Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1046/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1046/2011/AL01 de 10-08-2023
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2023/2024)

Relações de Trabalho e Sindicalismo
Docente do ISCTE-IUL desde 1983 nas áreas da Sociologia do Trabalho e das Organizações e Relações de Emprego. Ao longo da carreira, tem também investigado e publicado nessas áreas, geralmente com um enfoque transversal sobre o sindicalismo. Organizou e ainda é Diretor do Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais, onde leciona as UC relacionadas com Sindicalismo e Relações Industriais. Já desempenhou responsabilidades científicas institucionais e de gestão departamental.
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES (onde é investigadora associada) também participou. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017). Colaborou, como consultora, com o IPPS-Iscte e com a PPLL, Lda. Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado.
Direito do Trabalho e da Segurança Social
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Relações de Trabalho e Sindicalismo
Joana Marques é socióloga e investigadora, com doutoramento em Sociologia pela Universidade de São Paulo e licenciatura também em Sociologia pela Universidade do Porto, possuindo ainda mestrado em Economia Social e Solidária e pós-gradução em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo ISCTE-IUL. Tem uma trajetória profissional na área da investigação académica e aplicada, através de diversos enfoques como trabalho, cultura, economia solidária, mobilidades e, sobretudo, formas coletivas de organização dos trabalhadores, com trabalho de campo desenvolvido entre a Europa, África e América Latina. Foi investigadora Marie-Curie entre 2020 e 2021 (projeto COLLECTITUDE - Building the collective at times of precarity). Atualmente é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) e membro da direção da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol) e da associação de Investigação & Desenvolvimento A3S.
Relações de Trabalho e Sindicalismo
Relações de Trabalho e Sindicalismo
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Socióloga. Professora Associada do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa | Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Departamento de Sociologia. Investigadora integrada do CIES-Iscte, no âmbito do qual co-coordena o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar. Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte).  Presidente da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte e  responsável por coordenar a organização do acolhimento destes estudantes apoiando-os na sua integração académica e social. Ao longo da carreira de investigação participou em equipas de projetos e consultorias científicas, nacionais e internacionais, investidos em temáticas especificamente sociológicas, como é o caso das classes sociais e desigualdades sociais; condições de vida e orientações valorativas dos estudantes do ensino superior; sociedades envelhecidas, bem-estar, mudança social e estilos de vida, entre outras. Presentemente, co-coordena um projeto de intercâmbio internacional, tendo em vista a criação de um Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau; Coordena o estudo de avaliação das residências estudantis (Agência ERASMUS+); é membro da equipa de investigação do projeto de inovação pedagógica  "Sala de aula invertida" e membro da equipa de investigação do EUROSTUDENT (Projeto europeu sobre as condições de vida dos estudantes).  Tem publicados diversos artigos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro, bem como participou em múltiplas conferências, nacionais e internacionais. Tem contribuições na revista International Education Sciences; Studies of Sociology in Education, European Journal of Social Work, Portuguese Journal of Social Science, Sociologia, Problemas e Práticas, Revista Sociologias; Sociologia On-Line, Análise Social, entre outras.
Direito Social e do Trabalho Europeu e Internacional
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, obteve o grau de Mestre em Direito das Empresas, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e é Doutora em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade da Corunha (Espanha) e pela NOVA School of Law (Lisboa-Portugal). Para além de cursos de formação complementar, tem participado em numerosos Congressos e Seminários Nacionais e Internacionais, frequentemente como conferencista. Tem exercido atividade docente em diversas instituições universitárias, com especial relevo para o ISCTE - IUL– Instituto Universitário de Lisboa, onde rege várias cadeiras do Mestrado em Direito das Empresas e do Trabalho, e também no Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais e no Mestrado em Políticas de Desenvolvimento em Recursos Humanos. Foi Docente convidada em cursos de pós-graduação nas Faculdades de Direito de Lisboa e do Porto. Tem sido Orientadora de numerosas dissertações, para além da participação, como Arguente, em diversos júris de Mestrado. É autora de vários ensaios e artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais sobre temas de Direito do Trabalho.  
Sociologia do Trabalho e do Emprego
Sistemas de Proteção Social Comparados
Regulação e Mercado de Trabalho
Paulo Marques é Professor Associado no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte. Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT). A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP. A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations. 
Relações de Trabalho e Sindicalismo
Reinhard Naumann é licenciado em ciências políticas. Desde 1988, investiga as políticas de emprego e as relações laborais em Portugal. É correspondente em Portugal do Centro Europeu de Especialização no domínio do direito do trabalho, do emprego e das políticas do mercado de trabalho (ECE) e do Observatório Europeu da Vida Profissional (EURWORK). De 1996 a 2021 foi diretor da representação da Fundação Friedrich Ebert alemã em Portugal. A atividade de investigação de Reinhard Naumann tem consistido em contribuições nacionais sobre Portugal em estudos comparativos como o projeto de investigação "Extending Labour Protection" (ILO, 2014-2015) e em consultoria política como o Programa de Aprendizagem Mútua no âmbito da Estratégia Europeia de Emprego (e.g. Lisbon 2017: Collective bargaining (Host Country Paper); Minimum wage, Cyprus 2019; Platform work, Berlin 2020) e na avaliação de programas europeus (Fundo de Globalização, Igualdade, Fundo Social).
Desenho da Pesquisa
Thais França é Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES/IUL), Portugal. Doutora em Sociologia pela Programa de Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismos do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra - Portugal. Mestra pelo programa Erasmus Mundos em Work, Organizational and Personnel Psychology - WOP-P, Universidade de Bolonha - Itália (2008). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Investigadora visitante do Instituto Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires e do Instituto de Altos Estudios Sociales, da Universidade de San Martin, Argentina. Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia Social e do Trabalho , atuando principalmente nos seguintes temas: estudos feministas e de gênero, estudos migratórios, estudos pós-coloniais, mercado de trabalho, globalização, internacionalização do ensino superior e mobilidade internacional acadêmica e estudantil. Foi membro da Coordenação da Marcha Mundial das Mulheres (2008) - Portugal e do Manifesto contra o preconceito à Mulheres Brasileiras em Portugal (2011). Atualmente é membro do grupo de expert da Comissão Europeai  sobre o impacto da pandemia da COVID-19 na igualdade de género na União Europeia em Investigação e Inovação pandemic on gender equality in EU.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo