O Mestrado em Gestão e Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) está concebido para capacitar profissionais na gestão da digitalização dos serviços de saúde. Através da ciência de dados, da inteligência artificial e do recurso a sistemas de informação avançados, pretende-se contribuir para reorganizar os serviços de saúde, inovar os processos clínicos e contribuir para modernizar a prática dos profissionais na área da saúde.
Este Mestrado é um programa internacional lecionado em inglês, totalmente online, com componente síncrona e assíncrona, sendo coordenado pelo Iscte, em colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia) e a Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia).
Mensagem do(s) diretor(es)
A transformação digital em curso no setor da saúde é um fenómeno que gera oportunidades e desafios únicos. Combinando competências técnicas e de gestão, o ManagiDiTH visa formar profissionais capazes de planear, coordenar e implementar soluções digitais que tornem os serviços de saúde mais eficientes, inclusivos e adaptados às necessidades atuais.
Concebemos um programa que promove a conciliação dos estudos com outras responsabilidades profissionais e pessoais. O regime de Ensino à Distância oferece aos alunos deste Mestrado maior autonomia na gestão do tempo, sem prejudicar a qualidade do ensino e das aprendizagens proporcionadas.
O plano de estudos está organizado em três semestres (num total de 90 créditos ECTS), desenvolvendo competências em três componentes principais: societais, digitais e na área da saúde. No âmbito da componente digital, os estudantes escolhem as disciplinas correspondentes a um dos dois ramos de especialização do mestrado: ciência de dados ou interoperabilidade, de acordo com o seu interesse e perfil de formação.
O corpo docente do Mestrado é composto por especialistas nas áreas de saúde, tecnologia e gestão, todos com experiência em ensino à distância.
O programa é especialmente adequado para profissionais (atuais ou futuros) com várias formações académicas, incluindo cuidados de saúde, assistência social, TIC e gestão de organizações. Os candidatos devem possuir uma licenciatura, podendo ser oriundos de todos os países da União Europeia.
Convidamos todos os interessados a participar nesta jornada de inovação e mudança no setor da saúde, numa experiência enriquecedora, tanto ao nível académico como profissional.
Informações Gerais