As relações de género e a sexualidade são questões marcantes das sociedades contemporâneas, estando associadas a desigualdades sociais, múltiplas formas de discriminação e violências. Simultaneamente, o género e a sexualidade constituem formas de identificação e de subjetivação importantes e valorizadas na constituição das identidades.
O Mestrado em Estudos Interdisciplinares em Género e Sexualidade oferece uma formação académica interdisciplinar e competências profissionais a pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar a um nível avançado nas seguintes áreas: i) identidades e expressões de género, LGBTQIA+, trans e não-binárias; ii) família, conjugalidades e parentalidades; iii) violência e trabalho; iv) cuidado, saúde e bem-estar; v) cidadania e direitos humanos; vi) participação e poder, com uma atenção para políticas públicas, legislação e intervenção; vii) movimentos feministas e diferentes formas de ativismo; viii) arte, performance, cinema, teatro e cultura.
O curso oferece análises e discussões sobre género e sexualidade através de uma perspetiva interseccional e interdisciplinar. O corpo docente é composto por docentes e investigadores/as das áreas científicas da Antropologia, Sociologia e Psicologia, especialistas em género, teoria e métodos feministas interseccionais; política e ativismo LGBTQIA+; perspetivas queer e trans; masculinidades; ativismo e movimentos sociais baseados no género; sexualidade e saúde; violência e direitos humanos.
O principal objetivo do MEIGS é formar especialistas em estudos de género, sexualidade, Igualdade e diversidade, partindo de uma ampla variedade de perspetivas teóricas, assumindo uma perspetiva crítica, num percurso que intersecta várias matrizes de opressão e privilégio, como sejam os processos de racialização nas gramáticas da colonialidade, as múltiplas formas de sexualidade e a sua hierarquização social, diversidade funcional dos corpos e ainda os processos de diferenciação social por classe, idade/geração e outros.
Contemplando o diálogo entre academia, instituições públicas e privadas, movimentos sociais e especialistas, o Mestrado em Estudos Interdisciplinares em Género e Sexualidade garante uma formação plural, complexa e multidimensional, e os conhecimentos adquiridos irão permitir o desenvolvimento de novos conhecimentos e a gestão de atividades profissionais complexas na área do género e da sexualidade.
Direção
Informações Gerais