Não há tema mais desafiador e estimulante na área das Ciências Sociais do que estudar o desenvolvimento e as mudanças que podem ajudar a ultrapassar o ciclo vicioso da pobreza e desigualdade e a construir um mundo mais justo, livre, solidário, inclusivo e ecologicamente sustentável.
O Mestrado em Estudos de Desenvolvimento do Iscte, procura compreender os problemas do mundo real e atual e por isso o seu plano de estudos segue uma abordagem teórica, metodológica e empírica interdisciplinar acompanhada de uma reflexão constante sobre conceitos como justiça, liberdade, igualdade, solidariedade, inclusão e sustentabilidade ecológica. O MED@ISCTE visa dotar os alunos com competências analíticas e ferramentas práticas que lhes ofereçam a oportunidade para olharem de forma crítica a realidade do mundo com base na evidência sustentada por factos e a procurarem o seu próprio caminho enquanto cidadãos ativos em processos de mudança locais, nacionais e globais.
Mensagem do(s) diretor(es)
Vivemos tempos de incerteza e insegurança dominados por guerras, crises climáticas, económicas e geopolíticas. Depois de décadas com múltiplos indicadores de desenvolvimento humanos a melhorarem de forma significativa, estes avanços não estão garantidos e podem mesmo estar em risco. Ao mesmo tempo, a governação global que emerge no final da Segunda Guerra Mundial está hoje a ser desafiada de uma forma aparentemente estruturante e sistémica. As instituições multilaterais que têm sido lideradas pelos governos do chamado “Norte Global” e definido as regras do jogo desta ordem global liberal são agora acompanhadas por uma multiplicidade de outros atores: governos do “Sul Global”, empresas multinacionais, organizações não-governamentais (ONG), movimentos transnacionais, fundações, etc. Estamos perante um momento crítico para o desenvolvimento num mundo cada vez mais complexo, fragmentado, em adaptação e em mudança.
Este mestrado quer ajudar a refletir e discutir criticamente sobre as realidades, narrativas, práticas e resultados do desenvolvimento global e da cooperação internacional. Estudar desenvolvimento global é estudar processos de mudança. É estudar como as estruturas e instituições locais, nacionais e internacionais - legais, políticas, económicas, sociais, tecnológicas, ecológicas, religiosas ou artísticas - e os indivíduos operam e interagem entre si para moldar e influenciar a transformação em determinados territórios.
Para 2024/2025 está prevista a abertura de duas turmas: uma turma lecionada em língua inglesa em horário diurno e outra turma lecionada em língua portuguesa em horário pós-laboral.
Ambas as turmas têm um número limitado de vagas e só abrem com um número mínimo de estudantes.
Informações Gerais