Os Departamentos de Antropologia da NOVA FCSH e do Iscte consolidaram-se, desde a década de 1980, nas duas principais referências do ensino da antropologia em Portugal.
No século XXI, os seus centros de investigação uniram-se no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), a que pertence a maioria dos docentes do Doutoramento - além do CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais), CICS-NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais) e IHC (Instituto de História Contemporânea).
Ambos os programas doutorais uniram-se na criação de um Doutoramento em associação, agora na sua 5ª edição, incentivando assim a cooperação entre docentes, investigadores e recursos de ambas as instituições, com o objetivo de consolidar um programa doutoral com sinergias e escala de âmbito e qualidade internacionais.
Diretores:
Miguel Vale de Almeida (Iscte), Susana Trovão (NOVA FCSH)
Mensagem do(s) diretor(es)
"A antropologia é a mais humanista das ciências e a mais científica das Humanidades”, dizia Alfred Kroeber. Tornando o estranho familiar e o familiar estranho, o aprendizado da Antropologia assenta naquela filosofia e o treino doutoral visa preparar cientistas capazes de compreender, interpretar e explicar a diversidade humana no mundo contemporâneo.
"We shall not cease from exploration, and the end of all our exploring will be to arrive where we started and know the place for the first time". (T. S. Eliot)
Informações Gerais