O MSIAD é um curso diferenciado com foco numa visão integrada dos sistemas de business intelligence (BI).
Desde a sua criação e até hoje, continua a ser a única oferta a nível nacional que integra as várias valências da área de apoio (ou suporte) à decisão.
O MSIAD tem por objectivo formar profissionais com competências chave:
- Sistemas de Data Warehouse ou sistemas de informação analíticos;
- Data Mining ou extração de conhecimento nas áreas do data science;
- BI estratégico (com aplicação das abordagens de balanced scorecard e ABC/ABM – Activity-based costing/Activity-based management);
- Sistemas de Data Warehouse e sistemas de informação analíticos;
- Visualização dados, Big Data, Ciência de Dados baseada em Python;
- Text Mining e Computer Vision para os sistemas de apoio à decisão;
- Inteligência Artificial, Deep Learning, Redes Neuronais e Machine Learning;
- Dotar os estudantes de competências na área de BI estratégico.
A área de BI é uma das áreas de grande empregabilidade, tendo atualmente salários acima da média. Existe uma grande procura por parte das empresas e uma oferta muito limitada de profissionais qualificados. Os especialistas formados irão desempenhar nos próximos anos um papel cada vez mais interventivo e gerador de valor nos processos de gestão e inovação em todos os domínios da indústria, dos serviços e na sociedade em geral.
Ao longo da parte escolar, promove-se a ligação a empresas através do uso de casos reais no ensino. Há a possibilidade de atribuição de bolsas de mestrado para a realização de projetos aplicados associados a casos reais em projetos de investigação Internacionais e Nacionais, bem como de patrocínio de empresas para a resolução de problemas reais e ligação ao laboratório de dados abertos da Câmara Municipal de Lisboa e aos dados do laboratório de IoT do Iscte.
A componente letiva prevê a possibilidade de especialização numa das seguintes áreas temáticas: Aplicações Interativas e Jogos; Ciência dos Dados Computacional; Transformação Digital; Internet das Coisas; e Sistemas Inteligentes. Os estudantes que no seu percurso realizem um conjunto de quatro optativas de uma dada área temática e uma optativa livre, têm uma menção à área específica no seu Suplemento ao Diploma.
No 2.º ano, e como complemento aos trabalhos de preparação da dissertação, os estudantes frequentam, no 1.º semestre, uma unidade curricular obrigatória em Text Mining e um conjunto de duas UC's optativas. Aos estudantes que obtenham aproveitamento em todas as unidades curriculares do primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2.º ciclo em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão.
Das dissertações realizadas em 2020, quatro estiveram ligadas a projetos europeus H2020. Desenvolveram-se seis protótipos e foram publicados sete artigos em jornais e conferências internacionais. A lista de trabalhos e teses pode ser consultada em drive.google.com/drive/folders/1Fe3LnMfpwn1Quh-O54vjdmVNs4Ife7DI
Informações Gerais