Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Construção da Teoria em Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Qualitativos em Investigação Social
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Políticas Públicas de Protecção Social
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação em Serviço Social e Desenvolvimento de Competências Profissionais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projeto de Investigação em Serviço Social
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Estágio de Pesquisa Avançada em Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas | 6.0 |
Tese em Serviço Social
180.0 ECTS
|
Tese em Serviço Social | 180.0 |
Construção da Teoria em Serviço Social
- Problematização das questões teóricas na construção e produção do saber em Serviço Social;
- Reflexão aprofundada sobre a Teoria do Serviço Social fundada em perspetivas históricas e contemporâneas;
- Reconstrução dos referenciais da Teoria em Serviço Social e sua aplicação no agir profissional do assistente social.
I. Processo de construção da Teoria do Serviço Social:
- Conflitualidade interna das ciências sociais e Serviço Social.
- Teorização e construção do conhecimento em Serviço Social.
- A teoria Social clássica.
II. Referenciais teóricos do Serviço Social:
- Re - conceituar a teoria e os modelos do Serviço Social no mundo contemporâneo, que integra as dimensões: global, internacional, nacional e regional;
- Aprofundamento cientifico (teórico-metodológico) e profissional (instrumental).
III. Perspetivas contemporâneas:
- Reconfiguração da teoria em Serviço Social na contemporaneidade.
- Construção de uma Teoria Integrada em Serviço Social.
- Realização de um paper escrito individual sobre a Epistemologia e Teoria do Serviço Social, baseado em autores de Serviço Social.
Apresentação de uma teoria que evidencie: Base epistemológica do Serviço Social; Quadro Teórico do Serviço Social: Teoria; Teoria do Serviço Social; Correntes, Fundamentos e Princípios de Serviço Social; Posicionamento crítico do estudante. Referências bibliográficas
- Avaliação periódica = 100%
Title: HEPWORTH, Dean H. e als). (2010). Direct Social Work Pratice. Theory and Skils. Eighth Edition.USA. Ed. BROOKS/COLE Cengage Learning. ISBN- 13: 978-0-495-60167-8.
HEALY, Karen (2001). Trabajo. Social: perspectivas contempráneas, Madrid e Corunha: Ediciones Morata e Fundación Paideia.
Davis, Martin (2008) The Blackwell Companion to Social Work. ª edição. Blackwell publishing. USA
BROWNING, Gary; Abigail Halcli, e Frank Webster (2000). Understanding Contemporary Society? theories of the present. Londres, Thousand Oaks, Nova Deli: Sage.
ADAMS, Robert; DOMINELLI, L. and Payne, Malcolm, (2002). Critical Practice in Social Work, N. York. Ed. Palgrave.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: VISCARRET, Juan Jesús (2009). Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. Madrid. Editora Alianza Editorial.
TURNER, Bryans S.(ed). (1996). Teoria Social. Tradução: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Lisboa. Ed. DIFEL, Difusão Editorial. Blackwell Publishers, Ltd.
TORRE, Ramón Ramos e SELGAS, Fernando Garcia. (1999). Globalización, riesgo, reflexividad. Tres temas de la teoria social contemporânea. Centro de Investigaciones Sociológicas. Madrid. Ed. ACADEMIA.
Sen, Amartya (2018) Escolha coletiva e Bem-Estar Social. Edições Almedina. Coimbra
Sudbery, John and Whittaker, Andrew (2019) Human Growth and Development An Introduction for Social Workers. 2ª Edition. Routledge Taylor and Francis Group. New York and London.
Ferreira, Jorge M. L., y Raya Díez, Esther (2015) "El objeto de estudio en trabajo social: dimensión científica" in Métodos y técnicas de investigación en trabajo social. Caparrós, Neus Civera y Raya Díez Esther (coord). ed. ciclo grupo 5 S.L.U, Espanha (Espanhol)
ESPINOSA, Emilio Lamo e IBÁNEZ, José Henrique Rodríguez (1993). Problemas de Teoria Social contemporânea. Centro de Investigaciones Sociológicas. Madrid. Ed. ACADEMIA.
Rocha, H. B.; Ferreira, J. (2016); "An Ecosocial model for the sustainability of vulnerable communities" chapter 9 in the book "Ecosocial transformation in society - Research on the contribution of social work and social policy". Matthies & Närhi (eds.) Routledge, (Taylor & Francis Group) London (data de publicação set/2016)
Thompson, Neil and Stepney, Paul (2018) Social Work Theory and Methods The Essentials. Routledge Taylor and Francis Group. New York and London
RESTREPO, Olga Lúcia Vélez (2003). Reconfigurando el trabajo social. Perspectivas y tendências contemporaneas. Editorial Espacio, 1ª edição. Buenos Aires.
LEE, Judith A.B. 2001. The Empowerment Approach to Social Work Practice. Building the Beloved Community. 2ª ed. Nova York. Columbia University Press.
FRANS, Douglas J. (1993). A Scale for Measuring Social Worker Empowerment, Research on Social Work Practice, 3, 312.
CALVO, Liliana. 2009. Familia, Resiliencia y red Social. Un abordge experiencial en el Trabajo Social com famílias. 1ª ed. Buenos Aires. Argentina.
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos Qualitativos em Investigação Social
Pretende-se que xs estudantes concretizem os seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1: Situar as metodologias intensivas no quadro da investigação em serviço social, identificando as suas especificidades e possibilidades de articulação com as metodologias extensivas
OA2: Conhecer os principais métodos de selecção de casos na pesquisa qualitativa
OA3: Distinguir os principais métodos e técnicas no âmbito da pesquisa qualitativa
OA4: Identificar potenciais problemas éticos e desenvolver estratégias adequadas à especificidade de cada situação
OA5: Desenvolver competências de análise de conteúdo.
CP1. A pesquisa qualitativa no quadro da pesquisa social
CP2. A selecção de casos na pesquisa qualitativa
CP3. Entrevistas
CP4. Pesquisa biográfica e sobre tópicos sensíveis
CP5. Pesquisa de terreno
CP6. Pesquisa com recurso a documentos e imagens
CP7. Questões éticas na pesquisa qualitativa
CP8. Análise de conteúdo: teoria e prática
Elaboração de um trabalho individual com nota mínima de 10 valores.
Os trabalhos apresentados devem ser originais, da autoria dxs próprixs estudantes, tanto do ponto de vista da escrita, como da organização de ideias e construção do argumento, de acordo com o Código de Conduta Académica e o Código de Conduta Ética na Investigação do Iscte.
Title: Bardin, Laurence (2000), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70.
Bryman, Alan (2016), Social Research Methods (5th ed.), Oxford, Oxford University Press.
Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora.
Denzin, Norman S. e Yvonna S. Lincoln (eds.) (2000), The SAGE Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage.
Flick, Uwe (2005), Métodos qualitativos na investigação científica, Lisboa, Monitor.
Plummer, Ken (2001), Documents of life 2: An invitation to a critical humanism, London, Sage.
Ragin, Charles C. e H. Becker (eds.) (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press.
Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge.
Seale, Clive, Giampietro Gobo, Jaber F. Gubrium e David Silverman (eds.) (2004), Qualitative Research Practice, London, Sage.
Shaw, Ian & Nick Gould (2001), Qualitative Research in Social Work, London. Sage.
Silverman, David (ed.) (2011), Qualitative Research (3rd ed.), London, Sage.
Almeida, João Ferreira de, Fernando Luís Machado, Luís Capucha e Anália Torres (1994), “Metodologia da pesquisa empírica”, em João Ferreira de Almeida (coord.), Introdução à Sociologia, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 13-33; pp. 193-213; pp. 212-222.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bertaux, Daniel (ed.) (1981), Biography and Society. The Life History Approach in Social Sciences, Beverly Hills, Sage.
Creswell, John W. & J. David Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition), Thousand Oaks, Sage.
Flick, Uwe (2014), An Introduction to Qualitative Research, 5th edition, London, Sage.
Foddy, William (1996), Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora.
Gubrium, Jaber F., James A. Holstein, Amir B. Marvasti e Karyn D. McKinney (eds) (2012), The SAGE Handbook of Interview Research: The Complexity of the Craft, Thousand Oaks, Sage.
Guerra, Isabel (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia.
Joubert, Lynette & Martin Webber (eds.) (2020), The Routledge Handbook of Social Work Practice Research, Abingdon, Routledge.
Kuckartz, Udo e Stefan Rädiker (2019), Analyzing Qualitative Data with MAXQDA: Text, Audio, and Video, Springer.
Maxwell, Joseph A. (2005), Qualitative Research Design: An Interactive Approach, Thousand Oaks: Sage Publications.
Padgett, Deborah K. (2017), Qualitative Methods in Social Work Research, 3rd edition, Thousand Oaks, Sage.
Pinto, José Madureira e Augusto Santos Silva (orgs.) (1984), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento.
Poirier, Jean, Chapier-Valadon, Simone e Paul Raybaut (1995), Histórias de Vida: Teoria e Prática, Oeiras, Celta.
Quivy, Raymond e Luc Campenhout (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Silverman, David (2000), Doing Qualitative Research: A Practical Handbook, London: Sage.
Strauss, Anselm e Juliet Corbin (1990), Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques, London, Sage.
Thyer, Bruce A. (ed.) (2011), The Handbook of Social Work Research Methods, Thousand Oaks, Sage.
Authors:
Reference: null
Year:
Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social
A unidade curricular Modelos e Paradigmas de Investigação em Serviço Social tem como objetivos principais proporcionar aos estudantes instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de pesquisa em Serviço Social, tendo em vista a elaboração de um projeto de pesquisa próprio e inovador.
Para cumprir estes objetivos o programa está desenhado para fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais de forma a proporcionar conhecimentos sobre:
1) O Serviço Social como disciplina científica no âmbito das Ciências Sociais;
2) Correntes de pensamento na Teoria Social e sua relação com paradigmas de investigação;
3) Modelos de investigação em Serviço Social.
1. O Serviço Social como disciplina de conhecimento: percurso histórico, delimitações e relação com as Ciências Sociais.
2. Correntes de pensamento na Teoria Social:
a. Debates transversais e delimitadores na Teoria Social: sujeito/estrutura, ordem/conflito, macro/micro.
b. Correntes clássicas de pensamento em Teoria Social: o funcionalismo, o estruturalismo, o interacionismo.
c. Debates na Teoria Social contemporânea: a teoria da estruturação, o estrutural-construtivismo, a teoria crítica, a teoria da escolha racional, a teoria do ator-rede
3. Da Teoria Social aos paradigmas de investigação:
a. O positivismo, o neo-positivismo e o racionalismo
b. O interpretativismo, a fenomenologia e o construtivismo
c. O realismo crítico, as abordagens anti-opressivas e participativas
Processo de aprendizagem participativo e baseado, quer em sessões organizadas pelos doutorandos quer em conferências e/ou seminários de estudos aprofundados em Serviço Social.
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A avaliação implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal:
- A apresentação sintética em aula da aplicação das matérias abordadas ao trabalho escrito final (20%);
- Trabalho escrito final (individual) (80%).
Title: Webb, S (2000), "Some consideration on the validity of Evidence-based practice in Social Work" in British Journal of Social Work, 31.
Shaw, I (2016), Social Work Science, Columbia University Press, Nova Iorque.
Gray, M; J Midgley, e S Webb (org.s) (2012), The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres.
Garcia, JL, e H Martins (org.s) (2019), Lições de Sociologia Clássica, Edições 70, Lisboa.
Ferreira, J (2011), " Contributos para o debate da epistemologia em Serviço Social" in Trabajo Social Global Revista de investigaciones en intervención social; Vol 2, No 3 (2), Barcelona, pp. 62-77.
Creswell, J (2003), Research Design, Sage, Thousand Oaks.
Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford University Press, Oxford.
Blaikie, N (2000), Designing Social Research, Polity Press, Cambridge.
Baert, P, e FC da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, Lisboa
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Amaro, MI (2018), "Conhecimento, acção e investigação em Serviço Social: questões de um campo em construção", pp. 1-26.
Wilson, Kate (2008) Social Work, Essex, Pearson Education Limited
Whittaker, Andrew Research skills for social work (2010) Mixed Sources,UK
VILELAS, José (2009) O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa. Edições Sílabo
Shaw, Ian; Gould Nick (2001) Qualitative Research in Social Work, 2nd edition London, Sage Publication
RUBIN, Allen, BABBIE, Earl (2008), Research Methods for Social Work. Sixth edition. USA.Ed. Thomson Brocks/Cole.
Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge;
Orme, J. e D. Shemmings (2010) Developing Research-Based Social Work practice, Basingstoke: Palgrave Macmillan
OLABUÉNAGA, J. (1999), Metodología de la investigación cualitativa, Bilbao, Universid de Duesto
Martins, Alcina (1999) Serviço Social e Investigação in Serviço Social Profissão Identidade e Trajectória, Lisboa, São Paulo, Veras Ed.
Ian Shaw, Katharine Briar-Lawson; Joan Orme, and Roy Ruckdeschel (org.s) (2010), The Sage Handbook of Social Work Research, Sage, Londres.
McLaughlin, Hugh (2012) Understanding social work research , London, Sage ed.
Lyons, K. (2000) "The place of research in social work education", British Journal of Social Work education, 30 (4); 433-4
Karsch, Ursula (1988) "A Produção Académica do Assistente Social: alguns pontos de vista sobre a pesquisa, Serviço Social e Sociedade, 28, ano IX, 121-126
Gauthier, Benoît (2003), Investigação Social: da problemática à colheita de dados, Loures, Ed Lusociência.
Fortin, Marie F. (1999) O Processo de investigação, Loures, Ed. Lusociência
FLICK, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor
Dominelli, L. e E, McLeod (1989) Feminist Social Work, Basingstoke, Macmillan
Deshaies, Bruno (1992) Metodologia da Investigação em Ciências Humanas. Colecção Epistemologia e Sociedade. Lisboa. Ed. Instituto Piaget
Cruz, M B (2004), Teorias Sociológicas - os fundadores e os clássicos, vol. I, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Babbie, Earl,(1989), The Practise of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company
Authors:
Reference: null
Year:
Políticas Públicas de Protecção Social
Aquisição de conhecimentos e capacidade reflexiva sobre:
1. As origens e as causas do desenvolvimento dos Estados Providência;
2. Os traços distintivos da política social europeia;
3. A diversidade institucional e política dos Estados Providência;
4. A forma como diferentes países e/ou modelos reformam os seus Estados Providência;
5. As preões e os constrangimentos que enfrentam as políticas sociais .
1. Origens e Desenvolvimento do Estado de Bem-Estar;
2. Legitimidade Política e Estado de Bem-Estar;
3. Estado, Sociedade e Mercado na provisão de bem-estar e proteção social;
4. Regimes de bem-estar;
5. A Proteção social em Portugal: Breve História e evolução;
6. Políticas: Pensões de reforma, Saúde, Cuidados continuados, Acidentes de trabalho e doença, Deficiência, Desemprego, Ativação para o mercado de trabalho, Assistência social, Benificios familiares e Serviços de apoio à família, Habitação, Educação;
Direitos e Responsabilidades de Proteção;
7. Zonas de Tensão e controvérsias sobre o Estado de Bem Estar;
8. Proteção Social, revolução tecnológica e transformações no trabalho;
9. Sustentabilidade financeira do sistema de proteção social;
10. Globalização, migrações e proteção social;
11. Atitudes, aspirações e preferências dos cidadãos;
12. O Futuro do Welfare State;
A modalidade de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua, sendo exigida uma assiduidade mínima de 14 horas. A avaliação dos alunos consta da elaboração de um trabalho individual com o máximo de 10 páginas, no qual os estudantes demonstrem a utilidade da Unidade Curricular, no conjunto ou alguns dos temas abordados, para os seus projetos de tese de doutoramento.
Title: Calado, Alexandre, Luís Capucha e Pedro Estevão (2019), ?Welfare State Development in Portugal?, Comparative Sociology, 18, pp. 658-686.
Arts, Will A. e John Gelissen (2010), ?Models of the Welfare State?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 569-583.
Esping-Andersen, Gösta (1990), ?Introduction? e ?The three political economies of the Welfare State?, in The three worlds of welfare Capitalism, Cambridge, polity Press, pp. 1-5 e 9-35.
Kuhnle, Stein e Anne Sander (2010), "The Emmergence of the Western Welfare State?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp.61-80.
Almeida, João Ferreira de (2013), ?Perspetivas sobre o Estado?, in Desigualdades e perspetivas dos Cidadãos. Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais, pp. 191-214.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Gough, Ian e Göran Therborn (2010), ?The global future of Welfare States?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 703-720.
Duane Swank (2010), ?Globalization?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 318-330.
Hemerijck, Anton (2013), ?In defense of affordable Social Investment?, in Changing Welfare States, Oxford, Oxford University Press.
Moreno, Luís (2019), Robotization and welfare scenarios, Instituto de Política y Bienes Públicos (IPP), CSIC, Working Paper,. 2019.01. Acessível em: digital.csic.es.
Stephens, John D. (2010) ?The social rights of citizenship?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 511-525.
Authors:
Reference: null
Year:
Investigação em Serviço Social e Desenvolvimento de Competências Profissionais
- Reconhecer as diferentes propostas de modelos e abordagens na relação entre investigação e prática.
- Elaborar matrizes de análise e construção de indicadores promotores de uma intervenção informada em Serviço Social.
- Produzir e utilizar evidências no desenvolvimento de competências profissionais.
1. A construção da intervenção em Serviço Social na contemporaneidade: teoria, investigação e ação.
2. Pensar a relação entre a investigação e a prática -Paradigmas, metodologias e tipologias.
3. A investigação na prática do assistente social: diagnóstico, tomada de decisão e intervenção.
4. O desenvolvimento de competências para uma intervenção informada em Serviço Social.
- Exposição pelo Professor;
- Debate e reflexão analítica a partir dos temas de investigação dos doutorandos.
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- A avaliação é individual, cada doutorando leciona 1 aula = 40% e prepara 1 paper de 3 a 5 páginas a partir de um dos tópicos do programa = 60%
Title: Webber, Martin (2015) Applying research evidence in social work practice, London, Palgrave
Shaw, Ian (2018) Research and the social work picture, uk, Policy Press
Knott, C. and Terry Scragg (2016) Reflective Practice in Social Work
Mclaughlin, Hugh(2011) Understanding Social Work Research, Sage Publ.
Fouché, Christa (2015) Practice research partnerships in social work, Policy Press
Corby, Brian (2006) Applying research in social work practice, Open University Press
Bell, Linda (2017)Research Methods for Social Workers, London, Palgrave Publ.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Zastrom, Charles H. (2010), The Practice of Social Work. A Comprehensive Worktext, 9th. Edition, USA.Ed. Brooks/Cole, Cengage Learning.
Trevithick, Pamela (2012), Social Work Skills and Knowledge, third edition, Berkshire, Open University Press
Teater, Barbra (2010), Applying Social Work Theories and Methods, Berkshire, Open University Press
Stepney, Paul and Deirdre Ford (eds)(2000), Social Work Models, Methods and Theories, Dorset, Russell House Publishing
Orme, J. e D. Shemmings (2010) Developing Research-Based Social Work practice, Basingstoke: Palgrave Macmillan
Martins, Alcina (1999) Serviço Social e Investigação in Serviço Social Profissão Identidade e Trajectória, Lisboa, São Paulo, Veras Ed.
Lyons, K. (2000) "The place of research in social work education", british Journal of Social Work education, 30 (4); 433-47
Howe, David (2014), The compleat social worker, London, Palgrave Macmillan
Healy, Karen (2014), Social Work Theories in Context: Creating Frameworks for Practice, London, Palgrave Macmillan
Groulx, Lionel -Henri (1994) Liens recherche et pratique: les thèses en pratique in "Nouvelles pratiques sociales" vol 7 /nº2
Gray, Mel and Stephen Webb (2013), The New Politics of Social Work, London, palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos Avançados de Análise de Dados
OA1 | Operacionalizar dimensões analíticas baseadas na construção de variáveis compósitas
OA2 | Adquirir e desenvolver conhecimentos sobre análises fatoriais
OA3 | Adquirir e desenvolver conhecimentos sobre teste t, Análise de Variância e regressão linear
OA4 | Aplicar a Análise em Componentes Principais (ACP) e Análise de Correspondências Múltiplas (ACM)
OA5 | Aplicar teste t, Análise de Variância e regressão linear múltipla
OA6 | Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações
OA7 | Reportar os resultados em contexto de tese/artigo científico
1. Operacionalização de dimensões de análise em variáveis compósitas
1.1. Redução da multidimensionalidade do input
1.1.1. Análise de Componentes Principais
1.1.2. Análise de Correspondências Múltiplas
1.2. Consistência
1.3. Construção de variáveis compósitas
1.4. Operacionalização com software de estatística
1.5. Reportar resultados em tese/artigo
2. Modelação de relações
2.1. Teste t
2.2. Análise de Variância
2.3. Regressão linear múltipla
2.4. Operacionalização com software de estatística
2.5. Interpretação estatística de resultados
2.6. Reportar resultados em tese/artigo
A avaliação da unidade curricular consiste em um trabalho individual (100%), no qual são aplicados os diferentes métodos quantitativos com apoio de software de estatística.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Title: Tabachnick, B. e Fidell, L. (2006). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 5ª ed.
Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada, Lisboa, Sílabo, 2ª ed.
Maroco, J. e Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Lisboa, Climepsi Editores.
Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics, Pero Pinheiro, ReportNumber, 6ed.
Hair, J., Black, W., Babin, B., Anderson, R. (2010). Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 7th ed. Pearson Prentice Hall, New York, pp. 477-536.
Carvalho, H. (2017). Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS, Lisboa, Edições Sílabo, 2ed..
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Reis, E., Melo, P., Andrade, R. e Calapez, T. (1997). Estatística Aplicada, vols. 1 e 2, Lisboa, Sílabo, 3ª ed.
Reis, E. (2008). Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 7ª ed.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projeto de Investigação em Serviço Social
Conhecer experiências relevantes nacionais e internacionais relacionadas com a pesquisa em Serviço Social; Adquirir competências instrumentais relacionadas com a aplicação de métodos e técnicas de investigação em Serviço Social; Contribuir para a produção de conhecimento em Serviço Social.
Organização de sessões para apresentação de pesquisas exemplares e para apresentação e discussão dos projectos de pesquisa dos doutorandos.
A avaliação desta UC consiste na elaboração do projeto de tese - 100%.
O projeto deverá ter no máximo 15 páginas e a sua entrega ao professor é 30 dias após a última aula. Avaliação do projeto em sessão pública e tem efeitos de transição de ano.
Title: A bibliografia básica é variável e depende da problemática de estudo da cada doutorando, sendo complementada com referências bibliográficas básicas desta UC.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Turner, Jonathan (2005) A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis, in Craig Calhoun, C. Rojek, B. Turner (Ed.) , The Sage Handbook of Sociology, London, Sage Publications, pp. 405-422.
Smelser, Neil Comparative Methods in the Social Sciences, Englewood Cliffs NJ, Prentice-Hall
Shaw, Ian; Gould Nick (2001) Qualitative Research in Social Work, 2nd edition London, Sage Publications.
Rodrigues, Maria Lúcia (1998) Cultivando a pesquisa reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas, UNESP, S Paulo, 1998
Nunes, A. Sedas, (1977) Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa, Edições Presença.
Kaufmann, Jean-Claude, (1996), L'entretien compréhensif, Paris, Nathan
Costa, António Firmino da (1986), Pesquisa de terreno em sociologia in, J.Madureira Pinto e A. S. Silva (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento.
Carvalho, Helena (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo.
Burgess, Robert, (2001) A pesquisa de terreno, Oeiras, Celta Editora
Bryman Alan (2007) Barriers to integrating quantitative and qualitative research? Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22
Bryman, Alan (2006) Integrating quantitative and qualitative research: how is it done Qualitative Research, 6 pp.97-113
http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf
Brannen, Julia (2005) Mixed Methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL:
Brannen, Julia (1995) Mixing Methods: Qualitative and Quantitative Research, London, Ashgate.
Bourdieu, Pierre, (2001) ?Compreender, in Pierre Bourdieu, Petropolis, Editora Vozes, 2001,pp. 693-713.
Blanchet, A. et. al., (1985) L'entretien dans les Sciences Sociales, Paris, Dunod.
Berthaux, Daniel, Oral History Approaches to an International Social Movement?, in Oyen, Else,(1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research,London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Baptista, Myriam Veras (1992) A produção do conhecimento social contemporâneo e a sua ênfase no Serviço Social, S Paulo, Brasil
Silva, Augusto Santos e J. Madureira Pinto, (1986) (Org), Metodologia das Ciências Sociais,Porto, Edições Afrontamento.
A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press
Schmitter, Philippe C. (2008). The design of social & political research?, in Della Porta,Donatella e Michael Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences.
Quivy, R. e L. Champenhoud, (2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa,Gradiva.
Vázquez-Aguado, O., Fernández-Borrero, M. A., Álvarez-Pérez, P., Harris, V. W. (2015). Spanish-Moroccan Families in a Context of Family Diversity in Spain. Challenges for the Construction of Interculturalism. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, Vol. 3, pp. 22-35, ISSN: 2183-1912
Harris, V. W., Bedard, K., Moen D., Álvarez-Pérez, P. (2015). The Role of Friendship, Trust, and Love in Happy German Marriages. Marriage & Family Review, ISSN: 0149-4929
Álvarez-Pérez, P., Vázquez-Aguado, O., Fernández-Borrero, M. A. (2015). Unrecognized rights, nonexistent laws. The invisibility of foreign teenage mothers: a challenge for social work in Spain. ARBOR, 191-771, ISSN: 0210-1963
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
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Authors:
Reference: null
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Estágio de Pesquisa Avançada em Serviço Social
- Dominar estratégias de desenho de projetos de investigação;
- Aplicar métodos e técnicas de investigação científica em Serviço Social;
- Elaborar projetos de investigação em Serviço Social baseados na transdisciplinaridade e no trabalho de equipa de investigação.
1.Integração em equipas de investigação do CIES‐IUL ou de outros centros/unidades de pesquisa em Serviço Social no âmbito da investigação do doutorando;
2. Experienciação do exercício de pesquisa avançada em Serviço Social tutorizada por centros/unidades de pesquisa nacional e ou internacional;
3. Acesso a software de pesquisa e a dados empíricos produzidos pelo centro/unidade de investigação.
Elaboração de um relatório que refira as atividades científicas desenvolvidas, as aprendizagens efetuadas, bem como a sua apreciação sobre as mais-valias para o avanço do seu projeto de tese doutoral.
BibliografiaTese em Serviço Social
Adequar a pesquisa a um quadro teórico e metodológico que fundamente a produção de conhecimento em Serviço Social;
Interpretar e correlacionar a informação recolhida no campo empírico, de acordo com a dimensão teórica da temática em estudo;
Estratificar e demonstrar os resultados de forma a sustentar uma intervenção em Serviço Social baseada na investigação.
I - Organização de Seminários avançada de âmbito nacional e internacional no domínio dos temas dos projetos de investigação aprovados.
II - Sessões de exposição, reflexão e debate sobre relatórios de progresso do Projeto de Investigação apresentado por cada doutorando em sala, podendo integrar especialistas externos.
III - Ciclo de conferências nacionais e internacionais no domínio científico do Serviço Social.
IV- Encontros de equipas de redes de investigação nos domínios da pesquisa incentivando a publicação científica.
V - Sessões tutoriais de natureza individual ou grupal com o orientador de tese
- Relatório de progresso entregue ao orientador.
Tese Final e Júri.
Title: Zastrom, Charles H. (2010). The Practice of Social Work. A Comprehensive Worktext. 9th. Edition. USA. Ed. Brooks/Cole, Cengage Learning. 90
Rubin, Allen, BABBIE, Earl (2008), Research Methods for Social Work. Sixth edition. USA. Ed. Thomson Brocks/Cole. 90
Adequada ao projeto de investigação de cada doutorando.
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Title: --
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Optativas recomendadas
Os alunos devem frequentar uma unidade curricular optativa no 1.º semestre e uma unidade curricular optativa no 2.º semestre. Os 12 créditos opcionais devem ser unidades curriculares de segundo ou terceiro ciclo e podem ser de qualquer área científica. No entanto, a Comissão Científica do doutoramento poderá recomendar algumas unidades curriculares para o efeito, sendo que o funcionamento das mesmas estará sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
No 2.º semestre estão disponíveis as seguintes Unidades Curriculares Optativas Recomendadas:
02825 | Serviço Social e Sociedade Civil (ESPP | SS)
02874 | Seminário Avançado em Serviço Social na Deficiência (ESPP | SS)
Objetivos
O Doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL tem os seguintes objetivos gerais:
a) Qualificar docentes, investigadores e profissionais a nível científico, formando ""massa crítica"" no âmbito do Serviço Social;
b) Analisar e compreender os fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos do Serviço Social, no quadro das transformações sociais contemporâneas;
c) Aprofundar a análise da prática de intervenção social baseada na investigação;
d) Realizar e desenvolver pesquisas avançadas no domínio da prática profissional, bem como a análise de políticas sociais em contextos sociais e institucionais diversificados;
e) Fomentar o intercâmbio e o debate científico, entre redes de investigação nacionais, europeias e internacionais;
f) Estimular a publicação, da produção científica em Serviço Social.
O Doutoramento em Serviço social visa preparar profissionais e especialistas de Serviço Social para:
a) Compreensão sistemática do Serviço Social como um campo de estudo suportado nas técnicas e métodos de pesquisa associados ao mesmo;
b) Operacionalizar um programa de pesquisa original de reconhecido mérito científico no domínio do Serviço Social;
c) Efetuar análises críticas, avaliação e síntese de ideias novas e complexas em Serviço Social;
d) Promovam avanços tecnológicos, sociais e culturais numa sociedade baseada no conhecimento no quadro de contextos académicos e profissionais;
e) Competências que lhes permitam continuarem a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Tese de Doutoramento
Inclui a frequência de:
- Ciclo internacional de conferências em serviço social
- Seminários avançados em serviço social
Relativamente ao 2º ano:
- Apresentação e discussão do progresso do trabalho de pesquisa desenvolvido pelos doutorandos no 1º ano e início do 2º ano;
- Proporcionar a possibilidade de discutir publicamente e entre pares os temas em estudo e seus progressos.
Relativamente ao 3º ano:
- Apresentação de um paper no colóquio do 3º ano do programa doutoral.
- O paper deve ter como objectivo a posterior submissão para publicação em revista científica (nacional ou internacional) e deve reflectir a fase do processo de investigação em curso.
Notas:
1) A inscrição em tese requer a aprovação de um projeto de investigação para doutoramento e o seu registo.
2) A preparação da tese requer a realização de uma investigação no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) ou, mediante autorização da direção do doutoramento, noutro centro de investigação.
3) Em alternativa à tese, e em condições de exigência equivalentes, os doutorandos podem optar por realizar uma compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação já objeto de publicação em revistas com comités de selecção de reconhecido mérito internacional.
4) A preparação da tese, ou da compilação de artigos, é obrigatoriamente orientada por um doutor para o efeito nomeado pela direção do doutoramento.
Acreditações