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Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 69/2019 de 03-10-2019
Registo de alteração
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00



Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte)

Gestão de Doutoramentos
 Edifício 4, sala 329
doutoramentos.cies@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 195
2.ª f - 6.ª f, 10:00 - 13:00 / 14:00 - 18:00

Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente e de conferencistas integra académicos e especialistas portugueses e estrangeiros. A equipa que garante a coordenação das atividades e a lecionação das cadeiras obrigatórias integra professores de várias Escolas e Departamentos do ISCTE e professores visitantes.

São membros da equipa docente e orientadores:

 

·         Luís Capucha (Diretor)

·         Álvaro Rosa

·         Francisco Nunes

·         Helena Carvalho

·         João Salis Gomes

·         João Sebastião

·         Luís Dias Martins

·         Maria de Lurdes Rodrigues

·         Maria Luísa Veloso

·         Patrícia Durães Ávila

·         Ricardo Borges Rodrigues

·         Susana da Cruz Martins

·         Teresa Patrício

·         Teresa Seabra


lista provisória

 

Para além dos membros da equipa docente, participam ainda nas atividades de investigação e de orientação de teses os restantes investigadores doutorados do CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) com trabalhos realizados na área das políticas públicas e da educação.


  

Corpo Docente para (2024/2025)

Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação
Doutorado em Sociologia pelo Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) em 2023. Estudei a apropriação política da noção de resiliência e o seu papel na transformação do modelo social europeu no rescaldo da crise financeira de 2007/8 e da pandemia global do COVID-19 em 2020, apresentando uma dissertação com o título: Everything is not gonna be alright: contributions to a critical perspective on social resilience. Licenciado em Sociologia em 2004 e Mestre em Estudos Urbanos em 2010, em ambos os casos pelo Iscte-IUL. Atualmente sou Investigador integrado do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (Cies-IUL), integrando a linha de investigação “Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social”, e professor auxiliar convidado do Iscte-IUL, integrado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP). Sou investigador em estudos nas áreas da pobreza e desigualdades sociais, da proteção social, do emprego e da educação, com ênfase na avaliação de políticas orientadas para a redução da pobreza e aumento da qualificação de grupos sociais desfavorecidos. Sou co-autor de artigos em publicações nacionais e internacionais, como: “Labour relations under duress in Europe: contributions for social resilience theory” (2023), “Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?” (2022), “Welfare State Development in Portugal: From “Stage Zero” to the Post-Crisis “Leftist” Compromise against Austerity” (2019), “Crise e Pobreza em Portugal: resiliência ou proteção social?” (2018), “Resilience: Moving from a “heroic” notion to a sociological concept” (2017), entre outros. Os meus principais interesses de pesquisa são: a pobreza, desigualdades sociais e resiliência; as políticas públicas; a sociologia económica e a economia política; e a educação.
Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2015), é investigadora integrada no CIES-IUL desde 2020 e professora auxiliar convidada do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (25% afetação) do ISCTE. Iniciou o trabalho na investigação em 2008 (no CICS.NOVA), e tem vasta experiência em projetos de investigação nas áreas da educação, social, políticas públicas, administração e gestão escolar, estudos de diagnóstico para elaboração de documentos estratégicos e modelos de avaliação de projetos/programas recorrendo à Teoria da Mudança. Além dessas áreas, os seus interesses incluem estudos sobre inclusão social, e a desenvolvimento e aplicação de metodologias “multimétodo” (com experiência em técnicas quantitativas e qualitativas).
Temas Atuais das Políticas de Administração e Gestão Escolar | Tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar
Sociólogo, professor associado e atual Diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Membro do Conselho Nacional de Educação. Foi diretor da Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena e meia) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil, Mauritânia, Bélgica e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local.
Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da ducação). Professora associada no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Co-coordenadora do Grupo de Investigação de Educação e Ciência, no CIES_Iscte. É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu EUROSTUDENT - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe (II, III, VI, e VII) e a avaliação externa nacional do Programa Global Schools2030, em Portugal sob a designação de Escolas2030, implementado pela Fundação Aga Khan. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, do desempenho e sucesso escolar, da avaliação de políticas públicas e das desigualdades sociais.
Pesquisas Exemplares em Políticas de Administração e Gestão Escolar
Doutor em Políticas Públicas e Mestre em Educação. Professor coordenador de nomeação definitiva do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ao qual presidiu de 1996 a 2005. Na Escola Superior de Educação do mesmo Instituto exerceu ao longo de vários anos funções de direção e de coordenação científica e pedagógica. Exerce também funções docentes no ISCTE-IUL desde 2012, onde integra como investigador o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), tendo ainda leccionado na Universidade Católica Portuguesa durante alguns anos. Foi membro permanente do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores de 1996 a 2003. Foi Secretário de Estado da Educação de 2005 a 2009 e Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional de 2009 a 2011, respetivamente dos XVII e XVIII Governos Constitucionais.    
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