Acreditações
O Mestrado em Estudos Africanos do Iscte tem a duração de 4 semestres e organiza-se em 9 Unidades Curriculares obrigatórias e 4 optativas.
As Unidades Curriculares permitem aprofundar o estudo das dinâmicas políticas, sociais, culturais e económicas de diversos contextos africanos e da diáspora, bem como tratar das questões metodológicas inerentes a uma formação interdisciplinar.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Cooperação Internacional em África
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Diásporas Africanas, Migrações e Direitos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dinâmicas Sociais e Culturais de África
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
História de África
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economias de África
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Relações Internacionais em África
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Temas e Debates Contemporâneos sobre África
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Uc Optativas | 6.0 |
Teorias Sociológicas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Uc Optativas | 6.0 |
Dissertação em Estudos Africanos
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Estudos Africanos
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Livre - 2ºano | 6.0 |
Cooperação Internacional em África
Aptidões e Competências:
AC1: Aquisição de uma compreensão crítica da cooperação internacional e das políticas de desenvolvimento que contribua para uma cidadania informada e consciente;
AC2: Capacidade para organizar e analisar de uma forma coerente resultados de pesquisa complexos;
AC3: Conhecimento e capacidade de usar ferramentas de obtenção de informação
AC4: Reconhecer os desafios que se levantam à cooperação internacional em África
Objectivos de Aprendizagem:
OA1: Dominar os conceitos-chave e encetar abordagens críticas em diversas temáticas do campo da cooperação internacional no contexto africano
OA2: Compreender a história de ações conducentes à cooperação internacional e à ação humanitária
OA3: Identificar os principais atores da cooperação internacional e da ação humanitária
OA4: Analisar criticamente os principais programas de cooperação internacional em África.
OA5: Reconhecer os desafios em lidar com questões de cooperação internacional e com ação humanitária
1. Introdução: Apresentação geral da cooperação internacional, debates e abordagens críticas.
2.Teorias do desenvolvimento internacional e evolução das políticas de cooperação.
3. Arquitetura da cooperação, definições e fluxos, principais atores.
4. A cooperação Sul-Sul
5. Perspetivas críticas
6. Ação Humanitária
7. Repensar a Cooperação e a Ação Humanitária em Africa
1. Participação nos seminários e leitura crítica dos textos recomendados (20%)
2. Uma ficha de leitura (30%)
3. Ensaio final (max. 7 páginas) (50%)
Os alunos podem, em alternativa, optar pelo exame final
Title: Moyo, D. (2009). Dead Aid: Why Aid Is Not Working and How There Is a Better Way for Africa. Penguin Books.
Lopes, Carlos (2019) Africa in Transformation: Economic Development in the Age of Doubt. Palgrave Macmillan
Kharas, Homi & Andrew Rogerson (2017) Global Development Trends and Challenges. ODI. Available: https://www.odi.org/publications/10940-global-development-trends-and-challenges-horizon-2025-revisited
Cardoso, Fernando Jorge, Patrícia Magalhães Ferreira e Rogério Roque Amaro (ed.) (2017) Desenvolvimento e a Coerência das Políticas. Cadernos de Estudos Africanos, 34
Amaro, Rogério Roque (2003), ?Desenvolvimento ? um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria? in Cadernos de Estudos Africanos, nº 4, Jan-Julho, Centro de Estudos Africanos -ISCTE, Lisboa
Alden, Chris (2007) China in Africa. London, Zed.
Afonso, Maria Manuela e Ana Paula Fernandes (2005), ABCD Introdução à Cooperação para o Desenvolvimento, Lisboa, IMVF e OIKOS.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Weissmam, Fabrice (ed.), 2004, In the shadows of "just wars?: violence, politics and humanitarian action, London, Hurst
Ticktin, Miriam, 2006, ?Where Ethics and Politics Meet: The Violence of Humanitarianism in France? in American Ethnologist, 33 (1) Feb 2006: 33-49
Redfield, Peter, 2006, "A Less Modest Witness: Collective Advocacy and Motivated Truth in a Medical Humanitarian Movement" in American Ethnologist. 33: 1 (Feb.), 3-26.
Redfield, Peter, 2005, "Doctors, Borders and Life in Crisis." in Cultural Anthropology. 20:3 (Aug.), 328-361.
McKay, Ramah, 2012, ?Afterlives: Humanitarian Histories and Critical Subjects in Mozambique?, CUL TURAL ANTHROPOLOGY , Vol. 27, Issue 2, pp . 286?309
Fassin, Didier e Estelle d'Halluin, 2007, ?Critical Evidence: The Politics of Trauma in French Asylum Policies? in Ethos 35 (3) , 300?329 doi:10.1525/eth.2007.35.3.300
Ajuda Humanitária / Humanitarian Aid
Rosa, Inês (2015) Emerging Countries: Fading Dichotomy in Development Cooperation? Masters Dissertation, Lisbon School of Economics & Management, ISEG
PNUD, (2013) Relatório do Desenvolvimento Humano, online site do PNUD, pág.43-124
Oya, C. and Pons-Vignon, N. (2011). Aid, Development and the State in Africa. http://www.rosalux.sn/wp-content/uploads/2011/04/Aid-Dev-and-State-in-Africa.pdf
Niño-Zarazúa, M., Barrientos, A., Hickey, S., Hulme, D., 2012, ?Social Protection in Sub-Saharan Africa: Getting the Politics Right?. World Development 40 (1),163?176.
Milando, João, 2005, Cooperação sem Desenvolvimento, Lisboa, ICS
Lewis, D. & N. Kanji (2009). Non-Governmental Organizations and Development. London: Routledge (Cap 1. ?Introduction: what are NGOs?; Cap 2. ?Understanding NGOs in political context?
Ferreira, Patricia Magalhães, Fernanda Faria e Fernando Jorge Cardoso (2016). O papel de Portugal na arquitetura global do desenvolvimento. Opções para o futuro da Cooperação Portuguesa, Instituto Camões e IMVF, Lisboa. Páginas 1-25
Ferguson, James, 1999, Expectations of Modernity. Myths and Meanings of Urban Life in Zambian Cooperbelt, Berkeley, University of California Press
Ferguson, James, 1990, The Anti-politics machine. Development, Depoliticization and Bureaucratic Power in Lesotho, Cambridge, Cambridge University Press.
Escobar, Arturo, 1995, Encountering Development: The Making and Unmaking of the Third World. Princeton: Princeton University Press (ver http://www.unc.edu/~aescobar/html/texts.htm)
Escobar, Arturo 1992, ?Imagining a Post-Development Era?. Social Text 31: 20?56. Duke University Press.
Escobar, Arturo, 1991, "Anthropology and the Development Encounter: the Making and Marketing of Development Anthropology" in American Ethnologist, 18, 4, 658-682.
Edelman, Marc & Angelique Haugerud, 2005, The Anthropology of Development and Globalization, London, Blackwell
Desai, V. & R. Potter, 2014, The Companion to Development Studies, 3rd edition, NY, Routledge
Davies, Robin; Pickering, Jonathan, 2015, Making Development Co-operation Fit for the Future: A Survey of Partner Countries, OECD Development Co-operation Working Papers.
Carvalho, Ana Larcher (2018) A complexidade da cooperação para o desenvolvimento, as críticas e as alternativas para a mudança. Mundo Crítico n1. Available https://docs.wixstatic.com/ugd/ff23a7_85545e16728440a4b66560c34ce430ba.pdf
Amin, S. (2010). Repensar a ajuda ao desenvolvimento. Pambazuka News
Authors:
Reference: null
Year:
Diásporas Africanas, Migrações e Direitos
A. Conhecimento e Compreensão:
- Compreensão dos principais conceitos implicados no debate sobre as diásporas africanas.
- Conhecimento dos eventos históricos que marcaram a trajetória social e política das diásporas africanas.
- Conhecimento dos debates mais relevantes no domínio das estratégias e políticas de ação coletiva das diásporas.
B. Aplicação de conhecimentos:
- Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para deduzir implicações sobre diferentes experiências das diásporas no plano transnacional.
- Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para discutir e avaliar criticamente desafios contemporâneos das diásporas.
C. Comunicação:
- Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
D. Aprendizagem:
- Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia;
- Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.
1. Questões históricas e teóricas das diásporas africanas
1.1. Do tráfico de pessoas escravizadas às migrações actuais
1.2. Presença e formas de ação coletiva africana em Portugal e na Europa (XV-XVIII)
1.3. Integração de imigrantes e políticas migratórias
2. Questões políticas e sociais das diásporas africanas
2.1. Formas de resistência à escravatura no continente americano
2.2. Diásporas e Movimentos Anti-Coloniais globais: Pan-africanismo e Movimentos pelos Direitos Civis
2.3. Dos Nativistas da 1ª Republica à Casa dos Estudantes do Império e Lutas de Libertação em Portugal e África
3. Questões políticas e sociais das diásporas africanas na actualidade
3.1. Racismo e Diáspora Africana na Europa ?pós?-colonial
3.2. Formas de ação coletiva da diáspora na contemporaneidade
3.3. Interseccionalidade, movimentos negros feministas e LGBTI
3.4. A resistência africana e negra no Portugal democrático: Das associações de imigrantes africanos ao movimento negro e afrodescendente português
1. Avaliação ao longo do semestre
- Apresentação, em grupo, de tema em aula (40%)
- Redacção de ensaio individual sobre tema do programa (45%)
- Participação ativa nas aulas (15%)
2. Exame final
Title: TINHORÃO, José Ramos (1997), Os Negros em Portugal: Uma Presença Silenciosa, Lisboa: Caminho
SANCHES, Manuela Ribeiro (2011), Malhas que os Impérios Tecem: Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais, Lisboa: Edições 70
PIRES, Rui Pena (2003), Migrações e Integração, Oeiras: Celta Editora
MACHADO, Fernando Luís (2009), ?Quarenta anos de imigração africana: um balanço?, Ler História, 56, pp. 135-165
JAMES, C.L.R. (1963 [1938]), The Black Jacobins: Toussaint L'ouverture and the San Domingo Revolution, New York: Vintage Books
HALL, Stuart (2003), Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais, Belo Horizonte: UFMG/UNESCO
GILROY, Paul (2012), O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência, Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afro-Asiáticos/Editora 34
DUBOIS, W.E.B. (1992 [1935]), Black Reconstruction in America, 1860-1880, New York: Free Press
DAVIS, Angela (2016 [1981]), Mulheres, Raça e Classe, São Paulo:Boitempo
Authors:
Reference: null
Year:
Title: AFROLIS - Audioblogue Rádio AfroLis. https://radioafrolis.com/
ALMEIDA, Sílvio (2019), Racismo Estrutural, São Paulo: Feminismos Plurais.
BORGES, Sónia Vaz (2014), Na Pó di Spéra: percursos nos bairros da Estrada Militar, de Santa Filomena e da Encosta Nascente, Cascais: FCG/Principia.
CABRAL, Amilcar (1974), Textos Políticos, Porto: Gráfica Firmeza.
CARMICHAEL, Stokely, Charles V. Hamilton (1961), Black Power: The Politics of Liberation, New York: Vintage. 9.
CARTA ABERTA DE ORGANIZAÇÕES AFRODESCENDENTES PORTUGUESAS AO CERD -2016. https://museudigitalafroportugues.wordpress.com/2016/12/08/carta-aberta-de-organizacoes-afrodescendentes-portuguesas-ao-cerd-2016/
DAVIS, Angela (2016 [1981]), Mulheres, Raça e Classe, São Paulo: Boitempo.
FANON, Frantz (1975 [1952]), Peles Negras, Máscaras Brancas, Porto: Paisagem Editora.
FANON, Frantz (2015 [1961]), Os Condenados da Terra, Lisboa: Letra Livre.
HENRIQUES, Joana Gorjão (2016), Racismo em Português, Lisboa: Tinta da China.
HALL, Stuart (2003), Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais, Belo Horizonte: UFMG/UNESCO
MACHADO, Fernando Luís (2009), Quarenta anos de imigração africana: um balanço?, Ler História, 56, pp. 135-165.
MATA, Inocência (2015), A Casa dos Estudantes do Império e o lugar da literatura na consciencialização política, Lisboa: UCCLA.
PIRES, Rui Pena (2003), Migrações e Integração, Oeiras: Celta Editora.
PLATAFORMA GUETO Resposta à Alta Comissária (A.C.I.DI). https://plataformagueto.wordpress.com/noticias/resposta-a-alta-comissaria-a-c-i-di/ 29.
SOS RACISMO (2016), Racismo e Discriminação ? A lei da impunidade, Lisboa: SOS´
SANCHES, Manuela Ribeiro (2011), Malhas que os Impérios Tecem: Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais, Lisboa: Edições 70.
TAYLOR, Keeanga-Yamahtta (2016), From #BlackLivesMatter to Black Liberation, Chicago: Haymarket Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Dinâmicas Sociais e Culturais de África
A UC tem como objectivo a introdução ao conhecimento mais detalhado de realidades africanas nos campos social e cultural. Deste modo, os objectivos de aprendizagem da UC são
1. Conhecer a construção de conceitos centrais, determinantes para elaborar quadros analíticos sobre os campos social e cultural.
2. Compreender as construções discursivas históricas relativas ao continente africano.
3. Adquirir uma visão crítica sobre temas das dinâmicas sociais e culturais em África.
4. Identificar as principais construções identitárias em África.
5. Conhecer movimentos sociais e culturais em África e seus impactos.
1. Representações de África e pós-colonialismo
1.1. Colonialidade, discurso e eurocentrismo
1.2. A construção das imagens do continente africano
2. Temas selecionados das dinâmicas sociais e culturais em África
2.1. Etnicidade e cultura
2.2. Populações autóctones e produção de conhecimento
2.3. Movimentos sociais e mudança política e social
2.4. Religião e sincretismo religioso
2.5. Feminismos em África
2.6. Movimentos culturais e juventude em África
2.7. Cultura popular, música e cinema
1.Avaliação ao longo do semestre
A avaliação consiste na média ponderada:
a)Presença e participação activa nas aulas(mínimo de presença em 70% das aulas)-30%
b)Ensaio(5000 e 5500 palavras):70%
Os ensaios poderão ser entregues em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola, e submetidos na data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª). Os ensaios não contam para alunos que se submetam a exame final.
2.Exame final para alunos que não estão em avaliação ao longo do semestre.
Title: Obadare, Ebenezer (Ed), 2014, The Handbook of Civil Society in Africa, New York: Springer
Mudimbe, Valentin Y., 1988, The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy and the Order of Knowledge, Bloomington: Indiana University Press
Mkandawire, Thandika (ed.), 2005, African Intellectuals: Rethinking Politics, Language, Gender and Development, Dakar: Codesria
Filho, Silvio de Almeida Carvalho e Nascimento, Washington Santos (Orgs.), 2018, Intelectuais das Áfricas, Campinas: Pontes Editores
Fanon, Frantz, 2005, The Wretched of the Earth, Grove Press
Cooper, Fred, 2002, Africa since 1940: The Past of the Present, Cambridge: Cambridge University Press
Arnfred, Signe (ed.), 2004, Re-Thinking Sexualities in Africa, Uppsala: Nordiska Afrikainstitutet
Appiah, Kwame Anthony, 1992, In My Father's House: Africa in the Philosophy of Culture, New York: Oxford University Press
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Clark, Msia Kibona., 2012, "Hip Hop as Social Commentary in Accra and Dar Es Salaam", African Studies Quarterly: The Online Journal of African Studies, 13(3): 23-46.
Lobato, Ramon, 2010, "Creative industries and informal economies, Lessons from Nollywood", International Journal of Cultural Studies, 13(4): 337-354
César, Amaranta, 2013, "Cinema africano, utopia e política: a tomada de palavra em Bamako, de Abderrahmane Sissako", Contemporânea, Comunicação e Cultura, 11(3): 581-590
2.8. Cultura popular, música e cinema
African Dynamics in a Multipolar World
Honwana, Alcinda, 2013, "Youth, waithood, and protest movements in Africa", Lugard Lecture 2013, ECAS 2013, 5th European Conference on African Studies,
Diouf, Mamadou, 2003, "Engaging postcolonial cultures: African youth and public space", African Studies Review, 46 (2): 1-12
Chielozona Eze, 2014, "Rethinking African culture and identity: the Afropolitan model," Journal of African Cultural Studies, 26 (2): 234-247
2.6.
AAVV, 2013, Africana, Aportaciones para la descolonización del feminismo, Barcelona: oozebap
2.5.
Reddy, Vasu, 2001, "Homophobia, human rights and gay and lesbian equality in Africa", Agenda: Empowering Women for Gender Equity, 50: 83-87
Adésínà, 'Jìmí O., 2010, "Re-appropriating matrifocality: endogeneity and African gender scholarship", African Sociological Review, 14 (1): 2-19
Aboim, Sofia, 2008, "Masculinidades na encruzilhada: hegemonia, dominação e hibridismo em Maputo", 43 (2): 273-295
2.4. Género e sexualidades
Thigo, Philip, 2013, "People, technology and spaces: towards a new generation of social movements", Journal of Contemporary African Studies, 31 (2): 255-264
Mamdani, Mahmood Thandika Mkandawire & Wamba-dia-Wamba, 1988, "Social Movements, Social Transformation and Struggle for Democracy in Africa", Economic and Political Weekly, 23(19): 973-981
de Waal, Alex and Ibreck, Rachel, 2013, "Hybrid social movements in Africa", Journal of Contemporary African Studies, 31 (2): 303-324
2.3.
Mouiche, Ibrahim, 2011, "Democratisation and Political Participation of Mbororo in Western Cameroon", Africa Spectrum, 46 (2):71-97
Anyidoho, Nana Akua, 2008, "Identity and Knowledge Production in the Fourth Generation", Africa Development, 23(1): 25-39
2.2.
Njoh, Ambe J., 2017, "The Right-To-The-City Question" and Indigenous Urban Populations in Capital Cities in Cameroon", Journal of Asian and African Studies, 52(2): 188-200
Martins, Vasco, 2015, "Ovimbundu identity attributions in post-war Angola", Journal of Southern African Studies, 41 (4): 853-867
Babou, Cheikh Anta, 2007, "Urbanizing mystical Islam: Making Murid space in the cities of Senegal", The International Journal of African Historical Studies, 40 (2): 197-223
2.1.
2.
Zeleza, Paul Tiyambe, 2006, "The Inventions of African Identities and Languages: The Discursive and Developmental Implications", in Olaoba F. Arasanyin e Michael A. Pemberton (eds), Selected Proceedings of the 36th Annual Conference on African Linguistics, Somerville: Cascadilla Proceedings Project: 14-26
Maldonado-Torres, Nelson, 2006, "Pensamento crítico desde a subalternidade: os estudos étnicos como ciências descoloniais ou para a transformação das Humanidades e das Ciências Sociais no século XXI", Afro-Ásia, 34: 105-129
Lopes, Carlos, 2012, "O legado de Amílcar Cabral face aos desafios da ética contemporânea", Via Atlântica, 21: 27-44
Césaire, Aimé, 1978, Discurso sobre o Colonialismo, Lisboa: Sá da Costa (Prefácio de Mário de Andrade)
African Studies Association, 2018, "Decolonizing African Studies", African Studies Review, 61 (3): 1-7
1.2.
1.1.
1.
Authors:
Reference: null
Year:
História de África
A UC tem três objectivos de aprendizagem (OA) fundamentais:
OA1. construir uma perspectiva não eurocêntrica e africanizada dos objectos e das problemáticas
OA2. compreender as necessidades e os desafios actuais da historiografia da História de África e do pensar historicamente sobre o passado africano, através de uma reflexão sobre o alargamento dos horizontes teóricos deste campo de estudo, recorrendo aos aparelhos conceptuais indispensáveis.
OA3. Conhecer temas e métodos actuais da História de África
1. Espaços e tempos dos mundos africanos: representações historiográficas …— Singularidades e diversidade na História de África; potencialidades e limites do comparativismo. A redefinição de regiões face à história digital. O presentismo e a necessidade da história “antiga” para a compreensão dos desafios africanos recentes.
2. As contradições da História de África enquanto disciplina na encruzilhada da interdisciplinaridade e face aos desafios dos estudos globais — A desconstrução dos conceitos herdados da antropologia colonial: identidades “étnicas” — um objecto na longa duração? Pensar para além das dicotomias: a perspectiva da complexidade dos processos; pensar a conexão para além da globalização.
3. Temas e metodologias candentes — A complementaridade entre as diferentes fontes disponíveis: as perspectivas e debates sobre as fontes orais e sobre o arquivo colonial. História das mulheres; história ambiental e império, história do desporto e do lazer.
.Avaliação contínua
A avaliação consiste na média ponderada:
a)Presença e participação activa nas aulas (mínimo de presença em 70% das aulas presenciais ou por videoconferência, esta em causas particulares devidamente autorizados)-30%
b)Ensaio(5000 e 5500 palavras):70%
Os ensaios poderão ser em português, inglês, francês ou espanhol entregues na data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª).Os ensaios não contam para alunos que se submetam a exame final.
2.Exame final para alunos que não estão em avaliação contínua
Title: AWENENGO, Séverine, BARTHÉLÉMY, Pascale e TSHIMANGA, Charles (eds.), Écrire l'Histoire de l'Afrique Autrement? Paris, L'Harmattan, 2004.
FAUVELLE, François-Xavier (dir.), L?Afrique Ancienne. De l?Acacus au Zimbabwe : 20000 avant notre ère?XVIIe siècle, Paris, Éditions Belin/Humensis, 2018.
FAUVELLE, François-Xavier e SURUN, Isabelle (dir.), Atlas Histórico de África ? Da Pré-História aos Nossos Dias, Lisboa, Guerra & Paz, 2020 (ed. original francesa, 2019)
GREEN, Toby e ROSSI, Benedetta (eds.), Landscapes, Sources and Intellectual Projects of the West African Past. Essays in Honour of Paulo Fernando de Moraes Farias, Leiden/Boston, Brill, 2018.
SPEAR, Thomas (ed.), Oxford Research Encyc. of African Hist., Oxford University Press, [em permanente actualização], https://oxfordre.com/africanhistory, acedido em 15 de Setembro de 2021
CANDIDO, Mariana e JONES, Adam (eds), African Women in the Atlantic World: Property, Vulnerability & Mobility, 1660–1880, 2019, CANDIDO, Mariana e JONES, Adam (eds.), African Women in the Atlantic World: Property, Vulnerability & Mobility, 1660–1880, London, James Currey, 2019.,
Authors:
Reference: null
Year:
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AMSELLE, Jean-Loup, Mestizo Logics. Anthropology of Identity in Africa and Elsewhere, Standford, Standford University Press, 1998
AMSELLE, Jean-Loup e M?BOKOLO, Elikia (orgs.), No Centro da Etnia : Etnias, Tribalismo e Estado na África, Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2017 [ed. original francesa, Au Coeur de l'Ethnie. Ethnies, Tribalisme et État en Afrique, 2ª ed., Paris, Éditions La Découverte/Poche, 1999] [edição angolana, Pelos Meandros da Etnia?, Luanda, Ed. Mulemba, 2014
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HORTA, José da Silva e Carlos ALMEIDA, ?Historicity: The Primacy of Contexts,
Connections, and Networks -The Case of the International Project ?African Ivories in
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WHITE, Luise, MIESCHER, Stephan F. e COHEN, David William, eds., African Words, African Voices. Critical Practices in Oral History, Bloomington e Indianapolis, Indiana University Press, 2001.
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Authors:
Reference: null
Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
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Avaliação ao longo do semestre, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Economias de África
Os objectivos da UC são que o aluno:
- Adquira conhecimentos sobre as dinâmicas das economias africanas numa perspectiva histórica bem como sobre a diversidade de trajectórias económicas;
- Desenvolva a capacidade de analisar criticamente os pressupostos, métodos e teorias subjacentes aos estudos sobre a economia de África e o desenvolvimento económico africano;
- Explique as implicações da riqueza de recursos e das rendas a eles associadas;
- Compreenda diferentes dinâmicas sectoriais de processos económicos em África;
- Identifique as dinâmicas de transformação em curso em vários sectores das economias africanas e as diferentes visões para a mudança;
- Integre o fenómeno do empreendedorismo na compreensão das economias africanas
1 A evolução do crescimento económico em África no longo prazo
- A importância da perspectiva histórica e a ideia de crescimento recorrente
- A tragédia africana e a renascença em debate
- Uma diversidade de trajectórias
2. Análises das dinâmicas do crescimento económico
- Desenvolvimento e perspetivas críticas;
- Outras formas de olhar para a economia
- Estado e mercado nas economias africanas
- Economia política do crescimento económico em África
3. Recursos naturais e indústria extrativa
- A maldição dos recursos naturais
- A indústria extrativa
4. Dinâmicas sectoriais e estudos de caso
- As dinâmicas da economia informal e emprego
- Agricultura e transformações agrárias
- Industrialização e transformação estrutural
5. Empreendedorismo em África
- Iniciativa privada e ecossistemas empreendedores
- Inovação e pólos de desenvolvimento tecnológico
- Financiamento doméstico e internacional
1. Avaliação ao longo do semestre (assiduidade mínima de 70%)
a) Qualidade da participação na aula e demonstração da leitura dos textos de apoio à UC - 20%
b) Preparação, apresentação e discussão de um trabalho sobre problemáticas abordadas no programa - 80%
2 - Avaliação final
- Exame escrito - 100%
Title: Carneiro, E. & Ennes Ferreira, M. (coord) (2011). África Sub-Sahariana: meio século depois (1960-2010). Centro de Estudos Africanos do CIS.Lisboa: Edições Colibri
Friederici, N., Wahome, M., & Graham, M. (2020). Digital entrepreneurship in Africa: How a continent is escaping Silicon Valley?s long shadow. The MIT Press.
Pereira, R., & Maia, R. (2019). The role of politics and institutional environment on entrepreneurship: Empirical evidence from Mozambique. JANUS.NET, 10(1), 98-111.
Pereira, R., & Maia, R. (2018). Entrepreneurship in Africa: An exploratory analysis using data from the global entrepreneurship monitor (GEM). JANUS.NET, 9(2), 109-123.
Pereira, R. (2020). A historical perspective of entrepreneurship in Angola. JANUS.NET, 11(1), 60-76.
Lopes, C. (2019) Africa in Transformation. Economic Development in the Age of Doubt. Palgrave Macmillan
Celestin M. & Justin Yifu Lin (2015) The Oxford Handbook of Africa and Economics. New York: Oxford University Press
Authors:
Reference: null
Year:
Title: UNECA, 2013, Rapport économique sur l'Afrique 2013 - http://www.uneca.org/sites/default/files/publications/unera_report_final_french_web.pdf
http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/@ed_emp/@emp_policy/documents/publication/wcms_127814.pdf
OIT, 2009, The informal economy in Africa: Promoting transition to formality: Challenges and strategies
Moshomba, Richard, E. 2000 Africa in the Global Economy NY, Lynne Rienner
Kayizzi-Mugerwa, Steve, 1999, The African Economy: Policy, Institutions and the Future Londres, Routledge,
Mosca, João, 2005, A Economia de Moçambique Seculo XX, Lisboa, Piaget
Lopes, Carlos, 2012, Candongeiros e Kupatas - acumulação e sobrivivenca na ecnomia informal em Angola, Lisboa, Principia
Estêvão, João (2004), "Desenvolvimento Económico e Mudança Institucional: O Papel do Estado", Working Paper WP 08/2004, Departamento de Economia, ISEG-UTL, Lisboa
Caplan, Gerald, 2008, The Betrayal of Africa. Londres, Groundwood Books
Mkandawire, T. (2010) Running while others walk: knowledge and the challenge of Africa's development
Oya, C. & Santamaría, A. (Ed) (2007) Economía política del desarrollo en África. Madrid: Akal
Chitonge, Horman (2015) Economic growth and development in Africa: understanding trends and prospects.London: Routledge
Adesida, O and Otehy, A (2004) African voices,African visions.The Nordic Africa Institute
RASA (2018) Rapport Alternatif sur l'Afrique. N0, RASA:Dakar
Ndulu, B. et al. (2007) Challenges of African Growth. Washington: World Bank.
Authors:
Reference: null
Year:
Relações Internacionais em África
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1 - compreender e analisar o lugar de África, enquanto objeto empírico e enquanto problema teórico, nas Relações Internacionais.
OA2 - identificar contributos derivados da experiência de países Africanos para debates teóricos sobre temáticas especializadas de Relações Internacionais.
OA3 - distinguir problemáticas relacionadas com as realidades sociais, culturais, económicas e políticas africanas no mundo contemporâneo.
1. África e Relações Internacionais
1.1. Conceitos e debates das Relações Internacionais
1.2. Os lugares de África nas Relações Internacionais
1.3. África e o pensamento global de Relações Internacionais
2. África no sistema internacional contemporâneo
2.1. Segurança internacional
2.2. Instituições regionais africanas
2.3. África, grandes potências e potências emergentes
3. Contextos e temas
3.1. Migrações e refugiados
3.2. Conflitos e relações civis-militares
3.3. Saúde e alterações climáticas
3.4. Soberania e territorialidade
O programa privilegia a discussão de textos previamente distribuídos em conjugação com a exposição e discussão de conceitos, teorias e ferramentas analíticas dos conteúdos. Os suportes audiovisuais são também utilizados e é incentivado o debate sobre questões da atualidade relacionadas com o programa da unidade curricular.
1. Avaliação ao longo do semestre
a) assiduidade e participação na aula (20%);
b) redação de um ensaio (10 páginas) sobre problemáticas abordadas no programa (80%).
2 - Avaliação por exame (100%).
Title: Young, T. (2016) Readings in the International Relations of Africa. Bloomington: Ind. Uni. Press
Mbembe, A. (2013) Sortir de la grande nuit. Essai sur l'Afrique décolonisée. Paris: La Découverte
Mbembe, A. (2016)Politiques de l'inimité. Paris: La Découverte
Duffield, M. (2001)Global Governance and the New Wars The Merging of Development and Security.Zed Books
Cornelissen, S., Cheru, F., Shaw, T. (Eds.)(2012). Africa and International Relations in the 21st Century. London: Palgrave Macmillan
Cooper, F. (2016) Histórias de África. Capitalismo, Modernidade, Globalização. Lisboa: Ed 70
Comaroff J.; Comaroff J.L. (2012) Theory from the South. Or, How Euro-America is Evolving Toward Africa. Boulder/London: Paradigm Pubs
Clapham, C. (1996) Africa and the International System: The Politics of State Survival.Cambridge University Press
Chowdhry, G.; Nair, S. (eds.) (2002) Power, Postcolonialism and International Relations. Reading race, gender and class. London: Routledge
9.4.9. Bibliografia :
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Patrício, Marta (2014), "A Fronteira Moçambique-Zimbabué e os ndau: Práticas e representações transfronteiriças no distrito moçambicano de Mossurize (de 1975 à actualidade", Cadernos de Estudos Africanos, 27: 79-102
Bereketeab, Redie (2013), Post-Secession State-Building and ReconstructionSomaliland, Somalia, South Sudan and Sudan, Policy Note 1, The Nordic Africa Institute
3.4.
Williams, Paul D. (2016), War and Conflict in Africa, Cambridge: Polity Press
Hoekstra, Quint (2019), "Conflict diamonds and the Angolan Civil War (1992-2002)", Third World Quarterly, 40(7): 1322-1339
Coning, Cedric de (2017), "Peace enforcement in Africa: Doctrinal distinctions between the African Union and United Nations", Contemporary Security Policy, 38(1): 145-160
3.3.
Marshall-Fratani, Ruth (2006), "The War of 'Who Is Who': Autochthony, Nationalism, and Citizenship in the Ivoirian Crisis", African Studies Review, 49(2): 9-44
Borges Coelho, João Paulo (2003), "Da violência colonial ordenada à ordem pós-colonial violenta. Sobre um legado das guerras coloniais nas ex-colónias portuguesas", Lusotopie, 10: 175-193
3.2.
Whitaker, Beth Elise (2017), "Migration within Africa and Beyond", African Studies Review, 60(2): 209-220
Maher, Stephanie (2018), "Out of West Africa: Human Smuggling as a Social Enterprise", Annals, AAPSS, 676: 36-56
3.1.
3. Contextos e temas / Contexts and subjects
Sarkin, Jemery (2009), "The Role of the United Nations, the African Union and Africa'sSub-Regional Organizations in Dealing with Africa's Human Rights Problems: Connecting Humanitarian Intervention and the Responsibility to Protect", Journal of African Law, 53: 1-33
Mamdani, Mahmood (2010), "Responsibility to Protect or Right to Punish?", Journal of Intervention and Statebuilding, 4(1): 53-67
2.3.
Okhonmina, Stephen (2009), "The African Union: Pan-Africanist Aspirations and the Challenge of African Unity", The Journal of Pan African Studies, 3(4): 85-100
Hartmann, Christof (2017), "ECOWAS and the Restoration of Democracy in The Gambia", Africa Spectrum, 52(1): 85-99
2.2. Instituições regionais africanas
Oliveira, Guilherme Ziebell de (2015), "Política africana do Brasil: Mudança entre Lula e Dilma?", Conjuntura Austral, 6(29): 33-47
Jörg Friedrichs (2019), "Explaining China's popularity in the Middle East and Africa", Third World Quarterly, 40(9): 1634-1654
2.1.
2. África no sistema internacional contemporâneo / Africa in the contemporary international system
Castro, Marina & Brener Seixas (2013), "O ponto de partida para um repensar de África nas relações internacionais: as origens das contribuições pan-africanistas", Conjuntura Internacional, 10(3): 15-23
Richey, Lisa Ann & Lene Bull Christiansen (2018), "Afropolitanism, celebrity politics and iconic imaginations of Nort-South relations", African Affairs, 117(467): 238?260
1.3.
Tella, Oluwaseun (2018), "Agenda 2063 and Its Implications for Africa's Soft Power", Journal of Black Studies, 49(7): 714-730
Brown, William (2006), "Africa and international relations: a comment on IR theory, anarchy and statehood", Review of International Studies, 32 (1): 119-143
1.2.
Seth, Sanjay (2011), "Postcolonial Theory and the Critique of International Relations", Millennium, 40(1): 167-183
Niang, Amy (2016), "The imperative of African perspectives on International Relations (IR)", Politics, 36(4): 453-466
Capan, Zeynep Gulsah (2017), "Decolonising International Relations?", Third World Quarterly, 38(1): 1-15
1.1.
1. África e Relações Internacionais / Africa and the International Relations
Authors:
Reference: null
Year:
Temas e Debates Contemporâneos sobre África
A Unidade Curricular visa aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre questões africanas contemporâneas nos domínios político, social, económico e cultural. Deste modo, os objectivos de aprendizagem da UC são:
- identificar ideologias diversas em actuação em África,
- desenvolver uma visão comparativa de regimes políticos em África,
- identificar as principais instituições internacionais africanas e as relações estabelecidas com poderes tradicionais e emergentes,
- compreender as diversas manifestações e construções de cidadania no continente,
- compreender a importância das tecnologias de informação e comunicação no continente africano.
Pretende-se que os estudantes compreendam os principais conceitos dos debates actuais nos Estudos Africanos sobre esses temas, apliquem os conhecimentos adquiridos e debatam de forma informada as matérias em análise.
1. Ideologias: libertação e pós-colonialismo
2. Regimes políticos: democracias comparadas
3. Poderes emergentes e instituições em África
4. Cidadania e direitos humanos
5. Comunicações digitais
1. Avaliação ao longo do semestre
a) Apresentação individual oral com base num ou mais textos sugeridos pela docente: 25%
b) Ensaio individual escrito sobre um dos tópicos do programa, com especial ênfase na revisão da literatura: 75%
2. Exame final
Title: Bogaards, Matthijs and Elischer, Sebastian (Eds.), 2016, Democratization and Competitive Authoritarianism in Africa, Comparative Governance and Political Special Issue 6, Springer
Bruijn, Mirjam, van Dijk, Rijk e Foeken, D., 2001, Mobile Africa: changing patterns of movement in Africa and beyond, Leiden: Brill
Cooper, Frederick, 2002, Africa since 1940: the past of the present, Cambridge: Cambridge University Press
Ellis, Stephen and van Kessel, Ineke (Ed.), 2009, Movers and Shakers Social Movements in Africa, Leiden: Brill
Lauer, Helen e Anyidoho, Kofi (Org.), 2016, O Resgate das Ciências Humanas e das Humanidades através de Perspectivas Africanas, Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão
Loomba, Ania, Kaul, Suvir, Bunzl, Matti, Burton, Antoinette and Esty, Jed (Ed.), 2005, Postcolonial Studies and Beyond, Durham: Duke University Press
Obadare, Ebenezer (Ed.), 2014, The Handbook of Civil Society in Africa, New York: Springer
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 1. Ideologias: libertação e pós-colonialismo
Biko, Steve, 1987, "White Racism and Black Consciousness", in Steve Biko: I Write what I Like: A Selection of Writings, London: Penguin Books
Césaire, Aimé, 1978, Discurso sobre o Colonialismo, Lisboa: Sá da Costa
Mbembe, AchilIe (2004) "Writing the World from an African Metropolis", Public Culture, 16 (3): 347-372
Simala, Kenneth Inyani, 2003, "Pan-Africanism and the Language Question: Re-reading African Cultural and Intellectual History", African Journal of International Affairs, 6 (1 & 2): 19-53
Zeleza, Paul Tiyambe, 2009, "What Happened to the African Renaissance?: The Challenges of Development in the Twenty-First Century", Comparative Studies of South Asia, Africa and the Middle East, 29 (2): 155-170
2. Regimes políticos: democracias comparadas
Bratton, Michael, Bhavnani, Ravi and Chen, Tse-Hsin, 2012, "Voting Intentions in Africa: Ethnic, Economic or Partisan?", Commonwealth & Comparative Politics, 50 (1): 27-52
Cheeseman, Nic, 2015, Democracy in Africa: Successes, Failures, and the Struggle for Political Reform, Cambridge: Cambridge University Press
Manning, Carrie, 2005, "Assessing African Party Systems after the Third Wave", Party Politics, 11 (6): 707-727
Van de Walle, Nicolas, 2002, "Africa's Range of Regimes", Journal of Democracy, 13 (2): 66-80
3. Poderes emergentes e instituições em África
Abdenur, Adriana Erthal e Neto, Danilo Marcondes de Souza, 2014, "O Atlântico Sul e a cooperação em defesa entre o Brasil e a África", in Nasser, Reginaldo Mattar e Moraes, Rodrigo Fracalossi (Org.), O Brasil e a Segurança no seu Entorno Estratégico: América do Sul e Atlântico Sul, Brasília: IPEA: 215-238
Fayomi, Oluyemi and Adeola, Gabriel Lanre, 2015, "ECOWAS and Sub-Regional Integration in West Africa: An Appraisal", Covenant University Journal of Politics and International Affairs, 3 (1): 29-40
Shaw, Timothy M., Cooper, Andrew F. and Chin, Gregory T., 2009, "Emerging Powers and Africa: Implications for/from Global Governance?", Politikon: South African Journal of Political Studies, 36 (1): 27-44
Tieku, Thomas Kwasi, 2004, "Explaining the Clash and Accommodation of Interests of Major Actors in the Creation of the African Union", African Affairs, 103 (411): 249-267
Vickers, Brendan, 2013, "Africa and the rising powers: bargaining for the 'marginalized many'", International Affairs, 89 (3): 673-693
4. Cidadania e direitos humanos
Geschiere, Peter, 2005, "Autochthony and Citizenship: New Modes of Understanding in the Struggle over Belonging and Exclusion in Africa", Forum for Development Studies, 33 (2): 371-384
Mamdani, Mahmood, 2001, "Beyond Settler and Native as Political Identities: Overcoming the Political Legacy of Colonialism", Comparative Studies in Society and History, 43 (4): 651-664
Nyamnjoh, Francis B., 2007, "From Bounded to Flexible Citizenship: Lessons from Africa", Citizenship Studies, 11 (1): 73-82
Raimundo, Filipa e Sá, Ana Lúcia (Ed.), 2017, "O Tribunal Penal Internacional em Àfrica", Special Issue R:I, Relações Internacionais, 54
5. Comunicações digitais
Ekine, Sokari (Ed.), 2010, SMS Uprising Mobile Phone Activism in Africa, Cape Town, Dakar, Nairobi and Oxford: Pambazuka Press
Fuchs, Christian and Horak, Eva, 2008, "Africa and the digital divide", Telematics and Informatics, 25(2): 99-116
Kock, Ned and Gaskins, Lebrian, 2014, "The Mediating Role of Voice and Accountability in the Relationship Between Internet Diffusion and Government Corruption in Latin America and Sub-Saharan Africa", Information Technology for Development, 20 (1): 23-43
Oyelaran-Oyeyinka, Banji and Lal, Kaushalesh, 2005, "Internet diffusion in sub-Saharan Africa: A cross-country analysis", Telecommunications Policy, 29 (7): 507-527
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1. Definir as etapas de um processo de investigação em ciências sociais, identificando o papel dos métodos e das técnicas de pesquisa na produção do conhecimento científico;
OA2. Distinguir as estratégias metodológicas extensiva e intensiva, demonstrando as suas características, potencialidades e limitações;
OA3. Elaborar e validar instrumentos para a recolha da informação no contexto da investigação extensiva, com definição do processo de amostragem e construção de questionários;
OA4. Elaborar e validar instrumentos para aplicação em investigações intensivas, com elaboração de guiões de entrevista e definição do trabalho de campo;
OA5. Perceber a estrutura de uma base dados, classificando as variáveis e interpretando tabelas e gráficos;
OA6. Analisar e interpretar dados qualitativos, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos.
CP1 - O processo de investigação
1.1 Introdução ao processo de investigação em ciências sociais
1.2 As etapas do processo de investigação
1.3 Métodos e técnicas de investigação: principais noções e características
CP2 - Investigação extensiva
2.1 Investigação extensiva: características principais
2.2 Planeamento e condução de inquéritos por questionário
2.3 Principais técnicas de amostragem
2.4 Tipos de perguntas, construção e validação de questionários
2.5 O inquérito online
CP3 - Investigação intensiva
3.1 Investigação intensiva: características principais
3.2 Tipos de entrevistas e níveis de directividade
3.3 Planeamento e condução de entrevistas
3.4 Elaboração de guiões de entrevista
3.5 Observação e trabalho de campo
CP4 - Análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos
4.1 Exploração e análise de bases de dados com SPSS
4.2 Produção e interpretação de tabelas e gráficos
4.3 Análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação estabelecidas para esta UC em consonância com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte: 1) Avaliação ao longo do semestre; 2) Avaliação por exame.
Avaliação ao longo do semestre: modalidade de avaliação composta por duas componentes: Percurso de Aplicações Metodológicas (60%) e Trabalho de Grupo (40%).
a) Percurso de Aplicações Metodológicas: esta componente traduz-se numa sequência de exercícios metodológicos que desafiam os/as alunos/as a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em cada bloco de conteúdos programáticos da UC. Os exercícios são realizados individualmente ao longo do semestre, de forma síncrona ou assíncrona, permitindo uma avaliação contínua dos/as estudantes e do seu progresso no domínio dos métodos de pesquisa em ciências sociais. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem prescindir da entrega de apenas um dos exercícios metodológicos propostos. A nota obtida nesta componente corresponde a 60% da classificação final da UC.
b) Trabalho de Grupo: esta componente consiste na elaboração de uma análise de duas investigações empíricas, uma intensiva e outra extensiva, a partir do exame de duas dissertações de mestrado dedicadas a áreas temáticas relacionadas aos interesses dos/as estudantes. Deve-se privilegiar a análise de dissertações de mestrado desenvolvidas na área científica do curso em que os/as estudantes estão inscritos. Os trabalhos podem ser realizados em grupo (dois elementos) ou individualmente. O documento deverá ser escrito de acordo com a estrutura do trabalho proposta pela equipa docente. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes devem obter nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo. A nota obtida nesta componente corresponde a 40% da classificação final da UC.
Além dos requisitos mínimos em cada componente, a avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 60% das aulas.
Avaliação por exame: ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com questões de natureza teórica e teórico-prática. Consiste numa prova escrita individual composta por questões que visam aferir tanto as competências práticas para a aplicação dos métodos de pesquisa social quanto o conhecimento teórico propiciado pela leitura da bibliografia principal. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Title: Albarello, L. et al. (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva.
Bardin, L. (2020). Análise de conteúdo (Edição revista e ampliada). Edições 70.
Beaud, S., & Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo. Editora Vozes.
Bryman, A. (2022). Social research methods (6th ed.). Oxford University Press.
Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2023). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed. rev.). Gradiva.
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). SAGE Publications.
Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research (6th ed.). SAGE Publications.
Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Celta Editora.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito – Teoria e prática. Celta Editora.
Maroco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). ReportNumber.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Becker, H. (1997). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Hucitec.
Bertaux, D. (2020). As narrativas de vida. Mundos Sociais.
Bryman, A. & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Celta Editora.
Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno: uma introdução. Celta Editora.
DeCastellarnau, A. (2018). A classification of response scale characteristics that affect data quality: A literature review. Quality & Quantity, 52(4), 1523-1559. https://doi.org/10.1007/s11135-017-0533-4
Della Porta, D., & Keating, M. (Orgs.). (2008). Approaches and methodologies in the social sciences: A pluralist perspective. Cambridge University Press.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). SAGE Publications.
Laureano, R., & Botelho, M. C. (2017). IBM SPSS Statistics: O meu manual de consulta rápida (3ª ed.). Sílabo.
Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Almedina.
Oliveira, A. et al. (2021). O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas. Universidade Aberta.
Paugam, S. (Coord.). (2015). A pesquisa sociológica. Editora Vozes.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (2014 [1986]). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento.
Silverman, D. (2011). Interpreting qualitative data (4th ed.). SAGE Publications.
Sue, V. e Ritter, L.A. (2012). Conducting Online Surveys (2ª ed.), Thousand Oaks, Sage.
Vicente, P., Reis, E. & Ferrão, F. (2001). Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias Sociológicas
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais correntes da teoria sociológica.
(b) Aquisição de conhecimentos básicos sobre os principais domínios da teoria sociológica.
(c) Desenvolvimento de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados sociológicos.
01 Introdução: controvérsias e domínios
I História da teoria sociológica
02 Teoria sociológica clássica
03 Teoria sociológica moderna
04 Teoria sociológica contemporânea
II Domínios da teoria sociológica
05 A interação como troca
06 A interação simbólica
07 A estratificação
08 As instituições
09 Os grupos e as redes
10 As organizações
Ensaio individual sobre um tema a escolher por cada aluno de entre os tópicos definidos pelo docente. Limite: 20.000 caracteres (com espaços). Entrega: até 29 de Dezembro de 2023. Em alternativa, ou em caso de insucesso no ensaio, um exame final de duas horas.
Title: Pires, Rui Pena (2007), ?Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de ação e de estrutura?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50.
Scott, John (2011), Conceptualising the Social World: Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: * Bibliografia de trabalho / referências das aulas
Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais:
cap. 3, ?O enigma da vida quotidiana: o interacionismo simbólico, a abordagem dramatúrgica e a etnometodologia?, pp. 81-112.
Fulcher, James, e John Scott (2011), Sociology, 4.ª ed., Oxford, Oxford University Press: cap. 2, ?Theories and theorizing?, pp. 20-68.
Pires, Rui Pena (2014), ?Modelo teórico de análise sociológica?, Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50.
Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill:
[complementar] cap. 6, ?A historical sketch of sociological theory: The later years?, pp. 261-311;
cap. 13, ?Micro-macro and agency-structure integration?, pp. 592-647.
Turner, Jonathan H. (1991), The Structure of Sociological Theory, 5.ª ed., Belmont (Cal.), Wadsworth: cap. 1, ?Sociological theory: diversity and disagreement?, pp. 1-30.
Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books:
cap. 1, ?A natureza e as origens da sociologia?, pp. 1-16;
cap. 2, ?Propostas teóricas e metodológicas na sociologia?, pp. 17-32;
cap. 7, ?Grupos e organizações?, pp. 93-110;
cap. 8, ?Desigualdades: classe, etnia e género?, pp. 111-134;
cap. 9, ?Instituições?, pp. 137-166.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. 1, Macrodynamics,
Nova Iorque, Springer:
[complementar] cap 4, ?The dynamics of institutional domains?, pp. 105-151.
[complementar] cap 5, ?The dynamics of stratification systems?, pp. 153-214.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. 3, Mesodynamics,
Nova Iorque, Springer:
[complementar] cap. 5, ?The dynamics of groups?, pp. 171-212;
[complementar] cap. 6, ?The dynamics of organizations?, pp. 213-301.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to Present, Londres, Sage:
[complementar] cap. 15, ?Exchange theorizing?, pp. 520-573.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage:
cap 5, ?Exchange theorizing?, pp. 73-95;
[complementar] cap. 6, ?Symbolic interactionist theorizing?, pp. 96-116;
[complementar] cap. 7, ?Dramaturgical theorizing?, pp. 117-135.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Estudos Africanos
A UC tem como objectivos:
O1. Formular um problema de investigação para ser desenvolvido na dissertação de mestrado;
O2. Consolidar os processos de elaboração de uma revisão da literatura;
O3. Formular perguntas de investigação, objectivos de investigação e hipóteses;
O4. Definir o quadro metodológico adequado aos objectivos e hipóteses;
O5. Explicitar os processos de recolha de dados e utilização de fontes primárias e secindárias;
O6. Redacção de um trabalho de investigação;
O7. Apresentação oral dos resultados de investigação.
1. Apresentação da Unidade Curricular e explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de dissertações de mestrado.
2. Elaboração de um projecto de investigação: formulação de problema, perguntas de investigação, objectivos e hipóteses.
3. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
4. Elaboração do estado da arte.
5. Recolha e utilização de fontes primárias e bases de dados em Estudos Africanos.
6. Apresentação pelos estudantes do desenvolvimento dos seus projectos de investigação.
A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A classificação atribuída por esse júri será a nota final desta UC.
BibliografiaTitle: Bell, J., 1997, Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (rev. científica de José Machado Pais), Lisboa, Gradiva
Bryman, A., 2012 (4th edition) Social research methods. Oxford : Oxford University Press
Clifford, J. & G. Marcus (ed.), 1986, Writing Culture. The Poetics and Politics of Ethnography, Berkeley, University of California Press.
Hannerz, U., 1980, Exploring the City. Inquiries Toward an Urban Anthropology, New York, Columbia University Press.
Kuper, A. (ed), 1992, Conceptualizing Society, London, Routledge
Mudimbe, V. Y., 1988, The invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge, London, James Currey
Nordstrom, C. & A. Robben (ed.), 1995, Fieldwork under fire: contemporary studies of violence and survival, Berkeley, University of California Press
Pujadas, J. J., 1992, El método biográfico: el uso de las historias de vida en ciencias sociales, Madrid, Centro de Investigaciones Sociológicas
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Adams, Glenn, 2014, 'Decolonizing methods: African studies and qualitative research', Journal of Social and Personal Relationships, 31(4): 467-474
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
Collier, David, 1993, 'The comparative method', in Finifter, Ada W. (Ed.), Political Science: The State of the Discipline II, Washington, D.C.: American Political Science Association: 105-119
Gerring, John, 2004, 'What Is a Case Study and What Is It Good for'?, American Political Science Review, 98 (2): 341-354
Bhattacherjee, Anol, 2012, "Social Science Research: Principles, Methods, and Practices", Textbooks Collection. Book 3
Punch, Keith F., 2006, Developing effective research proposals, London: Sage
Ridley, Diana, 2008, The literature review: a step-by-step guide for students, London: Sage
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Estudos Africanos
A UC tem como objectivos de aprendizagem:
- identificar um problema de investigação para ser desenvolvido na dissertação de mestrado;
- saber fazer e apresentar uma revisão da literatura;
- saber formular objectivos de investigação e hipóteses;
- definir o quadro metodológico adequado aos objectivos e hipóteses;
- saber recolher e utilizar fontes primárias;
- redigir os resultados de investigação;
- apresentar oralmente os resultados de investigação.
1. Apresentação da Unidade Curricular e explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de trabalhos de projecto.
2. Elaboração de um projecto de investigação: formulação de problema, perguntas de investigação, objectivos e hipóteses.
3. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
4. Elaboração do estado da arte e recurso a bases de dados bibliográficas.
5. Recolha e utilização de fontes primárias e bases de dados em Estudos Africanos.
6. Apresentação pelos estudantes do desenvolvimento dos seus projectos de investigação.
O trabalho de projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A classificação atribuída por esse júri será a nota final desta UC.
BibliografiaTitle: Ridley, Diana, 2008, The literature review: a step-by-step guide for students, London: Sage
Punch, Keith F., 2006, Developing effective research proposals, London: Sage
Bhattacherjee, Anol, 2012, "Social Science Research: Principles, Methods, and Practices", Textbooks Collection. Book 3
Gerring, John, 2004, ?What Is a Case Study and What Is It Good for??, American Political Science Review, 98 (2): 341-354
Collier, David, 1993, ?The comparative method?, in Finifter, Ada W. (Ed.), Political Science: The State of the Discipline II, Washington, D.C.: American Political Science Association: 105-119
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
Adams, Glenn, 2014, ?Decolonizing methods: African studies and qualitative research?, Journal of Social and Personal Relationships, 31(4): 467-474
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Zeleza, Tiyambe (Ed)., 2007, The Study of Africa. The Global and Transnational Engagements (Vol II), Dakar, CODESRIA
Zeleza, Tiyambe (Ed.), 2006, The Study of Africa. Disciplinary and Interdisciplinary Encounters (Vol I), Dakar, CODESRIA
Wallimann, Nicholas, 2001, Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, London: Sage
Szanton, David (Ed.), 2004, The Politics of Knowledge: Area Studies and the Disciplines, Oakland: University of California Press
Silverman, David (ed), 2004, Qualitative Research. Theory, Method and Practice, London: Sage
Scott, John, 1990, A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge: Polity Press
Robson, Colin, 1993, Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford: Oxford University Press
O'Dochartaigh, Nial, 2002, The Internet Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, London: Sage
Bryman, Alan, 2004, Social Research Methods, Oxford: Oxford University Press
Brady, Henry E. and David Collier, 2004, Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards, Lanham: Rowman & Littlefield Publishers
Benzecry, Claudio E., 2017, ?What did we say they?ve said? Four encounters between theory, method and the production of data?, Ethnography, 18 (1): 24-34
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
04575 - África Contemporânea: História e Atores
Objetivos
Um dos principais objetivos do curso é preparar os estudantes para investigarem e para atuarem profissionalmente na área científica interdisciplinar de Estudos Africanos. O curso também visa promover a capacidade para analisar e propor soluções para problemas complexos, que sejam social e eticamente adequadas, e para integrar conhecimentos e informação diversificada sobre contextos que requerem um ponto de vista interdisciplinar. O curso também permite desenvolver competências que permitam, de um modo auto-orientado e autónomo, desenvolver trabalhos inovadores em áreas especializadas nos mais diversos quadros institucionais de trabalho, como instituições de investigação, ensino, organismos internacionais, empresas privadas e públicas, OSC, etc.
- Competências de investigação e profissionais na área científica interdisciplinar de EA, em 2 vertentes principais: análise dos processos económicos, sociais e políticos nas sociedades africanas e gestão de desenvolvimento económico e social em África.
- Capacidade para, em contexto multidisciplinar e complexo, propor soluções concretas, social e eticamente adequadas e para integrar conhecimentos disponíveis e gerir informação diversificada.
- Conhecimentos para avaliar conjunturas e poder aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas concretos.
- Capacidades para comunicar as conclusões dos seus trabalhos a um público diversificado.
- Competências que ao longo da vida, e nos mais diferentes quadros institucionais de trabalho – organismos de investigação, ensino, organismos internacionais, empresas privadas e públicas, OSC, etc., que permitam, de um modo auto-orientado e autónomo, desenvolver trabalhos inovadores em áreas especializadas.
Dissertação / Trabalho de Projeto
O Mestrado em Estudos Africanos conclui-se com uma dissertação ou um trabalho de projeto, a realizar nos moldes dos regulamentos gerais do Iscte. A dissertação ou o trabalho de projeto vale 48 créditos.
A possibilidade de escolha, pelos mestrandos, entre a realização de uma dissertação de caráter científico ou um trabalho de projeto, originais, justifica-se pela natureza diversificada dos públicos-alvo: por um lado, estudantes e técnicos que pretendem prosseguir os seus estudos de segundo ciclo, por outro, profissionais com intervenção direta nas áreas em análise no âmbito do curso.
A elaboração da dissertação ou do trabalho de projeto é orientada por doutor ou doutora ou por especialista de reconhecido mérito e é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Acreditações