.
Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage.
ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.
Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter.
Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora.
Bryman, Alan (1989), Research Methods and Organization Studies, London, Routledge.
Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference:
Year:
Title: http://www.worldvaluessurvey.org/
World Values Survey
http://www.icpsr.umich.edu/icpsrweb/ICPSR/
ICPSR (Inter-university Consortium for Political and Social Sciences):
Outros sites:
http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm
European Commission ? Public Opinion (Eurobarometer):
http://www.europeanvaluesstudy.eu/
European Values Survey:
http://www.europeansocialsurvey.org/
European Social Survey:
Sites europeus:
http://www.apis.ics.ul.pt/
Arquivo de informação social do Instituto de Ciências Sociais:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main
INE Portugal:
Sites nacionais:
Torres, Anália Cardoso (1996), Divórcio em Portugal. Ditos e Interditos, Oeiras, Celta Editora.
Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS.
Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan.
Freire, André (2006), Esquerda e Direita na Política Europeia. Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
Conde, Idalina (1991), "Alvarez: ambiguidades na biografia de um pintor", Sociologia, Problemas e Práticas, nº 9.
Casanova, José Luís (2004), Naturezas Sociais. Diversidade e Orientações Sociais na Sociedade Portuguesa, Oeiras, Celta Editora.
Carreiras, Helena (2004), Gender and the Military: a Comparative Study of the Participation of Women in the Armed Forces of Western Democracies, Tese de Doutoramento, Lisboa, ISCTE.
Bourdieu, Pierre (1993), La Misère du Monde, Paris, Éditions du Seuil.
Authors:
Reference:
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Authors:
Reference:
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Para os estudantes da turma em português, a menção a uma das áreas temáticas no suplemento ao diploma é atribuída a quem deseje formação focalizada nessa área específica e complete pelo menos duas disciplinas na área temática.
As áreas temáticas e UC respectivas são:
Comunicação
- Dinâmicas Sociais da Internet
- Práticas Discursivas
- Geopolítica dos Media
Cultura
- Recepção, Fruição e Públicos da Cultura
- Globalização, Arte e Cultura
- Políticas Públicas da Cultura
Educação
- Intervenção em Contextos de Educação Não Formal: Princípios e Métodos
- Sociologia do Desempenho escolar
- Descendentes de Imigrantes e Educação
Migrações
- Descendentes de Imigrantes e Educação
- Migrações internacionais contemporâneas
Teoria e Método
- Sociologia e Epistemologia (só em língua inglesa)
- Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas (só em língua inglesa)
Trabalho e Emprego
- Sociologia do Trabalho e do Emprego
- Sistemas de Relações Industriais Comparados
- Relações de Trabalho e Sindicalismo
Estão disponíveis disciplinas em teoria sociológica e epistemologia para quem pretende a menção em teoria e método, ou deseje continuar estudos para doutoramento.
Acreditações