O Programa de Doutoramento em Antropologia confere um nível elevado de competências em áreas como as políticas culturais, o património material e imaterial e as questões museológicas, os direitos humanos e as políticas humanitárias, o desenvolvimento e a cooperação no contexto de globalização, as migrações e as diásporas, ou as incidências culturais no ambiente, entre outras.
No 1.º ano (60 ECTS) amplia-se a formação dos doutorandos e prepara-se o projeto de investigação, que deverá ser apreciado e aprovado por um painel, em sessão pública. Esta etapa é condição de acesso à fase constituída pelo 2.º e 3.º anos (120 ECTS) dedicados ao trabalho de campo, ao aprofundamento bibliográfico, à análise dos resultados e à redação da tese.
Em 2023-24 haverá concurso para atribuição de 1 Bolsa de Mérito para aluno/a do 1º ano do Doutoramento em Antropologia.
Edítal disponível em breve.
Mensagem do(s) diretor(es)
«"A antropologia é a mais humanista das ciências e a mais científica das Humanidades”, dizia Alfred Kroeber. Tornando o estranho familiar e o familiar estranho, o aprendizado da Antropologia assenta naquela filosofia e o treino doutoral visa preparar cientistas capazes de compreender, interpretar e explicar a diversidade humana no mundo contemporâneo.»
Informações Gerais