Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 fev 2021
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1039/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1039/2011/AL01 de 28-05-2015
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O curso fornece preparação adequada ao ingresso e exercício de funções na administração pública. Para os alunos oriundos da administração pública, destacam-se os seguintes resultados profissionais:

  • Progressão na carreira e permitem a aquisição de competências e capacidades necessárias a uma participação activa na modernização dos serviços.
  • Desenvolvimento de novas competências para outras funções, nomeadamente relacionadas com a integração em equipas responsáveis por projectos públicos ou privados de gestão social, cultural ou de consultoria institucional ou administrativa.
Testemunhos de alumni
Alberto Francisco Sacalucango Gandu Diretor do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística da Administração Municipal de Viana-Governo Provincial de Luanda
A frequência do Mestrado em Administração Pública, no ISCTE-IUL, foi o melhor momento académico que tive na vida. O conteúdo programático, o critério de avaliação, a disponibilidade do corpo docente em partilhar os seus conhecimentos com os alunos de forma abnegada, permitiu que hoje tenha um acervo de conhecimentos sobre o sistema operacional da Administração Pública que se tem traduzido na minha realização profissional (na Administração Pública Angolana), desdobrando-se na atividade económico-financeira e social.
Eugénio Antunes Vogal do Conselho Diretivo da ESPAP
O Mestrado em Administração Pública do ISCTE-IUL deu-me a oportunidade de pensar e debater de forma crítica a Administração Pública, com colegas e professores com experiências e formações muito diferenciadas. O constante convite a pensar “fora da caixa”, a fundamentar as nossas ideias e a expô-las em público, não teria sido possível sem os ensinamentos do Mestrado. Concluí a minha Licenciatura no ISCTE-IUL e sirvo a causa pública há mais de 25 anos. Senti a necessidade de dar corpo teórico à experiência entretanto adquirida. A excelência do corpo docente, traduzida em anos de experiência concreta, contribuiu decisivamente para a minha opção pelo Mestrado em Administração Pública, tendo as minhas expetativas sido confirmadas com as competências que adquiri e que me ajudam nas minhas funções enquanto Vogal do Conselho Diretivo de um organismo público, confrontado diariamente com opções governativas que urge implementar. Os casos concretos debatidos, o estudo das experiências internacionais e o pensamento estruturado sobre a realidade foram, de facto, uma mais-valia para o desempenho das minhas funções e para o meu enriquecimento pessoal e profissional.
Fátima Fonseca Diretora Municipal de Recursos Humanos na Câmara Municipal de Lisboa
Frequentei a primeira edição do Mestrado em Administração Pública e posso afirmar que a minha vida profissional sofreu um impulso significativo graças a essa opção. O Mestrado proporciona uma abordagem multidisciplinar muito interessante para qualquer licenciado, independentemente da sua área de licenciatura, proporcionando uma visão muito clara quer sobre a estrutura formal e jurídica da administração, quer sobre os desafios que se colocam à gestão das organizações públicas nos dias de hoje. Constitui, assim, uma mais-valia quer para quem já trabalha na administração pública, quer para quem pensa fazer carreira no serviço público, sendo um importante mecanismo de auto-reflexão e de apoio ao desenvolvimento de competências.
Sandra Martins Frade Diretora do Núcleo de Apoio à Gestão, Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais do Instituto da Segurança Social
A Administração Pública tem sido a minha casa desde 2002. Oito anos volvidos, enquanto técnica superior, sentia a necessidade de obter uma formação multidisciplinar integrada, que me capacitasse de quadros teóricos e competências metodológicas para a aplicação efetiva no meu meio profissional. Necessitava de esclarecimentos, organizados e razoáveis, sobre o que se passava à minha volta no profissionalismo público. Ponderados os custos e benefícios, e tendo a consciência das implicações a nível pessoal (limitação no orçamento e no tempo disponível para descanso, lida doméstica e família), decidi inscrever-me no Mestrado em Administração Pública no ISCTE-IUL. A experiência obtida nesta formação de dois anos intensos foi enriquecedora. As matérias são atualizadas, globais e oportunas; o corpo docente de alta qualidade, prestável e em contínua colaboração e acompanhamento. Passados três anos e meio após a defesa pública do meu trabalho de projeto, sinto que me tornei numa colaboradora da Administração Pública mais capaz de desempenhar as minhas atuais funções de dirigente no apoio à gestão, com maior rigor, competência técnica e melhor metodologia de trabalho. Adquirir conhecimentos e aperfeiçoar saberes é um desafio constante. À data deste testemunho voltei ao ISCTE-IUL para nova formação intensiva.
Marcelo de Carvalho Silva Técnico Bancário Superior da Caixa Econômica Federal, em Brasília, no Brasil
Foi com grande satisfação que tive a oportunidade de cursar o mestrado stricto sensu académico no ISCTE-IUL. Foi um divisor de águas no meu entendimento da administração pública. Eu era conhecedor e professor, até então, da administração privada. O conteúdo do curso, o caráter multidisciplinar das suas matérias, a abordagem história e mundial, assim como, especialmente, a profunda vivência académica dos seus professores superaram em muito as minhas expetativas. Foi, certamente, um dos momentos mais especiais e marcantes na minha vida académica, também pelos amigos professores que fiz. Recomendo, com convicção e alegria.
Nuno Alves Gabinete Jurídico e de Contencioso do Instituto da Mobilidade e dos Transportes
O Mestrado em Administração Pública do ISCTE-IUL combina a reconhecida qualidade do corpo docente com uma metodologia pluridisciplinar e inovadora de estudo dos problemas da Administração. A melhor opção para quem pretende compreender os rumos complexos da gestão pública moderna.
David Ferraz Chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção da INA
O Mestrado em Administração Pública permitiu-me aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre a Administração, a sua teoria e evolução, habilitando-me, hoje, a ter uma olhar mais criticamente para os processos de reforma administrativa. Acredito que terá sido o investimento que fiz, plenamente a meu ver já recuperado, que terá contribuído para desenvolver funções de direção na A.P., para o exercício de funções de docência em várias entidades e para participar em congressos internacionais da especialidade. Várias foram as oportunidades que me surgiram depois de ter feito o Mestrado em Administração Pública no ISCTE-IUL. O conhecimento transmitido pelo corpo docente de excelência permitiu-me ter um papel ainda mais efetivo nas grandes questões, teóricas e práticas da Administração e das Políticas Públicas.
Daniel Sanches
A estrutura curricular e o corpo docente e discente do mestrado forneceram conhecimentos que ajudaram a formar uma visão alargada e integrada da Administração Pública, de onde destaco os desafios da gestão e da organização do Estado e da Administração Pública, o estímulo à pesquisa, investigação, e o estudo e análise de novas abordagens.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo