O curso foi concebido para inserir os problemas do trabalho, do emprego e das relações laborais nos seus contextos sociais mais amplos. As unidades curriculares disciplinares centram-se na sociologia, direito e economia do trabalho e do emprego. Os campos temáticos do curso, nomeadamente as relações industriais, as políticas do emprego e da segurança social, são abordados a partir de uma perspectiva comparada internacional.
Através do seu plano de estudos obrigatório e um leque variado de optativas, o curso proporciona uma oportunidade única de uma formação simultaneamente académica e profissionalizante, permitindo a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências relevantes e aplicáveis tanto na investigação científica como na gestão laboral a diversos níveis organizacionais, sociais e políticas.
O Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade no Iscte está inserido na rede universitária European Masters in Labour Studies, uma rede dos principais centros de estudo e de formação europeus neste campo. Esta situação permite o intercâmbio académico e a vinda de docentes das outras instituições da rede como conferencistas. Os alunos do curso têm a possibilidade de frequentar o segundo semestre do curso numa das outras universidades da rede, obtendo nesse caso o certificado “Mestrado Europeu em Ciências do Trabalho”.
Lisa Dorigatti, da Universidade de Milão, foi convidada do Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade, como oradora numa conferência e na discussão de projetos de tese de mestrado. Professora associada de Sociologia Económica e Relações de Trabalho, Lisa Dorigatti é especialista em relações de trabalho em setores como a manufatura, serviços sociais terceirizados e logística, trabalhou como correspondente em Itália para a Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabaçho (EuroFound).
Informações Gerais