A Licenciatura em Ciência de Dados forma profissionais competentes em Data Mining, Machine Learning, isto é, na área da Inteligência Artificial, dotados com fortes competências analíticas, criativas e éticas, que se traduzem na capacidade de extrair, construir e analisar conhecimento e de o comunicar de modo sustentado para a tomada de decisão ou produção de novos produtos e serviços. A natureza multidisciplinar do Iscte e a sua ligação estreita ao mundo empresarial e instituições públicas torna-nos especialmente bem posicionados para a criação desta nova licenciatura, ajustada às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional.
Aliada a uma ligação continuada à prática, através do recurso a trabalhos individuais e de grupo, a componente prática é reforçada colocando os alunos em contacto com dados e desafios reais, propostos por convidados de empresas financeiras e tecnológicas, da administração pública e de organismos relacionados com saúde e ciências humanas e sociais. Após conclusão, os licenciados terão ao seu dispor uma variedade de oportunidades de emprego e uma elevadíssima taxa de empregabilidade.
A Licenciatura em Ciência de Dados destina-se a todos os jovens que procurem uma formação adequada que lhes permita implementar e gerir processos analíticos nas organizações e nos sistemas de apoio à decisão. Em particular, a todos aqueles que gostem de desafios interessantes e sintam necessidade de intervir ativamente na construção do seu (e do nosso) futuro.
Caso o aluno deseje prosseguir estudos, a oferta formativa alargada da Licenciatura torna estes licenciados e aptos a ingressar num curso de 2º ciclo, prosseguindo com o Mestrado em Ciência de Dados ou complementando-o com Mestrados como o Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, Métodos Analíticos para Gestão ou Mestrado de Engenharia Informática (MEI), este último detentor da Marca de Qualidade EUR-ACE conferida pela European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).
Em Portugal, o Estatuto do Estudante Internacional concede aos estudantes estrangeiros (não pertencentes à União Europeia) um número específico de vagas e de condições de acesso. A introdução deste Estatuto possibilita a candidatura direta às licenciaturas.
Para mais informações, clique aqui.
Mensagem do(s) diretor(es)
A necessidade das empresas de obter valor acrescentado com os dados, de os organizar e interpretar, e os desafios daí decorrentes foram os impulsionadores do aparecimento da área de Ciência de Dados. Hoje em dia, todas as organizações geram e utilizam dados, não apenas como uma ferramenta de apoio à decisão, mas também para desenvolver novos produtos e serviços. Podemos mesmo afirmar que, ao longo da última década, houve uma verdadeira explosão na quantidade de dados capturados. Mas como podemos usar e construir conhecimento a partir desses pedaços de informação?
Os novos desafios digitais, tanto na Indústria como na Investigação, conduziram a uma necessidade premente de oferecer, já hoje, formação multidisciplinar adequada ao desenvolvimento de capacidades de raciocínio matemático, estatístico e computacional, direcionados para o reconhecimento de padrões e construção de modelos de previsão e para a sua análise, interpretação e antecipação.
Internacionalmente reconhecida como uma área multidisciplinar, a Ciência de Dados é uma área emergente, que vem responder aos desafios atuais criados pela proliferação digital de dados em larga escala e faz convergir competências em Matemática, Estatística, Ciências da Computação e Tecnologias de Informação.
O Iscte está especialmente bem posicionado neste panorama, conseguindo congregar e articular estreitamente todas essas competências num campus único em Portugal e, ainda, em áreas de grande aplicação, cuja articulação com o mundo empresarial e o mercado de trabalho é publicamente reconhecida.
Informações Gerais