O programa consiste em dois semestres de componente letiva e seis semestres para o desenvolvimento da tese com trabalho de investigação orientada.
O currículo do 1º ano terá uma orientação construída em torno dos problemas no quadro da administração e gestão das escolas e do sistema educativo, promovendo-se, em várias UC, espaços letivos seminariais de identificação de temas e objetos de pesquisa, ilustração de projetos nacionais e internacionais de investigação e diálogos com atores com intervenção em contextos concretos.
A área científica das Políticas Públicas, no quadro do Departamento de CPPP, serve de enquadramento a outras de fronteira sobre as organizações públicas e a sua administração e gestão, justificando-se esta área como central na apresentação desta proposta. No 2º, 3º e 4º anos, prevê-se o desenvolvimento da Tese, que vai ser acompanhado de um Seminário de pesquisa em administração e gestão escolar e de um Ciclo internacional de conferências, que têm por objetivo complementar e apoiar o processo de investigação, contribuindo para o enquadramento científico e abertura de perspetivas analíticas no desenvolvimento de uma tese nesta área. O seu desenvolvimento terá como acolhimento científico o CIES_Iscte, um Centro de referência, entre outras, nas áreas da Sociologia e das Políticas Públicas.
Plano de Estudos para 2024/2025
Objetivos
O1 – Formação. Conhecidos que são os persistentes défices de qualificação da sociedade portuguesa e as dificuldades de alargamento de percursos de escolarização avançada e de sucesso, este Doutoramento propõe-se ser um contributo para a dotação de agentes altamente qualificados com capacidades de reflexão e atuação no sistema educativo, através dos instrumentos da administração e gestão.
O2 – Conhecimento. Deverá promover, ainda, um esboço de pesquisa e debate sobre o sistema educativo, nas suas componentes teóricas, metodológicas e analíticas, em termos nacionais e internacionais.
O3 – Transferência para sociedade. Acompanhar as agendas nacionais e internacionais na área da educação, procurando intervir na discussão das suas principais questões de forma fundamentada, nos seus referenciais teóricos e analíticos, contribuindo para o desenvolvimento do sistema educativo e a melhoria dos resultados das escolas.
Os principais objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes estão alinhados com o Quadro Europeu de Qualificações, tendo por referência o Quadro Nacional de Qualificações. Assim propõem-se o seguinte:
OA1-Dotar os alunos de competências analíticas e pluridisciplinares, nomeadamente na área das Políticas Públicas, Administração e Gestão, como instrumentos essenciais ao conhecimento, planeamento e intervenção avançada nas escolas ou instituições educativas;
OA2-Promover capacidades de desenho e definição de modelos operatórios que possam ser replicados em vários contextos educativos e comparados no quadro de instituições nacionais e do ponto de vista internacional;
OA3-Contribuir para o reforço da capacidade de intervenção informada na análise, avaliação e gestão de políticas e organizações escolares ou com funções educativas;
OA4-Promover capacidades para uma investigação significativa e autónoma, respeitando os princípios estabelecidos de qualidade e integridade académicas.
Tese de Doutoramento
1) A inscrição em tese requer a aprovação de um projeto de investigação para doutoramento e o seu registo.
2) A preparação da tese requer a realização de uma investigação no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) ou, mediante autorização da direção do doutoramento, noutro centro de investigação.
3) Em alternativa à tese, e em condições de exigência equivalentes, os doutorandos podem optar por realizar uma compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional.
4) A preparação da tese, ou da compilação de artigos, é obrigatoriamente orientada por um docente ou investigador do ISCTE com o grau de doutor, para o efeito nomeado pela direção do doutoramento.