Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial  R/A-Cr 110/2011 de 31-08-2011
Registo de alteração R/A-Cr 110/2011/AL01 de 05-01-2021
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O Mestrado em Estudos Urbanos resulta de uma parceria entre o Iscte e a NOVA FCSH, conferindo diploma subscrito pelas duas Instituições . O mestrado é apoiado por Unidades de Investigação de ambas as instituições.

A urbanização e globalização do mundo contemporâneo traduzem-se na crescente concentração populacional nas cidades, na intensificação da diversidade do seu tecido social e cultural e na sua assunção como propulsoras das novas economias globais do conhecimento. Para além de uma compreensão histórica deste processo, a formação especializada e multidisciplinar em Estudos Urbanos visa estimular uma investigação científica que tenha em conta a complexidade do tempo presente e que assegure capacidade de intervenção face aos novos desafios colocados por aquelas dinâmicas.

Os objetivos do Mestrado em Estudos Urbanos são:

  • fornecer um aparelho teórico-metodológico de análise das dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e das formas espaciais a elas associadas;
  • desenvolver a capacidade de compreensão da atual complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida;
  • fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão que permitam acrescentar eficácia e inovação às políticas urbanas.

Este mestrado está direcionado tanto para alunos com interesse na área dos Estudos Urbanos que terminaram o primeiro ciclo, como para técnicos e decisores cuja prática profissional se relacione com a intervenção em contextos urbanos e em equipas multidisciplinares.

Para mais informações consulte a página do curso no site da FCSH.

Candidatar

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Vagas
20
Horário
Pós-laboral
Tipo de ensino
Presencial
1.ºAno 1300.00
2.ºAno 1100.00
1.ºAno 3000.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2024/2025
Candidatar
Voltar ao topo