O Doutoramento em Estudos Internacionais organiza-se numa perspetiva interdisciplinar, debruçando-se não apenas sobre a dimensão política e económica dos fenómenos internacionais, mas englobando também temas transversais como os ativismos sociais e a cidadania, o desenvolvimento e a sustentabilidade.
Em estreita conexão com o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (CEI-Iscte), o programa articula-se em torno de três eixos fundamentais que correspondem a outras tantas linhas de investigação do CEI-Iscte: História Internacional, Segurança e Instituições; Ativismo, Cidadania e Direitos Humanos; Sustentabilidade e Desenvolvimento.
Com uma componente curricular relativamente leve, o doutoramento assume-se como um programa que aposta fortemente nas atividades de acompanhamento e tutoria, previstas para o segundo e terceiro ano, na integração dos doutorandos nas linhas de investigação e nas atividades do CEI-Iscte e na constante interação entre os estudantes dos vários anos do curso, com o objetivo de criar uma verdadeira “learning community”.
Em termos curriculares, prevê-se que ao longo do primeiro ano, os estudantes frequentem uma unidade curricular seminarial intitulada “Seminário em Estudos Internacionais”, na qual estarão espelhadas as três grandes áreas temáticas nas quais o programa se estrutura. Existirá também uma unidade curricular anual de ensino de métodos de investigação e uma outra de preparação/construção do projeto de doutoramento, que os estudantes terão que apresentar e defender publicamente no final do segundo semestre. Os doutorandos serão também fortemente incentivados em participar nas inúmeras conferências, colóquios e seminários organizados pela Unidade de Investigação que acolhe o programa doutoral.
Por fim, saliente-se que as unidades curriculares são lecionadas em inglês, pelo que entre o seu público-alvo se encontram não apenas estudantes portugueses, mas também oriundos de outros países europeus e de fora da Europa, procurando satisfazer a crescente procura de formação avançada no Iscte por parte de estudantes internacionais.
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